domingo, 10 de junho de 2012

PALAVRA APOSTÓLICA


Palavra que será Ministrada pelo Servo do SENHOR JESUS CRISTO, Pastor Rosivaldo Melo, no culto de Domingo dia 10/06/2012

Tema: Que Cristão Sou Eu?

Base Bíblica: "Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias" (Eclesiastes 7:29).

Quando eu estava passando pela transição do ensino médio para faculdade, passava na TV uma novela intitulada que rei sou eu? Sempre gostei de filmes épicos pois tratam sempre de honra, lealdade, coragem,, fé e outros atributos tão importantes na vida e por isso dei uma atenção especial a este enredo que tratava de um falso rei, um IMPOSTOR, que se passava pelo rei. Quando olho para a igreja e vejo certos tipos de crentes, eme questiono quantos tem se passado por Cristãos? Que qualidade de cristãos somos ou temos sido?
Será que DEUS tem se agradado daquilo que ele tem visto?
Desde a época antiga ele procura adoradores de verdade e em espírito, mas a pergunta é o que DEUS tem encontrado quando busca verdadeiros adoradores? Verdadeiros Cristãos?
Sabe o grande problema de alguns cristãos não é o pecado, mas o permanecer pecando. O pecado deveria ser na vida do crente um acidente e não uma constante.
Mas o deus deste século tem cegado o entendimento do mundo e principalmente da igreja.Talvez você ache que é heresia o que falarei agora, mas creia satanás está mais dentro da igreja, nestes tempos, do que jamais esteve antes.
É tão difícil entender estas palavras: “sede santos porque eu sou santo”
Pedro citou "Sede santos porque eu sou santo" no Novo Testamento (1 Pedro 1:16), mas esta idéia não é de Pedro, mas de DEUS que falou a Moises em Levítico 19:2, a mesma coisa "Sede santos porque eu sou santo". Portanto esta ideia não é nova, e vem do coração de DEUS.
Comecemos respondendo a uma pergunta: O que é "santo"?
O termo hebraico no Antigo testamento para santo é Qadashe no Novo Testamento é e do grego Hagios, que partem do conceito primitivo de separação ou remoção do sagrado do profano. Ou seja não pode haver união entre o que é santo e o profano ou impuro.
Este termo é encontrado predominantemente em sentido religioso e usualmente contém um significado fundamental de "separado", ou "fora" do uso comum. Esta ideia, de fora do uso comum, é tremenda para fazer entender que se somos santos não é possível fazer o que comumente outros fazem, ou melhor o que o mundo faz, sabemos que o mundo jaz no maligno, mas a igreja e nós cristãos vivemos em Cristo.
Qadash, o termo santo em hebraico, foi habitualmente restrito pelas regras cerimoniais ou limitado a certo povo (Israel, sacerdotes), lugares (tabernáculo), coisas (altares), ou tempos (sábado).
O termo oposto a santo é "impuro" ou "profano" (veja Levítico 10:10).
Qadash, o termo para santo no Velho Testamento, é usado mais de 600 vezes, de muitos modos. Muitas vezes é usado para nomear alguma coisa a ser separada; o santo lugar, por exemplo (Êxodo 28:43; 29:30), era separado dos lugares comuns para propósitos de adoração. Outras vezes é usado para descrever uma característica. O nome de Deus é literalmente expresso "meu santo nome" (Levítico 20:3; 22:2). Sião é, às vezes, chamado o "santo monte" (Salmo 2:6). Frequentemente, o termo é usado como verbo. "Santificar" uma coisa é "consagrá-la", ou separá-la do comum. Deus "santificou" o altar (Êxodo 29:29), o Templo (1 Reis 8:64), pessoas (Êxodo 19:10, 14) e lugares (Êxodo 19:23).
No Velho Testamento o termo santo descreve algo que é separado de coisas comuns, impuras, contaminadas, do vício e da idolatria. Ele descreve todas as pessoas, lugares, coisas e tempos de algum modo associados com Deus e sua adoração.
Nós Cristãos, adoradores verdadeiros do Senhor, somos chamados para sermos diferentes deste mundo, separados, chamados para andarmos diferentes, falarmos diferentes e vivermos diferente para que sejamos luz para este mundo e sal para esta terra

· Você tem sido luz?

· Tem andado em Santidade?

Amados alguns têm aceitado a JESUS como SENHOR E SALVADOR, estes deveriam voltar ao estado original do homem, isto é ser a IMAGEM E SEMELHANÇA de DEUS.
Quando o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, ele deveria espelhar a imagem de DEUS e refletir o caráter de Deus. Mas, o homem pecou e continuou pecando. E muitos estão pecando até hoje, mesmo dentro da igreja tem se tornado ainda mais impuro que santo.

· Você tem Espelhado DEUS? As pessoas estão reconhecendo DEUS em você?

· Você tem Refletido o Caráter de DEUS? Suas ações revelam o caráter de DEUS?

· Porque tudo está errado?

O Sábio Rei Salomão chega a uma grande conclusão em Eclesiastes e diz: "Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias"(Eclesiastes 7:29).
DEUS fez o homem reto, Santo e Separado, mas ele se meteu em muitas astúcias, tornou-se impuro. O homem tornou-se um apaixonado pelo pecado, tornou-se egoísta, amante do mundo e dos prazeres e seduções da carne. .
Muitos dentro da igreja continuam amantes de si mesmas, em vez de serem apaixonadas por DEUS. Muitos tem se aproximado de DEUS quando querem algo.
Queridos irmãos precisamos caminhar na direção da santidade e verdadeiramente nos tornamos santos, mais isso só acontecerá se chegarmos verdadeiramente até a fonte da santidade com uma disposição de querer mudar.
Qual é a fonte da "santidade"? Deus disse aos israelitas, "Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:44). Santidade não é um atributo de Deus, mas sua natureza essencial de DEUS (O Espírito Santo).
Santidade se refere a Deus e ou aquilo feito santo por ele e portanto nenhuma santidade existe fora dele. "Santo" indica a própria separação de Deus da impureza ou pecado em sua perfeição de ser. Coisas que eram inerentemente limpas poderiam tornar-se santas ao serem dedicadas a Deus e seu serviço, tanto por Deus como por uma cerimônia estabelecida por ele.
Somente Deus tem poder e autoridade para tornar santos e purificar coisas contaminadas pela impureza. Portanto, toda santidade vem de Deus.
Ganhamos o direito à santificação, através do sacrifício de Cristo:
"Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" (Hb 9.13-14).
"De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Hb 10.29).
Isto significa que a santificação, não é conseguida apenas pelos nossos esforços. Deus operou a parte que não nos era possível:
Em 1 Co 6.11, temos a expressão, "Fostes santificados". O verbo está na "voz passiva".
Cristo ora para que o Pai nos santifique pela Palavra, "Santifica-os na verdade. A tua Palavra é a verdade" (Jo 17.17).
Cristo é aquele que "santifica" a Igreja e os crentes individualmente, "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". (Ef 5.26-27).
Porém é preciso desejar a santificação, buscá-la com toda a nossa alma e o Senhor cumprirá a sua parte.
A Santidade traz mudanças, logo não é possível andar na Palavra de Deus, sem uma mudança radical em nossas vidas. Se não houver mudança, logo não haverá salvação.
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós" (Ef 4.25-31).
Temos aqui vários tipos de pecados que devem ou deveriam ser deixados:

· Pecados da boca: Mentira, palavras torpes, gritaria, blasfêmias.

· Pecados de comportamento: Ira, amargura, cólera, malícia.

· Pecado de Ação direta: Furto.

· Pecado contra Deus; Tristeza ao Espírito Santo de Deus.

Para que a santificação opere em nossas vidas precisamos estar dispostos a mudar nosso procedimento. Deus não trará santificação a alguém que tem prazer no pecado, e que não deseja abandoná-lo.
O texto de Hebreus 12.14, diz: nos alerta sobre a necessidade de viver uma vida na santificação do Senhor: "Buscai a paz com todos e a "santificação", sem a qual ninguém verá o Senhor".
Para que fôssemos "santificados", Deus providenciou o meio necessário: Ao morrer na cruz, Jesus estava também realizando a santificação de seu povo. Façamos a nossa parte, que certamente Deus cumprirá a sua!
Retornando ao Livro de Levítico, lemos:
"E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica". (Lv 20.8).
Neste versículo, DEUS inicia dando as instruções de como deveriam tratar os animais determinados para os sacrifícios.
Estas determinações deveriam ser seguidas para que, ao executar os sacrifícios, para que DEUS fosse santificado e não profanado no meio dos filhos de Israel.
Convém lembrar que estas determinações eram ensinadas pelos sacerdotes e só fariam o efeito desejado, isto é, expiar e remir os pecados, se fossem seguidos exatamente como determinados. E mais, seguindo corretamente a maneira de sacrificar, além de perdoar os pecados, ainda poderíamos nos aproximar de DEUS e adora-lo e com tudo isto, santificar a DEUS.
DEUS nos santifica tanto para Si mesmo, como nos ensina a estarmos separados do curso deste mundo, não segundo "leis" inúteis e passageiras.
Através da Bíblia somos santificados para DEUS e sendo separados, conseguimos ser diferentes das demais pessoas que não servem a DEUS, apesar de poderem adora-lo também.
Porém, só pode ser santo, santificado, aquele que confirma o pacto, aceitando a Jesus Cristo como Senhor e salvador e através do batismo e.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hb 12.14)
Amados sem a santificação, não veremos a DEUS, não teremos salvação.
JESUS CRISTO levou o pecado da humanidade, logo quando recebemos a JESUS, recebemos a remissão de nossos pecados e a salvação de nossa vida através de uma nova oportunidade de uma nova vida com JESUS CRISTO. A partir deste novo recomeço, deveríamos voltar a ser imagem e semelhança de DEUS, através de CRISTO, pois fomos criados para brilhar para o mundo revelando a santidade de Deus.
A principal finalidade do homem, a verdadeira razão para sua existência é se tornar imagem e semelhança de DEUS.
Portanto:

· 1º Reconheça sua condição de Pecador

· 2º Aceite JESUS CRISTO como Senhor e Salvador da sua vida;

· 3º Tenha vontade de mudar;

· 4º Torne-se Amigo de DEUS;

· 5º Torne-se inimigo do mundo;

Lembrem-se: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

· 5º Procure uma igreja, congregue, se batize e torne-se uma ovelha do rebanho do Senhor JESUS;

· 6º Passe de Ovelha a Discípulo, pregue a Palavra de DEUS e Sirva o SENHOR!

Que DEUS Abençoe a Todos!

Pastor Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica FRUTOS DA FÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário