quarta-feira, 9 de março de 2016

Palavra Apostólica - Carater de um Pastor

Palavra Apostólica

Tema: Caráter de um Pastor 
Base BíblicaMarcos 6:31-34

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.
E foram sós num barco para um lugar deserto.
E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram; e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele.
E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Marcos 6:31-34


Nestes versos podemos encontrar uma riqueza de informações a cerca do caráter de um Pastor, é possível identificar alguns critérios essenciais na vida desse líder e como se tornar um pastor segundo o coração de Deus?
Estas questões não são simples, nem fáceis, mas são importes e decisivas para o crescimento dos novos pastores e principalmente da igreja que Cristo confiou aos nossos cuidados.
Primeiramente precisamos entender o contexto do texto. Jesus chega a sus pátria, começa a ensinar e a curar enfermos e o seu povo, aqueles que o conheceram como o filho do carpinteiro José, apesar de maravilhados com tanta sabedoria, ficam também tomados de uma incredulidade e Jesus, precisa lhe dar com isso.
Amados se você tem um chamado para ser pastor é possível que você encontre resistência em meio a sua casa ou família.

"...se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?" Marcos 6:2
"...E escandalizavam-se nele." Marcos 6:3
"E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa." Marcos 6:4

Logo a primeira coisa que DEUS te fala nessa noite é aprenda a lhe dar com as resistências dentro de sua casa e família, elas são inevitáveis.
Então o primeiro critério identificado por nós para ser um Pastor ou Líder é:
Suportar as Resistências.

Jesus decide experimentar seus discípulos na pratica daquilo que eles apenas ouviram teoricamente. Eles foram enviados para serem provados, testados, como servos de DEUS.
Eu não tenho duvidas que isso trouxe uma grande empolgação, muito mais ainda sabendo que JESUS derramou sobre eles nesse momento uma certa medida de poder, "... deu-lhes poder sobre os espíritos imundos." Marcos 6:7, com certeza vei sobre todos como que se um êxtase, ou seja, os que estavam cansados se revigorados, os que se achavam incapazes, sentiram capazes, os fracos se fortificaram. 

"Eu aprendo algo muito importante nesse texto: para fazer a obra de DEUS, o que você mais precisa é de DEUS, sabe porque? porque a obra não é sua é dele." Ou seja, eu aprendo que todo o meu suprimento vem dele, se você deseja ser um pastor precisa aprender a ser suprido por DEUS em tudo.

No verso 31 Jesus chama seus discípulos e ele mesmo sugere a seus discípulos que descansem, retira-os do meio da multidão e os leva a um lugar deserto para descansarem.
JESUS não estava só observando a multidão, mas ele também era olhava seus discípulos. 
Conheço líderes que só conseguem ver em uma única direção, mas se você deseja ser Pastor, você precisa começar a enxergar em todas as direções, ser sensível, perceber os mínimos detalhes. 

"Quando achamos que percebemos todos detalhes, se prestarmos um pouquinho mais de atenção, perceberemos outros detalhes que passaram desapercebidos.".
Um bom Pastor ou Líder precisa de percepção. Não basta está atento as multidões carentes e necessitadas ao seu redor, mas ele deve está muito mais atento, perceptível, as necessidades de seus discípulos, pois estes ajudarão o pastor a conduzir a obra, sem os discípulos não há obra.
Os Apóstolos tiveram um dia incrível, experimentaram um mover tremendo de DEUS, a empolgação era tanta que muitos nem perceberam como estavam cansados, se esqueceram de comer, beber água e descansar, estavam extremamente envolvidos com o momento. "...repousai um pouco....havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer." Eles não perceberam a cerca deles mesmos, mas JESUS sim.

Outro fato importante é o Pastor perceber que nem todos se envolveram tão intensamente, mas muitos se envolveram intensamente. Esta é uma realidade e o Pastor precisa dessa Percepção  para perceber aqueles que irão frutificar pouco ou muito.
JESUS percebeu que a maioria deles precisavam descansar e ele mesmo os levou a esse momento. 
Seja sensível as necessidades dos Discípulos e da Multidão. . 

Outra característica que me chama muita atenção é visão de CRISTO, JESUS ver a multidão, ele enxerga as pessoas, se alguém deseja ser um Pastor, ele precisará de visão, precisa enxergar as pessoas que estão ao seu redor ou aquelas que vem a seu encontro.
Um Pastor basicamente precisa enxergar de duas formas: Naturalmente  e Espiritualmente. 
JESUS CRISTO enxergou a Multidão, viu claramente o povo, mas também viu além do povo, viu o que lhes faltava, ou seja faltava pastor, faltava apascentamento. Os discípulos evangelizaram, expulsaram demônios, curaram, mas as abandonaram, sentiram-se órfãs.
Antigamente se evangelizava na rua e se dizia vá a uma igreja mais próxima de sua casa, mas a realidade é muitas não iam e as que iam, na maioria das vezes não encontravam uma igreja ou um pastor. 
Alguém que tem um chamado pastoral ou mesmo já é um Pastor, precisa ver as pessoas que estão a sua frente, mas precisa também ver as necessidades espirituais destas pessoas e principalmente que precisam de apascentamento.

No verso 34 diz:...e teve compaixão deles,
Alguém só consegue ser Pastor se tiver amor, amor pelos perdidos, amor por aqueles que precisam de ajuda. Ele sabia que elas não eram culpadas de serem como são.

"Quantos de nós nos tornamos inimigos daqueles que mais precisam do nosso amor?"

É muito fácil, amar quem conhecemos, amar quem nos ama, e isso o pecador faz muito bem.
Esse tipo de amor nada tem a ver com o amor dispensado na Cruz por CRISTO, ele morria, pendurado no madeiro e dizendo: Pai perdoa -lhes porque não sabem o que fazem.
Nestes dias alguém me perguntou se JESUS nunca tinha sorrido, poque a bíblia nunca disse que JESUS sorriu. Então o irmão me disse JESUS era sisudo, carrancudo, com uma fisionomia fechada? E na hora o Espírito santo me disse:
Eu nunca disse na Palavra que JESUS era assim!
E naquele momento me fez lembrar de dois textos bíblicos que diz que JESUS Chorou ( morte do amigo Lazaro) e o pedido do Leproso) e pelo menos três situações que ele ficou bravo: No templo (Comércio),  com Pedro (Arreda satanás), e com os fariseus (Raça de Víboras), logo podemos presumir que no comum de sua vida, JESUS CRISTO SORRIA!
Ele, nosso SENHOR, é amor, como não sorrir o tempo todo?
Permita-se ser tomado por esse amor e amar quem precisa, se você deseja ser um Pastor.

No verso 34 também diz: ...e começou a ensinar-lhes muitas coisas. JESUS sempre esteve disposto a dar seu tempo, sua vida, as ovelhas, ao ministério e principalmente a DEUS!
Alguém que é ou deseja ser pastor tem que aprender a investir tempo na vidas dos irmãos, seja em comunhão, ou no ensino da palavra, em apascentamento.
Amados você é poço, cavado por DEUS que vai jorrar água que é ele, para através de você muitos possam encontra-lo e serem salvos.
Se entregue ao SENHOR, dedique-se as pessoas e seja usado por ele.
E se torne um Pastor segundo o coração de DEUS.

Seja Mais Abençoado
Pastor Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica Frutos da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário