segunda-feira, 25 de julho de 2016

Palavra da Apostólica – Palavra da Célula

Palavra do servo de DEUS o Pastor Rosivaldo Melo, Presidente do Ministério e Igreja Apostólica Frutos da Fé

Tema: DEUS é Real, Nossa SALVAÇÃO é Real!

Base Bíblica: 1Jo 1:1-10

INTRODUÇÃO

Certa feita um Pastor estava em um cais de porto, e na ocasião guindastes gigantescos levantavam os caixotes de mercadoria do navio e abaixavam-nos no cais. Nos caixotes estava escrito em letras grandes: “Se este lado estiver para cima, a caixa está de cabeça para baixo.” Então o pregador indagou consigo mesmo: Como saber se sua vida está com o lado certo, ou seja, para cima? Como você pode saber que está realizando o propósito para o qual Deus o criou?

Base Bíblica:
(1) O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (2) (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); (3) sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (4) Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo. (5) E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. (6) Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; (7) mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. (8) Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (9) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (10) Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1Jo 1:1-10

Diversas heresias entram em nossas vidas como, por exemplo, todos os homens são filhos de DEUS, ou que quando algum de ruim acontece como um jovem morrer ou ficar doente de uma enfermidade como um câncer por exemplo esse tipo de mal foi DEUS que causou. O Apóstolo João assim como toda igreja, sempre enfrentaram o perigo das heresias em nosso meio. E na época do Ap. João as heresias do Gnosticismo que infiltravam na igreja.
Gnosticismo - Gnosticismo (do grego Γνωστικισμóς; transl.: (gnostikismós); de Γνωσις (gnosis): 'conhecimento', (gnostikos): aquele que tem o conhecimento) é um conjunto de correntes filosófico-religiosas e talvez fosse a heresia mais perigosa que ameaçava a igreja primitiva durante os primeiros três séculos. Influenciado por filósofos como Platão, o Gnosticismo é baseado em duas premissas falsas.
  • Primeiro, essa teoria sustenta um dualismo em relação ao espírito e à matéria. Os gnósticos acreditam que a matéria seja essencialmente perversa e que o espírito seja bom. Como resultado dessa pressuposição, os gnósticos acreditam que qualquer coisa feita no corpo, até mesmo o pior dos pecados, não tem valor algum porque a vida verdadeira existe no reino espiritual apenas.
  • Segundo, os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento elevado, uma “verdade superior”, conhecida apenas por poucos. O Gnosticismo se origina da palavra grega gnosis, a qual significa “saber”, pois os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento mais elevado, não da Bíblia, mas um conhecimento adquirido por algum plano místico e superior de existência. Os gnósticos se enxergam como uma classe privilegiada e mais elevada sobre todas as outras devido ao seu conhecimento superior e mais profundo de Deus.

Por isso o Apóstolo João precisava definir com clareza quem é Deus e quais são as implicações práticas de ser um cristão.

1. DEUS É REAL, JESUS CRISTO É REAL
(1) O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida.” I Jo. 1:1
Neste primeiro verso João defende claramente a real existência de JESUS CRISTO, não apenas da existência terrena, mas da existência como DEUS antes de ser homem.
  1. O que era desde o principio – João começa defendendo a existência de JESUS CRISTO desde o principio, antes da fundação do mundo, algo que ele mesmo já havia revelado e exposto em João 1, “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Jo 1:1, Queridos JESUS CRISTO, assim como o nosso DEUS e Pai, existe antes de tudo ser formado, tudo foi feito por eles e sem eles, nada do que existia, poderia ter existido. Assim é você! Você não é uma obra do acaso, você foi gerado em DEUS, antes de ser gerados por seus pais, DEUS sempre teve e tem um projeto pra você, e isso é fato, não é uma especulação humana. Continuando João diz: (2) Ele estava no princípio com Deus. (3) Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:2-3
  2. Houve Experiência Material – o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida.” I Jo. 1:1. João também defende que nossa fé não é mística ou baseada em inconsistências, mas em uma experiência física, material e verdadeira com JESUS CRISTO “O VERBO DA VIDA”. Sua voz, foi ouvida, ele foi visto com olhos humanos, foi contemplado, ou seja, vislumbrado, admirado, JESUS CRISTO foi tocado, pelas mãos humanas, não só por seus discípulos, mas por tantas outras testemunhas, como a mulher do fluxo de sangue e tantos outros leprosos, cegos, endemoniados, pessoas que receberam dessas mãos reais sua cura, libertação e salvação. A própria palavra diz que muitos outros toques, sinais e milagres foram feitos e não foram registrados, pois seriam impossíveis devido a quantidade. 25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem. Jo 21:25
Mas JESUS CRISTO não foi tocado apenas, enquanto homem natural, mas também como homem espiritual e ressurreto, (25) Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. (26) Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. (27) Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. (28) Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! . Jo 20:25-28

  1. A TRANSFORMAÇÂO EM NOSSA VIDA É REAL
(2) (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada);
A obra de DEUS em nossa vida ela é real, não é fruto de conhecimento intelectual, ou seja, do Logos, mas sim de conhecimento espiritual, do Rhema, que nada mais é do que conhecer o próprio CRISTO, ter uma experiência com ele de novo nascimento e de vida eterna.
O Ap. João fala da vida manifestada e esta vida é a vida de Cristo em nós e essa vida pode ser vista e testificada por outras pessoas próxima a nós. João testifica de CRISTO e os outros testificam de CRISTO em nós e é isto que se anuncia na palavra e que nós anunciamos a vocês, que CRISTO é real e pode mudar tua vida e não existe nada de místico nisso, mas de real, de realidade.

  1. A TRANSFORMAÇÃO COMEÇA PELA COMUNHÃO
(3) sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
João afirma que os seus ensinamentos não reais e verdadeiros, são ensinamentos do próprio JESUS CRISTO, esse ensinamento se baseia na comunhão do homem com DEUS e do homem com seus irmãos em CRISTO, essa comunhão transformara nossa vida, mas não poder ser de qualquer jeito, pessoas vão a igreja todos os dias, porem parece que em suas vidas não há mudança, parece que não abrem a porta da sua vida para DEUS, e de fato quando não o fazem, continuam a viver do mesmo jeito.
Nestes dias perguntem para DEUS, porque pessoas recebem segundas chances e outras não, ele me disse, umas desejam mudança e outras nunca mudarão.”
A partir de uma comunhão verdadeira com JESUS CRISTO e com o DEUS Pai, ocorre uma transformação verdadeira em nós.

  1. SE ESTAMOS EM DEUS TEMOS QUE ANDAR NA LUZ
(7) mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. (8) Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se abrirmos as portas de nossa vida para DEUS, ele promove uma mudança verdadeira, e se a mudança ocorre precisamos fechar as portas para o diabo e o pecado. Vejam o que diz o verso (7) mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. O Gnosticismo ensinava que não precisava haver mudança, que a natureza humana era pecadora, portanto viveríamos pecando e no pecado sempre, totalmente o oposto do CRISTIANISMO, que diz justamente ao contrário DEUS pode mudar tua vida. DEUS como luz nos guia no caminho reto, como luz ele não deseja apenas que você encontre o caminho, mas que você ande por esse caminho.
Andar na luz é andar com sinceridade, não escondendo nada de DEUS.
Amados o pecado impede nossa comunhão com DEUS, nos afasta de DEUS.

  1. A TRANSFORMAÇÃO OCORRE PELO ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO DOS PECADOS
(9) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (10) Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1Jo 1:9-10
Acredite é impossível esconder nossos pecados, mas apesar disso alguns tentam:
  • Mentindo para os outros – Muitos tentam mascarar sua vida dando falsas impressões que são espirituais, em vez de se mostrarem como realmente são.
  • Mentindo para si mesmo – Muitos tentam convencer a si mesmo que mesmo pecando está tudo bem com eles.
  • Mentindo para DEUS – o pior de tudo é mentir para DEUS, muitos aplicam a palavra para outros, mas não para si mesmos, acusam os outros mas não examinam a si mesmos.
Mas tudo isso pode mudar, nossa vida pode mudar se confessamos nossos pecados. Só podemos confessar o pecado se admitimos tê-lo cometido (10) Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. O que é confessa pecados? É concordar com DEUS que pecamos. É chamar pecado de pecado: inveja, ódio impureza, avareza, é reconhecer isso em nós, é ser sincero com DEUS. É mais do que admitir o pecado é julga-lo.
Aquém devemos confessar nossos pecados? Somente a DEUS, ele é o único que tem poder para perdoar nossos pecados.
O que significa dizer que DEUS é fiel e justo para perdoar os pecados? FIEL diz respeito a aliança e a promessa, através do sacrifício de JESUS CRISTO, de não se lembrar mais de nossos pecados. JUSTO , diz respeito a que nossa divida foi paga, JESUS pagou a nossa divida, se aceitamos a sua vida por nós, aceitamos seu sacrifício e então fomos salvos e DEUS não pode cobrar o que já foi pago, afinal ele é JUSTO e você é LIVRE!

Seja Tremendamente Abençoado,

Pastor Rosivaldo Cardoso de Melo
Igreja Apostólica Frutos da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário