sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nem cego nem coxo entrará nesta casa.

Base Bíblica: 2 Samuel 5. 6.7.8

E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa”.

O tema desta palavra parece preconceituoso, não é? "Nem cego, nem coxo entrará nesta casa".

Quem disse isso? O Rei Davi, mas de que forma? Em quais condições? 

Vamos ao contexto histórico

Só sete anos e meio depois da morte de Saul foi que as restantes onze tribos de Israel finalmente vieram se unir à tribo de Judá sob o reinado de Davi. Foram anos de guerra interna, quando Abner, que apoiava Is-Bosete, ia subjugando essas tribos e finalmente enfrentou o exército menor, leal a Davi, sendo então derrotado.

Morto Is-Bosete, todas essas tribos, representadas pelos seus anciãos, vieram a Davi em Hebrom. Eles declararam reconhecer que eram do mesmo povo que ele, também que lembravam da sua liderança militar sob o rei Saul, e que sabiam que o SENHOR o havia escolhido para liderar Israel.

Com eles Davi fez aliança solene perante o SENHOR e em seguida eles o ungiram rei sobre Israel. Antes ele já havia sido ungido particularmente por Samuel (1 Samuel 16:13) e pela tribo de Judá (2 Samuel 2:4).

Terminou assim o seu período de preparo que envolveu vitórias, aprendizado com o rei Saul, sofrimento, desterro e muitas lutas, durando ao redor de vinte anos desde que havia sido ungido por Samuel. Ele tinha agora trinta e sete anos de idade e o seu reino durou trinta e três anos sobre todo o Israel. Embora o reino fosse outra vez dividido quarenta anos após a sua morte, a sua descendência permaneceu no trono do reino do sul, Judá, por mais de quatrocentos anos.

Como rei do país inteiro, ele providenciou uma capital para o seu reino. Próximo ao centro, no alto de uma serra montanhosa, estava uma fortaleza ocupada por um povo cananeu, os jebuseus (Gênesis 10:16). A fortaleza portanto se chamava Jebus e ficava sobre um monte chamado Sião e era considerada inexpugnável.

Os jebuseus estavam dentro do território de Benjamim (a tribo do rei Saul), mas não tinham sido expulsos quando a terra fora conquistada (Juízes 1:21). Quando perceberam a intenção de Davi eles zombaram dele, dizendo que mesmo os coxos e cegos poderiam defender a sua fortaleza.

Mas Davi era também um hábil estrategista militar, e ao invés de enfrentar os muros fortificados da cidade, ele apanhou os seus defensores de surpresa penetrando nela através de um túnel de abastecimento de água subterrâneo. Devido à chacota dos jebuseus, ele mandou seus soldados matar primeiro os coxos e cegos.

Após conquistar a cidade, ele a fez capital do reino, e a chamou Cidade de Davi. Ela aparece primeiro na Bíblia com o nome de Salém (Paz - Gênesis 14:18), e depois Jeru-Salém (alicerce da paz - Josué 10:1).

Pois bem, Diante dos olhos naturais, sabemos que os Jebuseus zombaram de Davi, dizendo que ele não conquistaria a fortaleza de jebus, pois  a consideravam impenetrável, diziam que  até os cegos e coxos seriam capazes de defender a fortaleza e prevalecer contra Davi, a resposta de Davi foi indiscutivelmente uma grande vitória, tomado assim, a fortaleza de Jebus e levando ao  surgimento de Jerusalém!

Mas, gostaria de trazer um Enfoque revelador do ponto de vista espiritual. 
Quem são os Jebuseus? Este povo representa aqueles que estão no mundo, aqueles que resistem a serem conquistados pelo poder de DEUS, eles mesmos, dentro da palavra, se colocam como coxos e cegos. Ora falam do ponto de vista físico, mas eu falo do ponto de vista espiritual, aqueles que estão presos as coisas do mundo, andam como coxos, pois seu caminho é torto e acidentado, logo andam mancando, tropeçando, caídos  em meio ao caus e também andam cegos, pois são incapazes de enxergar a luz do evangelho de Jesus Cristo.


Veja:


"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus".
2 Coríntios 4:4



A Biblia diz que a fortaleza de jebus era impenetrável, assim muitos que conhecemos são impenetráveis  resistem a nós e a DEUS!


Veja:


"O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio".  Provérbios 18:19


Em muitos casos, na vida de uma pessoa, situações, as mais adversas possíveis, causam feridas e constrói-se muralhas impenetráveis, estas impedem relacionamentos entre pessoas e até mesmo entre o homem e DEUS. 


Mas, Davi tinha uma estrategia de penetração na fortaleza, entrou pelo túnel de abastecimento de água. Ora é usando a estratégia de Davi que entraremos nos corações das pessoas e derrubaremos as fortalezas e muralhas que resistem a nós e a DEUS. Davi usou o abastecimento de água, água na bíblia representa o Espírito Santo, logo é usando este caminho que derrubaremos as fortalezas.


Lembrem-se:


"... não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”  Zacarias 4. 6 


Outro Texto importantíssimo:


"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação". 2 Timóteo 1. 7


Logo, amados, é através do Espírito Santo, que nada mais é que a presença do DEUS vivo em nossas vidas, atuando e manifestando em nós o fruto do espírito, levando-nos a conquistar o impossível através de DEUS em nós.


Outro contexto espiritual que vi neste texto é quando o Rei Davi diz: 


"... Nem cegos e coxos  entraram nesta casa" 2 Samuel 5. 8


Nosso DEUS não aceita nada com defeito, DEUS criou o homem perfeito e ele deveria ser assim, mas por culpa nossa, nós permitimos a entrada do pecado no mundo e em nossas vidas e dai vem toda sorte de pecados e iniquidades, doenças e aleijos, sejam físicos ou Espirituais . O Rei Davi, está falando dos Jebuseus, da zombaria que estes fizeram, declarando que os coxos ou cegos seriam mais fortes que o exercito do Senhor! Além do  logos, vemos claramente o Rhema, onde o Espírito fala acertas da imperfeição presente e constante na vida daqueles que estão fazendo parte da casa de DEUS, imperfeição na presença de DEUS e isto ele não aceita.


1. Precisamos ser Santos: "Sede santos porque Eu Sou Santo" Lv 11,44, e isto é ser separado do mundo.
2. Andar na presença de DEUS: "...anda em minha presença e sê perfeito". Gênesis 17:1


Como andar na Presença de DEUS?
1. Através da Fé - Ef. 6. 16
2. Através da Salvação em Jesus Cristo - Ef. 6 17
3. Através do Espirito - Ef. 6. 17


O Que é ser Perfeito?
1. Cingir-se  da Verdade Ef. 6. 14
2. Vestir-se da Justiça - Ef. 6 . 15
3. Calçar-se da Preparação Ef. 6 - 15


3.Manifestar o Fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). 
O Fruto do Espírito é único e não vários como muitos pregam, como se alguém pudesse ter amor e ser triste, ou ter a verdadeira alegria e não ter paz! Logo ou temos tudo e manifestamos tudo ou não temos nada!
  
1. Amor, 
2. Alegria, 
3. Paz, 
4. Longanimidade, 
5. Benignidade, 
6. Bondade, 
7.Fidelidade,
 8.Mansidão, 
9.Domínio próprio. 


4.Estabelecer um  processo contínuo de Conhecimento de DEUS – conhecer e prosseguir em conhecer a Deus. Oséias 6. 3

Dessa forma aqueles cegos e coxos espírituais deixaram de existir na casa de DEUS, pois serão transformados!


Que DEUS Abençoe a Todos!


Pastor Rosivaldo Melo
Ig. Apostólica FRUTOS da FÉ




Nenhum comentário:

Postar um comentário