domingo, 30 de dezembro de 2018

PALAVRA APOSTÓLICA DIA 30/12/2018


TEMA: VENCENDO A OPOSIÇÃO DE SATANÁS

Base bíblica: Zc 3:1-10

 (1) Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo. (2) O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? " (3) Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo. (4) O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você". (5) Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava. (6) O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo: (7) "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui. (8) " ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo. (9) Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia. (10) " ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’ ". Zc 3:1-10

INTRODUÇÃO

Estamos chegando ao fim de mais um ano, um novo ciclo se fecha, e sempre nessas épocas meditamos a cerca de tudo que aconteceu durante o ano que se finda. Com certeza chegaremos a conclusão de que muitas coisas aconteceram e talvez alguns de nós possam dizer que as coisas ruins que aconteceram se sobrepuseram as coisas boas. Mas acredite tudo de bom ou de mal que acontece em nossas vidas possuem uma origem espiritual. Dependendo de como vai nossa vida espiritual, essas coisas naturais vão começar a fluir ou vai se travar.


Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias, Zorobabel e Josué são todos contemporâneos. Todos eles estiveram envolvidos de alguma forma na reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. Usarei as revelações do profeta Zacarias sobre o Sacerdote Josué e sobre o governador Zorobabel, para que você compreenda como a vida espiritual influencia diretamente a vida natural.
Sabemos que Israel foi levado cativo para Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Eles estiveram ali debaixo do domínio de Babilônia por 70 anos. Ao fim desse período o império babilônico caiu e em seu lugar se levantou o império persa.


Nesse tempo houve um rei chamado Ciro que tinha sido profetizado por Isaías muitos séculos antes: (28) que diz acerca de Ciro: ‘Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces" Is. 44:28

O profeta mencionou o seu nome e declarou que ele seria usado por Deus para mandar o povo de Israel de volta para a sua terra. Ciro devolveu todos os utensílios do Templo e permitiu que o povo de Israel voltasse para reedificar o Templo em Jerusalém.

Ed 1:1-2 (1) No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, nestes termos: (2) "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: "O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá.

Perceba que tudo que está acontecendo se deve ao agir de DEUS, a ação espiritual que desde antes de tudo acontecer já tinha planejado tudo, desde a queda da Babilônia, até o a ascensão do império persa. 

Quando eles começaram a reconstrução os inimigos se levantaram, satanás sempre fará o que esta ao alcance dele para impedir que a obra de DEUS aconteça na tua vida, pois se satanás para você, ele também para a igreja.

Esse evento é a ação natural, os samaritanos começaram a escrever cartas para o imperador da Pérsia, que naquela altura já não era Ciro, mas Artaxerxes. Os inimigos mentiram ao rei dizendo que os judeus estavam reconstruindo o Templo e quando tivessem terminado não mais pagariam impostos ao governo persa. Eles espalharam que os líderes judeus estavam se rebelando contra o rei.

A Bíblia diz que o rei ficou irado e enviou uma carta mandando parar toda obra de reconstrução.

Depois de lida a cópia da carta do rei Artaxerxes perante Reum, Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, foram eles apressadamente a Jerusalém, aos judeus, e, de mão armada, os forçaram a parar com a obra. Cessou, pois, a obra da Casa de Deus, a qual estava em Jerusalém; e isso até ao segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia. Ed. 4:23-24

Veja bem que a obra de edificação da Casa de Deus parou.

Tudo por causa de cartas mentirosas. E você sabe por quanto tempo eles pararam? Por 15 anos. Até que Deus levantou dois profetas: Ageu e Zacarias.

DEUS precisava despertar o espirito de Josué e Zorobabel, precisava despertar a vida espiritual para fazer fluir a vida natural.s.

Dentre todos os profetas do Velho Testamento Zacarias foi o mais jovem. Ele provavelmente tinha em torno de 20 anos de idade quando começou o seu ministério. Ageu e Zacarias profetizaram para Zorobabel e Josué.

Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles. Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam. Ed. 5:1-2

Zorobabel era o governador dos judeus e Josué era o sacerdote. É muito importante entendermos que um representa o natural e o outro o espiritual.

Por 15 anos a obra de edificação ficou parada, mas agora esses dois homens foram reavivados para continuar a edificação. 

Do ponto de vista natural a obra parou por causa das calúnias e oposição dos samaritanos. Mas do ponto de vista espiritual qual foi a causa da paralisação da obra?

1. As vestes sujas de Josué
2. A falta de fé de Zorobabel

Mas o que aconteceu para que tivessem esse despertamento, como Josué e Zorobabel despertaram espiritualmente ?

Simplesmente quando os homens recebiam a profecia de Zacarias e Ageu e obedeciam as suas palavras, eles prosperavam, ou seja, os céus se abriam e através do espírito a vida natural fluía.

Os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando em virtude do que profetizaram os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido. Edificaram a casa e a terminaram segundo o mandado do Deus de Israel e segundo o decreto de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. Ed. 6:14

A Bíblia diz claramente que eles prosperaram por causa da pregação de Ageu e Zacarias. Precisamos entender que a pregação de hoje é um tipo de profecia também. É por causa dessa pregação profética que os irmãos são motivados para a continuar a obra de edificação.

Toda pregação inspirada é um forma de profecia e por causa dela os irmãos podem prosperar e a Casa de Deus pode ser edificada.

O diabo tinha conseguido paralisar Josué (Jesua) e Zorobabel, os líderes, por meio de calunias, mentiras e ameaças que produzem medo e intimidação.

COMO DEUS USA OS PROFETAS PARA LIBERTAR SEU POVO

1. Motivando, Diagnosticando, Exortando e Propondo Soluções
DEUS usa seus profetas motivando, e em sua maioria das vezes fazendo o diagnostico, exortando e trazendo soluções espirituais para a vida natural fluir.
DEUS usou Ageu era um profeta mais pragmático, ou seja, prático (, tinha uma abordagem mais motivadora. Ele faz um diagnóstico da situação e rapidamente propõe a solução exortando todo o povo ao compromisso.

Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorifica do, diz o SENHOR. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? —diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. Ag. 1:4-10

2. Através de visões e revelações espirituais
Zacarias, porém, era diferente de Ageu, ele tinha visões. Sua exortação também era poderosa, mas era baseada em profundas visões espirituais.
Zacarias liberou duas palavras que liberaram a obra de edificação. Uma palavra para Josué e outra para Zorobabel.
Josué estava debaixo de condenação e intimidação. Zorobabel estava agindo na força, por ser natural, não conhecia o poder de DEUS.

1Co 2:9-14 (9) Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; (10) mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. (11) Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (12) Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. (13) Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. (14) Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Muitas pessoas estão paralisadas por pensar que tudo dependia da sua força e recursos naturais... Essas são as duas razões porque a obra fica paralisada.



I. O PECADO FAZ SEPARAÇÃO ENTRE NÓS E DEUS
Na visão de Zacarias sobre o sumo sacerdote Josué esse princípio é observado com clareza, quando vemos Satanás se opondo ao Sumo Sacerdote, por causa de suas vestes e do turbante que estavam sujos, essa é a causa espiritual. 

Sabemos que provavelmente o pecado não era do sacerdote, mas do povo, que carrega o pecado do povo.  em Oseias 4:9 lemos: Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras. É importante lembrar que o sacerdote Josué tipifica JESUS, que carregou o pecado do povo. 

Na visão de Zacarias satanás estava a direita de Josué para lhe opor, ou seja, acusar, Josué estava sem forças pelo pecado do povo, na verdade pelo abando no da obra, existia sobre ele uma acusação de negligência.

Existe dois tipos de acusação, uma verdadeira e outra falsa, satanás nos acusa sempre, com legalidade ou sem legalidade, o que você precisa descobrir é se a maldição é com causa ou sem causa, em Prov. 26:2, lemos: Como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega. mas se tiver causa pegará sim.

Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.

Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes. E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali. Zc. 3:1-5

Satanás estava ao lado de Josué para acusá-lo, condená-lo.

Agora entendemos porque a obra estava parada por quinze anos. Você pode apontar uma causa natural que era a resistência dos samaritanos, mas existia uma causa espiritual mais profunda: o espírito de condenação e acusação, sobre o sacerdote, ele se culpava pela negligencia do povo e satanás o acusava disso, talvez com razão ou não.

Josué estava com as roupas sujas. satanás sempre nos acusa de coisas que realmente fizemos, mas entenda algo, ele nunca age debaixo da justiça ou da verdade.

Tem pecados que você cometeu e se arrependeu, mas satanás continua a acuar você, e muitas vezes acreditamos nessa mentiras, mas existem pecados que continuamos a praticar e até nos acostumamos com ele, alguns pecados se tornam tão comuns para algumas pessoas que já fazem parte de sua vida diária e cotidiana.

É nesse tipo de pecado que o diabo, legalidade.

No caso de Josué que era o sacerdote, DEUS sai em defesa dele, e confronta satanás, (2) O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? " 

Apesar de Josué está vestido de vestes sujas, ele é um tição tirado do fogo, a forma do anjo falar com satanás é bem peculiar, ele esta dizendo: satanás a pesar das vestes sujas você não percebeu que este homem é um homem de DEUS?

Ele estava sujo com o pecado do povo e não seu próprio pecado, mas esse pecado do povo estava pesando em Josué como se fosse dele. Veja o que DEUS fez: O Senhor mandou que tirassem as vestes sujas e disse: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.”

Quando eu tomo consciência do pecado que pratiquei e abandono a pratica desse pecado, satanás perde a legalidade que tinha para me acusar, pois nossa iniquidade foi perdoada e dos nossos pecados e DEUS não se lembra. Estamos vestidos da justiça de Cristo.

Mas se não me arrependo, não mudo meu proceder, minha mente não renova, continuo debaixo de condenação e julgo e condenação de satanás, mesmo tendo recebido a JESUS como SENHOR.

Na visão foi mandado que se colocasse o turbante na cabeça de Josué. Esse turbante era a mitra sacerdotal que tinha uma placa na fronte onde se lia: “santidade ao Senhor!”

Percebemos que o sacerdote Josué estava ministrando diante de DEUS, mas com a mitra suja também, ou seja, sem santidade, por causa do pecado e logo, não poderia servir diante do Senhor.

Quando estamos debaixo de condenação imediatamente perdemos a posição do favor de Deus. Muitas vezes tudo na nossa vida está travado porque estamos debaixo de condenação e perdemos o favor de DEUS. 

A obra de  DEUS estava parada porque Josué e Zorobabel estavam paralisados natural e espiritualmente e por isso estavam perdendo o favor de DEUS.

Mas no momento em que Josué entendeu a visão, no momento que recebeu a exortação de Zacarias, percebeu que ele estava sendo reavivado e suas vestes foram trocadas e suas iniquidades perdoadas. Nesse momento o favor voltou e a obra pôde continuar.

Uma vez há que entendemos que temos uma nova roupa e não estamos debaixo de condenação podemos fluir novamente na edificação de tudo na nossa vida, inclusive edificar a asa de DEUS em nós. 

O motivo pelo qual a obra para é porque aceitamos ou estamos em condenação.

2. CRER É FUNDAMENTAL

Zc 4:6-7 (6) "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. (7) "Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ "

Zorobabel era um homem natural precisava da revelação espiritual, Precisava entender que não era por força ou violência. Na visão de Zacarias a adversidade é confrontada por DEUS, ou seja, a montanha majestosa é justamente a impossibilidade, e a impossibilidade se dobra diante de DEUS.

Provavelmente Zorobabel parou a obra por causa de pensamentos do tipo
  • “Eu não posso edificar, pois não tenho um exército para nos defender”
  • “Eu não posso edificar pois não tenho dinheiro”
  • Se eu tivesse mais pessoas eu também  também edificaria”
Todos esses conceitos partem do princípio que tudo depende de nós e de nossos recursos.  A verdade, porém, é que tudo depende do Espírito de Deus.


O profeta declara:
“Não é por força e bem por habilidade humana, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.”

As pessoas pensam que precisam de mais dinheiro, mas na verdade precisam é de DEUS
Pensam que precisam de mais gente do seu lado, mas elas precisam é de mais de DEUS.
Quando achamos graça temos tudo.
Zorobabel agora entendia que ele não precisava de um exército para vencer o inimigo ou de mais dinheiro para a edificação. Tudo o que ele precisava era da de DEUS.
Esses são os dois motivos pelos quais a obra de edificação ficou parada por quinze anos. O sacerdote estava debaixo de condenação e o governador a fé e o agir de DEUS.

Conclusão:
1. Vida espiritual trava ou faz fluir a vida natural
2. Quando não cremos, ou estamos debaixo de pecado ou condenação perdemos o favor de DEUS.
3. Nossos Pastores e líderes são profetas que são enviados a nossa vida para trazer revelação de DEUS.
4. Quando aceitamos a exortação, recebemos a revelação de nossos profetas retornamos ao favor de DEUS
5. Quando andamos nessas verdades fluímos livremente como sacerdotes do Altíssimo que somos e tudo será edificado.

Feliz 2019
Ano Apostólico da Gratidão

Bispo Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica Frutos da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário