terça-feira, 12 de abril de 2016

Palavra Apostólica 11/04/2016

Palavra Apostólica
Tema: As Expectativas produzem Maldições
Base Bíblica: Jeremias 17:5 - 10


5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e põe a carne por seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor! 6 Porque será como o arbusto no deserto, que não sente quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Porém, bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, e a sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e ponho à prova a mente, e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:5 - 10

Ilustração
Era uma vez um depósito de vasos quebrados.
Ninguém se importava com eles; nem eles mesmos não se importavam. Ao contrário, quanto mais quebrados ficavam,  mais eram respeitados pelos outros, por isso não estavam nem aí com a sua triste situação.
Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado. Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.
Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.
Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana.
Mas, naquele lugar uma coisa incrível acontecia: ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse arranjar em quebrado, tinha que se quebrar sozinho.
Então ele fez umas loucuras, umas estripulias, e conseguiu se rachar sozinho.
Ficou feliz, realizado, por que logo foi aceito no clube dos vasos quebrados, mas sua alegria durou pouco tempo, pois, logo ele começou a se incomodar com uma outra necessidade: a de ser o líder dos vasos quebrados e ser respeitado por todos.
Para isso, teve que ir-se quebrando mais e mais. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó. E deixou de ser vaso!
Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes – I Coríntios 15.33.

Introdução
Confiança e Fé são praticamente a mesma coisa e este texto fala justamente em colocar esta confiança no homem em lugar de DEUS. Amados sabemos por natureza o homem é infiel, e depositar nossa confiança nele com certeza irá gerar expectativas que se tornaram um problema. A carne jamais resolverá nossos problemas.
Mas muitos tem aplicado esse texto a seus pastores e líderes, quando na verdade ele diz respeito a você mesmo, quando confiamos em nós mesmos, gerando uma autoconfiança exacerbada, também conhecida como auto confiança, que quase sempre estará fundamentada capacidade ou força, e isso certamente fará de nós cristãos infies, e será um passo para o fracasso.. 

Quando criamos expectativas em nós ou em outros, certamente nos frustaremos, portanto não desperdice os anos de sua vida permita-se ser liberto de sentimentos ou expectativas que se tornam Maldição por frustrações sofridas por confiar no homem, quando você deveria ter confiado em DEUS.

Maldição significa ação do mal, e com certeza produz infelicidade. Maldição tem haver com prejuízo, não viver bem. Não ir bem no casamento, profissão, finanças, ministério, espiritualmente, frutificando, não liderando nada (filhos, esposa, casa). 

Muitas das maldições vividas têm haver com atitudes erradas, com as consequências dessas atitudes erradas, são sementes erradas, coisas que Deus não mandou você fazer.

"Existem maldições que você vai colher a vida inteira por causa das escolhas erradas que você vem fazendo."
A culpa não é de DEUS, não é da igreja, não é do Pastor, nem do conjugue, nem do trabalho, a culpa é do homem, é sua culpa!

O Homem nunca resolverá o que só DEUS pode resolver
Se você é daqueles que esperam que o homem resolva por ele mesmo seus problemas, sinto muito de dizer mais você vai se frustrar. A maioriua dos nossos problemas só serão resolvidos pela mãos de Deus.  
Em nenhuma parte do texto de Jeremias 17, diz quem você não pode confiar no seu Pastor, Líder de Célula ou irmão dentro da igreja. Confiar aqui é a Palavra “etaque”, que quer dizer “estribar”, “depender”, “lançar expectativas”, se garantir.
O que a Palavra diz é que se tornará maldito, frustrado, infeliz, sem esperança, amargurado todo aquele que acha que outro homem resolverá seu problema, que resolverá sua vida. 

Quantos de nós ja criamos expectativas? 
  • em nós mesmos?  
  • naquilo que outro homem vai ser?,
  • no que ele vai fazer?, 
  • no que ele vai falar?, 
  • no que ele vai dar?, 
  • no que ele vai desempenhar?. 

Ex.: Igreja ideal, Líder ideal, o pastor ideal, Homem ideal, Mulher ideal... 
Ideal? Perfeito? Isso só JESUS é!
Quantos já idealizaram a figura do príncipe encantado...? 

A maldição tem haver com você supor o que outro é, sem ele ser de fato o que você espera! 

  • Quantas mulheres não se casam por passarem a vida toda procurando o homem ideal? Amadas isso não existe.
  • Quantos homens saem de um casamento e entram no outro a procura de uma mulher ideal? Amados elas não existem;
  • Quantas pessoas não conseguem ser lideradas porque buscam o líder ideal? mas esse não existe;
  • Quantas Pessoas não congregam porque estão em busca da igreja ideal? mas essa não existe. 
"Nossas expectativas precisam estar em DEUS, em CRISTO, ele é o IDEAL, é dele que precisamos, se CRISTO estiver em sua vida, sua igreja, seu pastor, seu casamento será o ideal, aquilo que você precisa"

Tipos de Maldição geradas pelas expectativas

1°. A MALDIÇÃO PELA PRESUNÇÃO
Quando você presume. Quando você projeta suposições. 
Presumir é por expectativas no que ele vai ser, fazer, falar, dar sem a pessoa lhe prometer nada!. 
Nesta situação você está na verdade se prendendo a alguém. 
Não presuma nada, pois quem presume erra. 
Porque porque faz suposições do que não existe, é um engano, logo é uma maldição!
Quando você cria essa expectativa daquilo que você deseja que alguém te faça, se ele não fizer, isto pode produzir maldição.
Não presuma nada, não crie suposições, não abra porta pra frustrações e consequente maldição em tua vida. 

2- MALDIÇÃO DA ENFERMIDADE EMOCIONAL
Ocorre quando as pessoas não sabem ser confrontadas. É por isso que tem pessoas que preferem criar cachorro, gato do que se relacionar com pessoas, afinal o cachorro Bob, o Dic, o Pop, estão sempre lá e não confrontam, não reclamam.
Essas pessoas vivem de cara amarrada e emburrado o tempo todo, projetando culpa nas pessoas. 
Assim temos mais uma maldição, a doença emocional.

3-MALDIÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES
Há Pessoas, que não assumem seus erros, e transferem para o outro a responsabilidades por seus erros e fracassos. Essas pessoas culpam seus líderes, irmãos, igreja, família,e amigos por suas escolhas erradas e consequente insucesso. 
Veja o Exemplo de Adão e Eva, eles não assumiram seus erros, antes culparam os que estavam mais próximos.
(11) Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? (12) Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.(13) Perguntou o Senhor Deus à  mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. (Genesis 03: 11-13)

4- A MALDIÇÃO DA SOLIDÃO
V.6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Tem pessoas que desejam ter suas vontades satisfeitas, mas não falam de seus desejos, criam expectativas que serão satisfeitas, mas isso nunca acontece. Sempre esperam que seus cônjuges ou filhos reajam conforme o seu desejo, contudo eles não avisam qual é sua expectativa.
Estas pessoas vivem no deserto, na sequidão. Não tem ninguém que consegue ficar lá com você. 

A Bíblia nos exorta irmãos: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gl 5.1

Importante
Ninguem pode ser aquilo que você deseja, todos precisam ser elas mesmas, você vai se frustrar com seu marido, com seus filhos, com seu Pastor ou Líder, com sua igreja... se você não der liberdade para aqueles que estão a sua volta. 
A frustração tem gosto amargo e te leva a viver como solitário. 

Quando você precisa sempre ser agradado você se tornará amaldiçoado, porque suas expectativas  se frustraram porque elas dependem do homem.
O filho tem que ser o crente perfeito, a esposa que tem a obrigação de fazer todas as vontades do marido. 
Cuidado para você não esta exigindo um padrão impossível de se cumprir.
Tem pessoas que já estão indo para o quinto casamento, porque, o problema é o outro, não o problema é você !
Se você não aprender a lidar com isso, vai viver no deserto. Vai terminar tendo um papagaio ou uma galinha como amigo por que você colocou suas expectativas em homens. Você idealizou aquilo que era impossível em seus relacionamentos.

5ª. A MALDIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS QUEBRADOS.
Aqui neste estágio ninguém conversa mais, não tem diálogo, comunhão. Solidão. Só sobrou eu e meus cachorros. 
          As pessoas que convivem com você são livres. Seus filhos, pais, chefes, pastores, etc. É preciso entrar em acordo. Há coisas que tem que ser conversadas. É preciso se comunicar e entender que isso pode levar você a dois fins, se tornar um Judas ou um Eliseu.

Conclusão:

O que DEUS quer pra você?
Veja:
7 Porém, bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, e a sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:7,8

Uma vida abençoada, mas isso só é possível quando pomos no SENHOR DEUS, nossa confiança! Ele DEUS é nossa provisão, suprimento, refrigério, fortaleza, força e vida, vida em abundância. Confie no SENHOR, ele não mente, nem volta atras na sua palavra!

Permanece em DEUS!

Pastor Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica FRUTOS DA FÉ




Nenhum comentário:

Postar um comentário