sábado, 30 de março de 2019

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA TEMA - A PIOR DE TODAS AS TRAGÉDIAS - PERDER A PRESENÇA DE DEUS

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA
TEMA - A PIOR DE TODAS AS TRAGÉDIAS - PERDER A PRESENÇA DE DEUS
BASE BÍBLICA – Sl. 51:11

“Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.” Sl. 51:11

INTRODUÇÃO
Nestes dias no Brasil, presenciamos varias tragédias em nosso país e no mundo, aviões que caíram, acidentes de automóvel, a tragédia de Brumadinho, a tragédia na escola de Suzano/SP e muitas outras tragédias temos acompanhado nos noticiários, muitas tragédias, todos os dias, batem a porta da humanidade.

Jó que o diga, perdeu de uma vez seus bens, seus filhos e sua saúde. Seu casamento estremeceu, sua esposa perdeu a fé a ponto de manda-lo amaldiçoar seu DEUS e morrer. Mas a palavra nos diz que em tudo não pecou Jó. 

 (20) Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, (21) e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". (22) Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. Jó 1:20-22

Mas, qual seria a pior de todas as tragédias? Perder os bens materiais que tanto suamos para conseguir? Perder nossos filhos que amamos? O fim de um casamento? Perder a saúde?

A bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de DEUS, e posso afirmar com toda certeza que aquilo que esse grande rei mais temia era experimentar a pior de todas as tragédias. Pois Davi viu seu antecessor o rei Saul, perder a presença de DEUS, saindo dele  o ESPÍRITO DE DEUS e sua vida ser tomada por demônios (Espirito Malignos).

No salmo 51:11, esse era o temor de Davi, perder a presença de DEUS, essa é a maior tragédia que o homem pode enfrentar.

Se retornamos a Jó, vamos perceber que Jó perdeu tudo, menos a presença de DEUS e sabe o que aconteceu, tudo foi restituído, Jó teve tudo de volta, filhos, esposa, saúde, bens, tudo lhe foi dado em dobro, do que perdeu e isso é uma promessa de DEUS para nossas vidas.

(7) Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Is 61:7

"Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restituirei tudo em dobro para vocês." Zc 9:12

Você pode perder tudo, mas não pode perder a presença de DEUS, pois perde-la é a maior de todas as tragedias

O grande exemplo disso foi o Rei Saul, é sobre a tragédia de seu reinado que desejo ministrar hoje, Saul experimentou a pior de todas as tragédias que foi perder a presença de DEUS chegando ao ponto de tirar sua própria vida porque não havia mas saída para ele.

Desde o inicio de seu reinado Saul foi favorecido por DEUS, diferente de Davi, que teve do seu lado os desafortunados da época, Saul não, DEUS deu a Saul guerreiros prontos, tocados por DEUS,  quando  começou a reinar.

 (26) Saul também foi para sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujos corações Deus tinha tocado. I Sm 10:26

O chamado de Saul é muito maintenso que o chamado de Davi, Saul foi cheio do Espírito Santo, a um ponto que profetizou com profetas.

1Sm 10:9-10 (9) Quando se virou para afastar-se de Samuel, Deus mudou o coração de Saul, e todos esses sinais se cumpriram naquele dia. (10) Chegando em Gibeá, um grupo de profetas o encontrou; o Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou em transe no meio deles.

O Saul foi da menor tribo de Israel (Benjamim), sendo que na tribo de Benjamim a família de seu pai era a menor de todas (1Sm.9:21), DEUS o escolheu.

Saul teve vitória nas batalhas e lhe entregava os seus inimigos em suas mãos, grande prestigio e riqueza em todo o Israel e entre diversos povos e nações. Saul era alguém admirado pelo povo.

O rei Saul tinha tudo, mas acabou sem nada. porque perdeu a presença de DEUS, pois quem perde a presença de DEUS perde tudo!

Vemos na palavra de Deus que quando o profeta Samuel ungiu Saul como rei o Espírito de Deus se apoderou dele, Saul iniciou seu reinado com o Espírito de Deus e terminou possuído por um Espírito maligno. (I Sm 16.14).

Quero nesta noite compartilhar com os irmãos a tragédia vivida pelo rei Saul, demonstrando os fatores que foram determinantes para o seu fim.
(Desobediência, Corrupção do Genero Humano, Amor ao mundo)

1. A desobediência de Saul: (1 Samuel 15:1-21 RA).

“22  Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 24 ¶ Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.” (1 Samuel 15:22-24 RA)

A desobediência do rei Saul lhe custou um alto preço. Além dele ser rejeitado diante de Deus como rei sobre o povo, também acabou perdendo o mais precioso: a presença de Deus.
Vejamos o que as escrituras dizem a seu respeito:

A) Perdeu a Paz - TORMENTOS - PERDEU A PRESENÇA DE DEUS E ERA ATORMENTADO POR ESPÍRITOS MAUS:

“ Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.” (1 Samuel 16:14 RA)

Diante disto, vemos que Saul se tornou alguém com a vida completamente destruída. A partir do momento em que Espírito de Deus se ausentou dele o seu coração e mente foi tomada pela inveja e passou a perseguir a Davi, a sua família foi destruída por sua causa, passou a ser atormentado por espíritos maus.

B) CHEIO DE TEMORES:

“ Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul.” (1 Samuel 18:12 RA)

Vemos que ao perder o Espírito de Deus, Saul se torna um verdadeiro covarde. Temia seus inimigos, temia a perder o trono, e ao final tornou-se alguém sem paz, cheio de medo, e inseguranças.

C) PERDEU A DIREÇÃO DO SENHOR:

“ Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer.” (1 Samuel 28:15 RA)

Saul não tinha mais direção alguma de Deus (profetas, sonhos, visões), Deus se calou em relação a ele. Em sua falta de direção consultou uma feiticeira e acabou morrendo em combate. Saul não deixou de ser rei porque tinha um espírito imundo o atormentando, para muitos ele continuava normal ‘como sempre’. 

Ex: Continuar liderando, ou vivendo na caminhada da fé sem a presença de Deus – FALA DE VIVER DE APARENCIA.

As intenções de Saul eram até boas. Contudo o que importa é fazer a vontade do Pai. Ex: (Bolo de chocolate para Deus). No final de tudo concluímos que de fato, obedecer é melhor do que sacrificar.

2) A corrupção do homem: (Gálatas 6:8 RA).
Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:8 RA)

Corrupção: do latim corrupta; junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento). Portanto é o ato ou efeito de se corromper. (Wikipédia)

Para muitos a corrupção tem início na vida do homem quando este cede brechas ao pecado: luxuria, ganancia, mulheres e isso é verdade, mas a isso só acontece quando essas coisas tomam o lugar de DEUS. 

Todavia, a porta de acesso a corrupção do homem caracteriza-se quando esse deixa de amar a Deus (colocar o Senhor como primeiro), e passa a dar prioridade a outras coisas. 

Quando o homem permite que o seu amor e o seu temor pelo Senhor se esfriem, se perca, então o seu coração está escancarado para o pecado.

Saul é o típico cristão que ao longo da caminhada, e das vitórias vai enchendo o seu coração de vaidades e se esfriando em relação a Deus. 

ACHA QUE FOI ELE QUE CONQUISTOU TUDO SÓ QUE NÃO FOI

Tudo não passa de uma questão prática (eu sou o rei, então devo governar. Ex: eu sou líder, meu dever é liderar). Podemos até ser reis ou lideres; contudo não podemos mover a presença de Deus na força do nosso braço.

Saul valorizava mais a coroa real do que a presença do Rei dos reis. 
Amava mais o conforto e aquilo que o seu título lhe proporcionava do que a glória de Deus. O seu coração se tornou corrupto, o dia que ele tirou o Senhor do centro. Saul até que começou bem, mas o seu fim foi trágico.

Não tire os seus olhos da cruz. Não dirija a sua atenção a homens ou a qualquer título ou vantagem financeira. Que Deus seja o centro e Senhor da sua vida. Se você amar a glória de Deus mais do que todas as coisas, não haverá espaço para corromper o seu coração.

3) Ceder as pressões do mundo - (1 Samuel 15:23 “b” RA).
No começo Saul se preocupou com o que DEUS pensava dele, no final Saul, se preocupava com o o que o povo pensava dele.
1Sm 13:11-14 (11) E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez? " Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, (12) pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto". (13) Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. (14) Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor".

1Sm 15:23-24 (23) Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. (24) Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.

Saul cometeu erros terríveis que lhes fizeram perder a coroa, mas queria destacar que a fraqueza de saul se resumiu em ceder as pressões do mundo.
Muitas vezes somos levados por circunstâncias a agir carnalmente, mas um servo de DEUS precisa ter domínio próprio e domínio das circunstâncias, porque no final você não pode dizer fui forcado a agir assim.
Saul disse: (12) pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto". A situação o obrigou a agir fora da direção de DEUS?
Um servo de DEUS faz justamente ao contrario.
Davi poderia ter matado Saul, e poderia dizer, fui forçado, ele não parava de me perseguir, era eu ou ele. Mas Davi faz justamente o contrário, ele foge, não toca no ungido do SENHOR, ele espera o agir de DEUS e vai até as ultimas consequências, vai até os últimos milésimos de segundo esperando DEUS agir.
Outro fato lamentável é que Saul começou seu reinado temendo a DEUS, mas depois passou a temer as pessoas, se importar com o que as pessoas pensavam, veja (24) Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz.

(21) mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal. I Sm 15:21

Quantas vezes nós em situações diferentes fazemos o mesmo que Saul fez?
·        mentimos para não magoar outra pessoa.
·        Concordamos com o pegado dos outros para não perder a amizade
·        Deixamos de servir a DEUS de trabalhar para o SENHOR com receio de dizer não para outros.
·        Facilmente dizemos não para DEUS
·        Somos relaxados com as coisas de Deus, e ser pontuais com as seculares (trabalho, escola, faculdade, família).

Samuel pediu pra ele esperar e não sacrificar enquanto ele não chegasse, porém Saul sacrificou, Samuel mandou Saul destruir os Amalequitas e matar o rei deles e Saul fez justamente o contrario

A bíblia fala algo muito sério: PRESSIONADO PELO POVO QUE SE DISPESSAVA! PRESSIONADO PELO POVO QUE SE APOSSOU DO DESPOJO QUE DEVIA SER DESTRUIDO NÃO FEZ O QUE DEUS MANDOU.  
CONCLUSÃO
Saul sacrificou, Saul desobedeceu porque DEUS não era mais o primeiro lugar na sua vida, pois o temor do Senhor não ardia mais em seu coração. O seu coração estava ocupado de outras coisas.

O que está ocupando hoje o seu coração? O Senhor é a prioridade da sua vida? As pressões e propostas desse mundo balançam o seu coração?

Quem tem um coração rendido na presença de Deus não cogita outras coisas.
Quem tem DEUS em primeiro lugar não tem outro lugar que priorize ir. Tudo o que tem e o que possui de mais precioso é a presença de Deus. O seu maior tesouro e o seu maior temor são a presença do Senhor. Estes não a trocam por nada, ainda que venham as pressões e as propostas do mundo e do pecado.

Deus te Abençoe!

Bispo Rosivaldo Melo
FRUTOS DA FÉ, Igreja Apostólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário