
Palavra ministrada pelo Pastor Rosivaldo Melo, Domingo dia 04 de Setembro de 2011, na Igreja Apostólica Frutos da Fé
E, cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda; por isso, chamaram o seu nome Esaú. E, depois, saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. E cresceram os meninos. E Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacó era varão simples, habitando em tendas.
Gn. 26. 24 a 27
Amados, espero que este palavra ao tocar teu coração possa fazer despertar teu desejo em buscar a DEUS, vivemos tempos turbulentos, onde vejo todos os dias pessoas indo mais e mais caminhando para longe de DEUS e isto não é só culpa de satanás, sabemos que o diabo está souto no mundo, a própria bíblia diz que o mundo jaz no maligno, sabemos que satanás está fazendo o papel dele, mas se nos afastamos de DEUS a culpa nossa, somos nós que abrimos nossos ouvidos para ouvir o chamado do mundo, para nos inclinar aos nossos desejos carnais, esquecendo-nos que somos também espirituais.
O texto bíblico lido acima fala de uma gestação e duas crianças em ventre materno, fala do nascimento dos filhos de Isaque, Esaú e Jaco!
A Bíblia apresenta estes dois bebês que estão nascendo e ela evidência algumas características peculiares de ambas crianças, vejamos:
Esaú: E saiu o primeiro, a primeira característica de Esaú era a primogenitura, o direito a herança e a bênção de seu pai, o direito de governo sobre os servos e inclusive sobre seu irmão mais novo. A segunda característica diz que Esaú era ruivo, assim como Davi, esta evidência aponta para beleza da criança, um diferencial, ele não era igual aos outros, era especial, era belo. A ultima característica aponta que Esaú é cabeludo, ora a bíblia aponta os cabeludos como Nazireus, homens separados para o serviço a DEUS!
Logo Esaú era Primogênito, Belo e Separado para o serviço a DEUS!
Jaco: A principal característica desta criança foi que ele saiu segurando o irmão pelo pé, aproveitando-se da força que o irmão colocava para vir ao mundo e deste modo recebeu o nome Jacó que significa aproveitador!
Logo: Jacó era aproveitador, carnal!
Depois disto os versos dizem: Os meninos cresceram... e trazem novas características, e diz:
Esaú foi varão perito em caça, varão do campo e Jaco varão simples.
O que se espera-se de alguém que é perito em algo? Alguém capaz! E sendo perito caçador Esaú deveria ter um sentido aguçado, ter paciência, ser perseverante, ter preparo físico e habilidades com armas e outras habilidades. Enquanto Jacó é um homem se qualidades especiais, é um homem simples.
Creio, com toda a certeza e fé que existe em meu coração que Esaú nasceu com todas as qualidades naturais e necessárias para ser um grande líder de seu povo e herdar a herança de seu pai e as bençãos de DEUS!
Irei me deter a partir de agora apenas a Esaú
Assim como Esaú, muitos de nós nascemos para receber e herdar as promessas de DEUS sobre nossa vida e sobre nossa casa, herdar a salvação e vida eterna, ser bem aventurado em tudo, muitos nasceram com dons, qualidades e até mesmo condições especiais para servir a DEUS. Mas assim como Esaú fez, alguns tem feito. No ultima linha do verso 34, do capitulo 25 de Gênesis diz: Assim desprezou Esaú sua primogenitura.
E por que Esaú desprezou sua primogenitura?
Veja:
"E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura". Gn. 25. 29 a 34
Esaú desprezou sua primogenitura por um pouco de carne!
Gostaria de chamar a atenção sobre este guizado de carne feito por Jaco:
1. Não era tão saboroso, pois Jacó tinha preparado para ele, o próprio Jacó, comer. Orá sabemos que os homens só capricham se fazem para outros, veja em Gn. 27. 4, quando Esaú e Jacó preparam um guizado saboroso para seu pai.
2. A Carne deste guizado não era fresca, pois Jacó não era caçador!
3. Esaú fazia um guizado melhor, mais saboroso que Jacó, pois era caçador.
Ora o que eu quero que você entenda é que Esaú vende sua primogenitura por algo sem valor, sem importância, algo que o saciaria naquele momento, mas depois não serviria mais para nada, um pouco de carne!
Quando damos lugar a carne, o homem carnal prevalece, quando fazemos isso estamos negligenciando DEUS e suas promessas e bençãos para nós. DEUS precisa ser o primeiro em nossas vidas, porque isso é bom e só assim as promessas se cumpriram e as bençãos nos alcançaram!
Muitos queremos o melhor de DEUS, mas poucos estão dispostos a pagar o preço real para receber o melhor de DEUS.
Esaú vendeu sua primogenitura por um pouco de carne, não venda sua herança por momentos carnais, não se esqueça que DEUS é Justiça!
"Por que nos queixarmos da vida quando somos castigados por causa dos nossos pecados? Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor. Abramos o nosso coração a Deus"... Lm. 3. 39 a 41
Novamente a carne, o mesmo tipo de carne rouba agora a benção de Esaú. Em Gn 27 Isaque pede a Esaú para que ele prepare um guizado saboroso e traga-o ao ele, seu pai, para que Isaque libere sobre Esaú a benção da primogenitura, mas ele já não era o Primogênito, pois tinha vendido a Jacó, tinha sido negligente com tamanha responsabilidade, então Jacó vai a sua frente e toma-lhe também a Benção!
Aqui neste texto, Jacó é colocado como aquele que engana, ora vem representado como aquele que nasceu para enganar, iludir, aproveitar-se das situações de fraqueza do homem e este é Satanás. Mas como foi dito acima, Satanás faz o que veio a fazer, matar, roubar, destruir (Jo. 10.10) e nós o que precisamos fazer? parar de cair no engodo e mentiras do diabo, parar de dar ouvidos as coisas do mundo e ouvir mais a DEUS, busca-ló enquanto é possível encontrar.
Para Esaú foi tarde demais, vejá o que ele recebeu de consolo:
"E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz e chorou. Então, respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será longe das gorduras da terra e sem orvalho dos céus. E pela tua espada viverás e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que, quando te libertares, então, sacudirás o seu jugo do teu pescoço". Gn. 27. 38 a 40.
Esaú recebeu, choro, Miséria, pois teria uma vida longe das gorduras e do orvalho, Lutas, pois teria uma vida pela espada, e seria cauda e não cabeça. E assim tem sido alguns que nasceram pra serem abençoados, porem vivem debaixo do julgo da maldição pois tem negligenciado o chamado de DEUS em suas vidas.
Mas até mesmo as maldições, como o diabo cumprem seus propósitos diante de DEUS. O ultimo verso 40 termina assim: quando te libertares, então, sacudirás o seu julgo do teu pescoço. Quando se libertar de que? Da carne! Assim o julgo de Satanás caíra do pescoço daqueles que andam em escravidão!
Mas, como isso acontece? Aceitando Jesus Cristo como teu SENHOR E SALVADOR, voltando-se para as coisas de DEUS, deixando as coisas do mundo no mundo e tomando posse da tua herança como filho de DEUS e recebendo ainda nesta terra o melhor dela e preparando-se para usufruir no céu a gloria de DEUS.
És filho de DEUS, chamado para ser filho e viver como filho de DEUS!
DEUS Te Abençoe!
Pr. Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica FRUTOS DA FÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário