PALAVRA APOSTÓLICA –
PALAVRA DA CÉLULA
ILUSTRAÇÃO - “O
ESPINHO E A BÍBLIA”
“Simples” respondeu o
pastor. “existe muita coisa que ainda não entendo na Bíblia, quando encontro algo que ainda não compreendi, faço
igual ao que estou fazendo com esse peixe, agora, continuo comendo, mas tiro os
espinhos e coloco-os de lado, e quem quiser que se engasgue com eles, não deixarei de comer o peixe por causa dos espinhos.”
"julgai todas as coisas, retende o que é bom;" I Tessalonicenses 5:21
TEMA: FÉ E OBRAS
Base Bíblica: Tiago 2:14-17
Tg 2:14-17 (14) De que
adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras?
Acaso a fé pode salvá-lo? (15) Se um irmão ou irmã estiver
necessitando de roupas e do alimento de cada dia (16) e um de vocês
lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até
satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
(17) Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de
obras, está morta.
INTRODUÇÃO
Martinho Lutero, quase
engasgou neste mesmo texto. Ele chamou o livro de Tiago uma “Epóstola
de Palha”, pelo simples fato de que não conseguia engolir o ensino
de Tiago sobre Fé e Obras, porque parece contradizer o ensino de Paulo sobre Fé e Obras. Porem cremos que tudo é questão de contextualização. apesar de não parecer, ambos falam da mesma coisa, porem em contextos diferentes, por isso parecem contraditórios:
Rm 3.28 “Concluímos,
pois, que o homem é justificado pela fé, independemente das obras
da lei.”
Tg 2:24“Verificais que
uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.”
Quem lê estes textos fica a se perguntar:E agora? Quem tem
razão--Paulo ou Tiago? Será que Bíblia se contradiz? Somos salvos
pela fé somente, ou pelas obras? Qual a importância de obras na
vida cristã?
Analisaremos versículo por versículo,o que foi dito pelos dois Apóstolos e vamos tratar dessa questão, elucidando toda dúvida.
Voltemos ao que a Escritura declara em claro e
alto som, pois só assim podemos interpretar
os textos mais difíceis, dentro de seus respectivos contextos.
Vamos descobrir dois princípios fundamentais.
1º A perspectiva de Paulo
- Só fé em Jesus Cristo salva, sem o acréscimo de obras (a
perspectiva de Paulo).
Paulo é unânime,
de começo ao fim, não há nada em nós capaz de merecer a vida
eterna, ou capaz de promover uma auto salvação, até mesmo Isaías declara que não passamos de trapo de imundícia
- Rm 3:10-12“não há justo, nem sequer um; não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
- Ef 2:8,9—Porque pela graça sois salvos mediate a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
- Tt 3:5—não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou .
- 2 Tm 1:9—nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.
- Rm 3:20-28“visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei . . . Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem . . . sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; . . . Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
- Is 64:6 "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia."
Quando lemos esses textos, temos a certeza e podemos de fato concluir que a salvação vem de DEUS é obra dele e nunca de homem, e essa salvação é independente das
obras humanas, para que somente Deus receba toda a glória.
Essa salvação é um presente
dado por Deus. Ninguém se vangloria por receber um presente. A glória pertence àquele que o deu o presente.
A salvação é um presente de valor inestimável, e qualquer tentativa de comprá-lo
diminui tamanho sacrifício feito por Cristo para torná-lo possível.
Por exemplo, digamos que um
dia você descobre que precisa de um transplante de rim. A única
pessoa no mundo que tem um órgão compatível com seu corpo é sua
própria mãe. Quando ela fica sabendo da sua necessidade, no mesmo
instante oferece doar o rim dela. Depois da cirurgia, você chega
para sua mãe e diz, “Mãe, a senhora me deu vida quando entrei
nesse mundo; agora a senhora salvou a minha vida. Sou muito grato.
Quero fazer alguma coisa para pagar a senhora pelo que fez por mim.
Quanto posso te dar pelo seu rim? Será que R$ 20 seria bom?
Essa é a diferença entre
todas as religiões do mundo e o verdadeiro cristianismo. As
religiões ensinam que o homem faz boas obras PARA SER SALVO,
enquanto a Bíblia ensina que fazemos boas obras POR QUE JÁ SOMOS
SALVOS. A religião exalta ao homem, e diminui tamanho sacrifício
de Cristo na cruz, pois acha que pode merecer a salvação. Mas o
cristianismo exalta a Deus, pois reconhece que seria impossível
pagar o que foi comprado por Cristo na cruz. Religião é motivada
pela culpa, mas cristianismo pela graça. Religião leva à
escravidão, dúvida e insegurança, enquanto cristianismo verdadeiro
leva à segurança de um relacionamento filial com Deus.
2º A perspectiva de Tiago.
- A verdadeira fé em Jesus nunca fica só, mas rompe-se em obras (a
perspectiva de Tiago).
Se somos salvos somente pela
fé, o que acontece depois?
Voltemos para a história do
transplante de rim, doado pela sua mãe. Se você realmente se viu
como condenado à morte, sem esperança; se você recebeu um
presente de valor inestimável, um rim da sua própria mãe, sua vida
depois será diferente! Você vai amar sua mãe como nunca amava
antes. Você faria de tudo para agradá-la—ela é a sua vida!
Você vai querer servi-la—lavar louça, levá-la para comer fora,
enviar o melhor cartão para o Dia das Mães, etc. Não para ganhar
a salvação—você já a tem! Mas porque você foi salvo, pela
graça e pelo amor dela!
Tiago combate a idéia de que
uma pessoa genuinamente convertida a Deus possa continuar sua vida
como se nada tivesse acontecido.
A salvação verdadeira não
inclui nenhum requisito além da fé, mas a sua mão esticada a mão
do mendigo reflete essa transformação.
Isto implica em mudança
radical de vida depois, pela obra do Espírito Santo que habita no
cristão, pela compreensão de tudo que Cristo fez por nós na cruz.
Tiago não nos chama para
“fabricar” obras, acrescentar ítens na nossa lista de afazeres
espirituais. O
ponto é que uma fé verdadeira, que vem de Deus, que trouxe nova
vida pelo Espírito Santo, naturalmente produz o fruto de boas obras.
Temos parte no processo, sim. Cooperamos com a graça de Deus na
produção de boas obras. Caso contrário Tiago não teria razão de
escrever.
Paulo diz a mesma coisa em
- 2 Co 5:17 - Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
- Gl 2:20 - Sou crucificado com Cristo, logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
Num certo sentido, Paulo
descreve como o homem é justificado diante de Deus,
enquanto Tiago
descreve como o homem demonstra sua justificação diante dos homens.
Um fala da perspectiva vertical enquanto o outro, da horizontal.
Tg 2:24 - “Verificais que
uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.”
Nós homens Recebemos a vida
de DEUS pela FÉ, e depois revelamos esta vida (de Jesus) pelas
OBRAS.
Na justificação divina,
somos DECLARADOS justos. Na justificação diante dos homens, somos
DEMONSTRADOS justos.
A fé falsa baseia-se em
PROFISSÃO DE FÉ, ou seja, APENAS PALAVRAS mas a fé verdadeira
baseia-se em AÇÕES ou seja, a fé que salva rompe-se em obras.
Esse é o ensino unânime das
Escrituras: Primeiro fé, depois obras.
Mas as obras não nos
santificam.
Mesmo depois da salvação, a
vida cristã se vive pela fé, e não pelas obras.
As obras são resposta de
gratidão produzidas em nossas vidas pelo Espírito Santo (Gal
3.1-3).
Gl 3:1-3 (1) Ó gálatas
insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que
Jesus Cristo foi exposto como crucificado? (2) Gostaria de saber
apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o
Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? (3) Será que vocês são
tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se
aperfeiçoar pelo esforço próprio?
Veja como Paulo concorda com
Tiago quanto à importância de obras como resultado (sobre-) natural
da salvação pela fé:
- Ef 2:10—Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
- Tito 1:16—No tocante a Deus professam conhecê-lo, entretanto o negam por suas obras, por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.
Tiago nos lembra de que a fé
verdadeira, que abraça Jesus e Sua obra na cruz como a única
esperança de vida eterna, não pode ficar só.
Infelizmente, algumas pessoas
afirmavam fé em Jesus, mas era uma fé que deixava muito a desejar.
Era uma fé como os demônios têm (Tg 2.19).
Tg 2:19-20 (19) Você
crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem
— e tremem! (20) Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem
obras é inútil?
Eles crêem no único Deus.
Crêem que Jesus é o Filho de Deus; sabem que Jesus morreu na cruz
pelos pecados. E além disso, sua “fé” os faz tremer! Eles têm
uma resposta emocional. Mas nem por isso são salvos!
CONCLUSÃO:
Paulo e Tiago estão falando
em dois contextos diferentes. Paulo combate a idéia de que um
relacionamento com Deus pode ser “comprado” por boas obras,
enquanto Tiago luta contra aqueles que dizem que a salvação não
produz "mudanças" ou seja, não fará nenhuma diferença na maneira de se viver a vida. É
como se os dois estivessem de costas um para o outro, unidos, mas
combatendo inimigos diferentes. Para ambos, a fé em Cristo Jesus é
o meio da salvação. Mas Paulo combate o LEGALISMO enquanto Tiago
combate a LIBERTINAGEM.
Em todos os tempos da historia do CRISTIANISMO, a fé em CRISTO salva através de três etapas:
1) Conhecimento de JESUS CRISTO pela pregação do Evangelho
2) Confessar a JESUS CRISTO como SENHOR E SALVADOR
3) CONFIANÇA PESSOAL em JESUS CRISTO que é MINHA salvação.
Muitos hoje possuem itens um e
dois acima. Mas não chegam à fé verdadeira, que exige apropriação
pessoal de JESUS CRISTO. Não lançam o peso da sua esperança de vida
eterna sobre o Jesus e somente Jesus. Afirmam os fatos do Evangelho, ou seja, confessar JESUS CRISTO como SENHOR E SALVADOR, mas O FAZEM APENAS NAS PALAVRAS, não confiam unica e exclusivamente nele para vida eterna. Esse
passo “radical” só vem quando Deus converte a alma de alguém.
E quando esse “novo nascimento” acontecer, há mudanças radicais
na vida da pessoa. É isso que Paulo e Tiago afirmam juntos.
Amamos vocês!
Bispo Rosivaldo Melo
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