quinta-feira, 11 de maio de 2023

ESTUDO BÍBLICO - TEMA: MULHER PODE SER PASTORA?

ESTUDO BÍBLICO 

TEMA: MULHER PODE SER PASTORA? 



Eu mostrarei aqui nesse estudo que mulher pode e deve ser pastora, bispa, presbítera, diaconisa e obreira, segundo o chamado de DEUS em nossa vida.

Existe que defenda ardentemente a impossibilidade de mulher ser exercer uma função pastoral ou de liderança na igreja, onde os principais argumentos é que nunca existiu em Israel sacerdócio de mulher e as ordens do Apostolo Paulo sobre a apender em silencio e não ser permitido a mesma ensinar.

I - MULHER DEVE FICAR CALADA? APRENDER EM SILÊNCIO E NÃO ENSINAR ?
Vamos primeiro desmistificar o que Paulo diz, nos versos que desaprova o ensino de mulheres.

1Tm 2:11-15 (11) A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. (12) Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. (13) Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. (14) E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. (15) Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

Para poder entender o que o Apostolo Paulo está dizendo, vamos precisar recorrer a outro texto, 1Co 14:33-35 

1Co 14:33-35 (33) Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, (34) permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas (Assembleias), pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei (LEI DE MOISES). (35) Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.

De que lei o Apostolo Paulo fala? Qual a lei estava regendo o comportamento das mulheres nas igrejas? A resposta é simples, a Lei de Moises, a Torá e o Talmud que rege o comportamento das mulheres judias até hoje.

Vamos entender: 
  • Torá do hebraico תּוֹרָה - significando: instrução, lei, apontamento. É derivada da palavra em hebraico: yārāh - instrua, dirija, mostre, é designada como sendo, um rolo de pergaminho no qual os cinco livros de Moisés foram escritos, ou Seja é o Pentateuco (Gênesis, Números, Levítico e Deuteronômio).
  • O Talmude (em hebraico: תַּלְמוּד, transl. Talmud significa estudo) é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.
  • A Mishná, ou tratado de Meguila o primeiro compêndio escrito da Lei Oral judaica;
  • Halachá ou Halacá ou no plural (Halakot ou Halachot; Halacot; Halachots ou Halacas) é um substantivo derivado do radical Halak (הָלַך; transl.: álac - ir, andar), é conhecida por Lei judaica (mas, em uma tradução mais literal tem o significado de caminho)
O Veja o que diz o Talmud diz: Talmud - Tratado Meguilá 23-A, e compara com o que o Apostolo Paulo diz:

Ensinaram nossos Rabinos: Todos podem fazer parte da contagem dos sete (que são chamados para ler a Torá no Shabat), até um menor de idade e até uma mulher. Mas disseram os Sábios: Uma mulher não vai ler a Torá por respeito ao público.

O respeito ao público, argumento muitas vezes substituído pela expressão "a honra da congregação", adquire, no contexto daquela época, o seguinte significado: Ler a Torá no marco do serviço religioso requer conhecimento e estudo especiais, pois além de ser em hebraico, a leitura é feita com uma entonação específica que exige uma preparação prévia que somente o homem possuia.

Antigamente, a pessoa que ia ser convidada para ler a Torá em público durante o serviço religioso do Shabat, era avisada com antecedência para ter a possibilidade de preparar a leitura. Como em geral quem tinha acesso ao estudo, facilidade e tempo para se preparar eram os homens, o convite a uma mulher seria interpretado como se naquela congregação não houvesse sete homens aptos a ler a Tora 8, o que seria uma vergonha para a mesma (isto é, para os homens).

Os movimentos ortodoxos, -segmentos mais tradicionalistas do Judaísmo-, não admitem a formação de mulheres como rabinas, baseando-se na crença de que a Halachá (o conjunto de leis judaicas) é imutável, e que, como não houve rabinas no passado, não deveria haver no presente ou no futuro. E, embora haja mulheres ortodoxas que anseiam por uma ação mais participativa no seio da religião, esbarram nas proibições dos seus rabinos que citam fontes cuja interpretação desemboca na proibição.

Vejam no inicio da igreja não existia leis claras sobre como deveria se comportar a mulher na igreja de CRISTO, como os irmão da igreja se reuniam em seu começo no patio do templo Judaico, "(46) Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, At 02:46", Prevaleceu, nesta época a leis judaica e estas foram aplicas ao costume das mulheres cristãs da época, diga-se de passagem, mas nãop somente a mulher, mas ao homem também, vejam em: 1Co 11:2-16

(2) Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês. (3) Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus. (4) Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; (5) e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. (6) Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. (7) O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. (8) Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; (9) além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. (10) Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade. (11) No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. (12) Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus. (13) Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta? (14) A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, (15) e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto. (16) Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus. I Co 11:2-16 .

Logo no verso 2 o Apostolo Paulo fala de ter transmito tradições aos Cristãos de corinto, mas que tradições são essas? São da Igreja de Cristo? Não Paulo transmitiu tradições Judaicas também, tradições de uma época. É preciso separar o que são tradições, ou seja, o que é temporal daquilo que é eterno, ou melhor o Logos do Rhema.

Observe que nos versos 4 até 7, de  I Co 11, o Apostolo fala em cobrir e descobrir a cabeça, tradições concernentes as lei judaicas, algo estritamente temporal, característico de uma época, algo que é compreendido como logos, assim como a mulher aprender calada e não ensinar.

(4) Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; (5) e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. (6) Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. (7) O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.  I Co 11: 4 - 7

Outra coisa que precisamos entender é que a mulher da época de Paulo não era instruída no torá (O livro da Lei), nem ensinadas a ler Aramaico (linguá da época).

Os Sábios do Talmud interpretaram o versículo "Toda a glória da filha do rei na sua casa" (Salmo 45:14), ensinando que a honra de uma mulher exige que ela fique na sua casa, cumprindo sua função essencial de ter filhos e de facilitar ao seu marido o cumprimento dos preceitos.

Essa cultura Judaica, nada tem a ver com o CRISTIANISMO ATUAL e nada tem a ver com CRISTO.  JESUS mudou a posição das mulheres em relação a religião da época,ele as tornou participativas.

Como já dissemos, em Israel religião sempre foi coisa de homem. Na Grécia, em Roma e outros povos religião era mais coisa de mulher que de homem, mas no judaísmo não. 

Na Sociedade Judaica, até os dias de hoje, mulheres não eram ensinadas por rabinos, apenas os homens tinham o privilégio de aprender a ler estudando a torá. 

As mulheres não andavam com os mestres da lei, mas com JESUS foi diferente, JESUS inseriu a presença da mulher no ensino e entre os homens.

Lc 8:1-3 (1) Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, (2) e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; (3) Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.

O texto acima claramente mostra que JESUS inseriu as mulheres em seu ministério e isso já é uma grande mudança cultural para a época. É fato que em outras religiões da época, em outros povos,  existiam sacerdotisas, mas no Judaísmo não. 

Portanto JESUS foi sim de encontro a cultura da época de seu povo, inserindo mulheres no ministério, elas não cuidavam apenas da casa, mas andavam com ele e eram ensinadas por ele, em Lc 10:38-42

(38) Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. (39) Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. (40) Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " (se JESUS achasse que o serviço de casa era tão essencial, como dizem os Judeus, ele teria mandado maria ir cuidar da casa, mas a resposta é outra) (41) Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; (42) todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".Lc 10:38-42

Na época de JESUS um rabino não dispensaria tempo com uma mulher, mas JESUS mostrava algo, estava mudando conceitos e tradições equivocadas da época.

Muitos questionam o porque de JESUS não ter chamado as mulheres de discípulas ou apóstolas na época, amados, naquele momento Jesus não poderia mudar radicalmente isso, visto que somente por curar no sábado, ou mesmo dizer filho de DEUS ou perdoar pecados ele foi perseguido e morto, imagine se ele tivesse separado essas mulheres como discípulas, mas o fato de elas estarem juntas com ele, aprenderem com ele, elas eram discípulas, estavam sendo preparadas para anunciarem a palavra.

Alguns teólogos, usam o que Paulo falou em 1Tm 2:14, (14) E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora, para justificar que pela queda da mulher, ela tornou-se transgressora e por isso não podia ser sacerdote. Mas será que esse entendimento esta em acordo com a palavra nos dias de hoje? Claro que não, visto que a queda foi do homem e não da mulher, Adão não transmitiu a sua mulher as ordens de DEUS, foi Adão que falhou no sacerdócio e não a mulher, porque como o Ap. Paulo diz: a mulher foi enganada, mas o homem não, pois ele pecou porque quis.
Se esse fosse o parâmetro, a que do homem, ele é que não soube ser sacerdote, Adão não guardou os mandamentos de DEUS. Alguns teólogos dizem que a mulher tentou usurpar a autoridade do homem, quando deu para ele comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, a mulher ate deu o fruto para o homem comer, mas ela não o persuadiu, como a serpente fez com ela.
Examinemos o texto:

Gn 3:4-6 (4) Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (5) Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". (6) Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Observe, a mulher foi enganada, mas o homem não, nem é possível ver no texto alguma tentativa da mulher de persuadir o homem a comer do fruto do conhecimento do bem e do mal que estava no jardim.

Outro argumento tolo de alguns teólogos para  justificar a inexistência do sacerdócio feminino é a inexistência de sacerdotes femininas em Israel, desde arão, até os discípulos e apóstolos de JESUS, por todos serem homens.

II - SOMOS SACERDÓCIO SEGUNDO MELQUISEDEQUE (CRISTO)
O argumento teológico que melhor explica porque mulher pode ser pastora, nos dias de hoje, é o entendimento que somos sacerdotes pela ordem de melquisedeque, não somente os homens, mas também as mulheres.

Se olharmos segundo a lei de Moisés, nenhum homem ou mulher poderia ser sacerdote. se fosse pela ordem Arãmica, ou melhor, Levitica, porque segundo a Lei de Moises, somente os descendentes da tribo de Levi poderiam ser sacerdotes.  

Então porque somos sacerdotes se não somos da tribo de Levi? ou até pior, se nem Judeus somos?

A resposta é simples, porque somos sacerdotes na ordem Melquisedeque, ou seja CRISTO, por isso não estamos segundo qualquer tipo de Lei Judaica, incluindo o sacerdócio restritivamente masculino.

Hb 7:11-14 (11) Se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio levítico ( pois em sua vigência o povo recebeu a lei ), por que haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e não de Arão? (12) Pois quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei. (13) Ora, aquele de quem se dizem estas coisas pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar, (14) pois é evidente que o nosso Senhor descende de Judá, tribo da qual Moisés nada fala quanto a sacerdócio.

 (4) O Senhor jurou e não se arrependerá: "Tu (Davi, mas entenda-se por revelação JESUS CRISTO) és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". Sl. 110:04

Quem foi Melquisedeque?

(3) Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre. Hb. 7:3

Assim como o Sacerdote Melquisedeque, feito semelhante ao filho de DEUS, nós homens e mulheres nos tornamos semelhantes ao filho de DEUS.

1Jo 3:1-2 (1) Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. (2) Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, (entenda, ser semelhante a ele, como está agora, em gloria) pois o veremos como ele é.

Na realidade o Apostolo João diz que somos filhos de DEUS, e isto independente de ser macho ou fêmea, homem ou mulher, somos filhos de DEUS, logo somos todos sacerdotes de DEUS para anunciar a palavra do pai a todos, para irmos fazer discípulos, como ele mandou.

O Apóstolo Paulo diz a mesma coisa:  (28) Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. Gl. 3:28

Segundo o obra de CRISTO e o Sacerdócio de Melquisedeque todos nós fomos feitos sacerdotes, somos um povo, um reino de sacerdotes independente de sermos judeus, ou gentios, macho ou fêmea. por isso pedro escreveu:

1Pe 2:9-10 (9) Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo (não há discriminação entre homem e mulher) exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (Anunciar, Pregar a Palavra) (10) Antes vocês nem sequer eram povo, (Pedro está falando a Gentios) mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

(18) A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil Hb. 7:18

A ordem Levítica findou, quando o veu do templo foi rasgado e não precisa-se mais fazer sacrifício de animais. JESUS é nosso sumo sacerdote para assim, e assim como ele é nós (homens e Mulheres) somos.

Hb 7:20-21 (20) E isso não aconteceu sem juramento! Outros se tornaram sacerdotes sem qualquer juramento, (21) mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: "O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ ".

Como nós somos Cristãos, independente de sermos homem e mulher, somos sacerdócio real, logo segundo sacerdócio pela ordem Melquisedeque, tanto homem como mulher podem exercer sacerdócio diante de DEUS e exercer autoridade diante de DEUS.

A bíblia e o próprio Paulo faz uma menção de uma mulher contada e reconhecida como Apóstolo

(7) Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim. Rm 16:07

Apesar de muitos teólogos afirmarem que Júnias é um homem, estudos de grego revela se tratar de uma mulher

Júnias ou Júnia é reconhecidamente uma mulher, assim como Priscila, que vem citada na frente de Áquila, porem se você ler o texto com atenção verá que o texto diz são notáveis entre os Apóstolos, isso que dizer que eles são Apóstolos, os dois e já eram Apóstolos antes de Paulo ser.

A Apostolo Júnias sugere o elevado papel da mulher na igreja primitiva como propagadoras do evangelho. 

E Júnia não estava sozinha! Febe, Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, Pérside, a mãe de Rufino, Júlia e a irmã de Nereu. 


Entre elas estão mulheres consideradas cooperadoras de Paulo (v.3), mulheres dispostas a arriscar a própria vida pelo evangelho (v.4),  que recebiam em suas casas as reuniões proibidas da igreja (v.5), que trabalharam arduamente no Senhor para servir a igreja (v.6, 12). São fundamentais e necessárias para o ministério e vida da igreja. Rm 16.


III - MINISTÉRIO PASTORAL É DOM, NÃO É CARGO

Em Ef. 4:11, lemos (11) Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ef.4:11

Outro bom argumento teológico para uns teólogos cabeça dura é que pastor é dom e não cargo, ou seja existem pessoas que tem o dom de cuidar de outras, se tem esses dom, nos apenas reconhecemos o dom que si tem. Si é dom está para homem e mulheres.

A igreja Primitiva era Liderada pelos Apóstolos (que é um dom) e por Bispos, Presbíteros e Anciões (Cargos). Observe em 1Pe 5:1-4, que Pedro, além de Apostolo se coloca com Presbitero (ancião) 

(1) Portanto, apelo para os presbíteros (Anciãos) que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: (2) Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. (3) Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. (4) Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

O termo “bispo” vem do grego “epi” (super) e “skopos” (ver) e é, literalmente, supervisor ou superintendente ou ainda inspetor ( no latim medieval, “especulador”).

Presbítero e Ancião é a mesma coisa (do grego πρεσβύτερος,: "ancião" ou "sacerdote" usado no cristianismo) no Novo Testamento refere-se a um líder nas congregações cristãs locais, com referência ao "presbyteros" grego significando ancião/senhor. 

Sobre Bispo lemos
  • (1) Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.  I Tm 3:1
  • (25) Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. I Pe 2:25
  • (1) Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos: Fp 1:1


Sobre Presbíteros/Anciões Lemos:

  • (14) Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. Tg 5:14
  • (23) Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros (anciões) em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado. Tg.14:2
  • (2) Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros (anciãos). At. 15:2
  • (4) Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, (Ancião) a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles. At. 15:4
  • (6) Os apóstolos e os presbíteros (Anciãos) se reuniram para considerar essa questão. At.15:6
  • Tt 1:6 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.

Não encontramos nenhum homem na bíblia que tenha sido ordenado pastor, sempre pastorear está como uma ação que alguém despenha por alguém, geralmente um homem, por causa de tudo que já explicamos acima. 
O Titulo de Pastor começou a ser usado na Igreja, depois da reforma protestante, na igreja primitiva a função de liderar e de cuidar eram chamados de Bispo, Presbíteros e Anciãos.


IV - COMPLEMENTARISMO
Porque DEUS fez a mulher? A bíblia responde. em Gn 2:18 

(18) Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gn 2:18 
(23) Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Gn 2:23

A bíblia é bem clara, DEUS fez a mulher para auxiliar o homem, para corresponde-lo, o que isso significa? É bem fácil de entender, a mulher ajuda o marido a carregar o ministério. Diga o contrario quem quiser dizer, mas ter uma esposa na obra junto com a gente é fantástico, digo isso por mim mesmo. E entendo que DEUS pensou assim!
Obviamente quando vem os filhos os afazeres aumenta e não dá para ela ajudar tanto, precisa se dividir, e não é somente ela, mas nós também enquanto homem.

A grande queixa dos filhos de pastores não é a ausência da mãe, porque em sua maioria a mulher consegue dividir as tarefas muito bem,  mas a ausência do pai, essa sim tem feito estragos terríveis na família.

JESUS CRISTO reafirmou esse complementarismo quando declarou em Mc 10:6-8 

(6) Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. (7) ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, (8) e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

Claramente, se somos um a unção e ministério que está sobre mim, esta sobre ela, minha esposa

 V - O PRINCIPIO DA PRIORIDADE
(7) todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz". Is. 43:7

O ser humano não foi apenas criado por Deus. Ele foi criado, formado e feito para a glória do Senhor.

Quem foi criado primeiro, o homem ou a mulher? Nenhum dos dois, pois ambos fizeram parte do projeto original de Deus. 

Na criação não houve priorização: “macho e fêmea os criou” (Gn 1.26). 

Mas na formação houve, quem foi formado primeiro? O homem. Segue-se que a priorização divina ocorreu na formação, e não na criação: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva” (1 Tm 2.13).

A questão a ser abordada pelos teólogos não deveria ser o ministério pastoral da mulher ou seu sacerdócio que é inquestionável, mas até onde vai a autoridade da mulher.

Existe princípios imutáveis na palavra de DEUS e um desses é que DEUS é o cabeça de CRISTO, CRISTO o Cabeça do homem e o homem o cabeça da Mulher.

DEUS chamou o homem PRIMEIRO para ser o SACERDOTE E CABEÇA, de sua casa e da IGREJA. 

Mas algo também precisa ficar claro, se o homem rejeitar essa honra, DEUS usará a mulher. A prioridade é dada ao homem, mas se não houver homem disposto a ser usado por DEUS, ele usará mulheres sim.

O grande exemplo disso esta no livro de Juízes, DEUS chamou Débora para ser Juíza, porque não existia entre eles homens dispostos a ter intimidade com DEUS quanto a Débora ela tinha e por isso no meio de Juizes homens teve uma mulher.

Jz 4:4-5 (4) Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. (5) Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões. 

Quem era Lapidote? Não sabemos, mas sabemos de uma coisa, DEUS falava com a mulher dele, mas não com ele.

O HOMEM É O CABEÇA, MAS A MULHER FOI LEVANTADA COMO SUA AJUDADORA, ELA O AJUDA COM TUDO INCLUSIVE A FAZER A OBRA COMO SUA PASTORA AUXILIAR PARA SEMPRE.

Assim como JESUS disse, eu e o Pai somos um, Marido e esposa, tem a mesma ligação espiritual, somos um, a ponto de havendo um problema entre eles as orações são interrompidas.

I Pe 3:7 (7) Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

O texto de I Pe 3:7, mostra como essa ligação, marido esposa é profunda a ponto de se interromper as orações.

CONCLUSÃO:
Mulher pode sim, segundo tudo que foi dito aqui, ser uma Pastora e até mesmo uma Bispa, Presbítera e Anciã da igreja, como vimos mulheres que se destacaram nos tempos de JESUS e da igreja primitiva, mas desde que não exerça uma posição de governo maior que o homem, pois isso é antibíblico e infringe um principio imutável da palavra de DEUS, a mulher foi criada para ser uma ajudadora e nunca a cabeça, lembrando que, claro se não houver homens dispostos a serem sacerdotes da igreja, que a mulher assuma seu lugar.

Que você possa ser abençoado(a) por DEUS através deste estudo. 

Pastor  Rosivaldo Melo
IBF - Igreja Batista Fé
















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