Base Bíblica: Mt 4:1-11
(1) Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
(2) Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
(3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
(4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
(5) Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
(6) "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
(7) Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
(8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
(9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
(10) Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
(11) Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.
INTRODUÇÃO
DEUS deseja que tenhamos um carácter divino, a mente de CRISTO, mas nunca seremos DEUS e precisamos sempre está preparados para as tentações que são inevitáveis.
Mas sobre as tentações precisamos quebrar alguns paradigma:
- Cabe somente a nos vencê-la - precisamos esta preparados para enfrenta-la - (12) Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! I Coríntios 10:12
- Ela pode ser vencida - (13) Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. I Coríntios 10:13
- É fácil vencer a tentação - (14) Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. I Coríntios 10:14. A Idolatria começa quando adoramos algo, isso faz termos outros deuses. Pessoas, família, trabalho, dinheiro, sexo, pornografia e tantas coisas assumem o lugar do verdadeiro DEUS, abrindo brecha para a tentação.
A tentação sempre oferecerá facilidades, o diabo ofereceu isso a JESUS, facilidades.
“A única coisa boa que podemos dizer sobre Satanás é que ele é totalmente previsível. Ele não tem novas tentações, sempre são as mesmas.
1 João 2: 15-16 diz: (15) Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. (16) Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
“A tentação sempre se baseia em um desejo natural."
1. A primeira tentação é usar seus próprios dons para satisfazer sua própria carne. Essa é a primeira tentação da sua vida, essa foi a primeira tentação que JESUS enfrentou no deserto e você enfrentará isso muitas e muitas vezes na sua vida.”
(2) Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. (3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
JESUS multiplicou pães e peixes, curou doentes, ressuscitou mortos e transformou água em vinho, será que JESUS, com facilidade não poderia transformar pedra em pão, claro que sim, ele tinha esse dom, mas naquele momento o que ele precisava era vencer a carne e não alimentá-la.
Alimentar a carne naquele momento era enfraquecer o espirito, e JESUS e todos nós precisamos está fortes espiritualmente para vencer e prevalecer nesse mundo caído.
“Devemos odiar o sistema de valores desse mundo caído, mas não é isso que acontece, e terminamos amando o sistema de valores mundano.”
Três tipos comuns de tentação
- HEDONISMO é o desejo da carne de sentir prazer
- MATERIALISMO é desejo da carne (Olhos) de ter, eu vejo e quero
- SECULARISMO é o desejo da alma de ser, eu quero ser admirado, eu quero ser invejado, eu quero ser poderoso, eu quero ser um deus.
Com JESUS não foi diferente.
(5) Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: (6) "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
O objetivo de satanás era fazer JESUS se mostrar como DEUS. Preste atenção! Eu pergunto a você, será que JESUS não podia voar? Será que JESUS precisaria ser salvo pelos anjos? Lembre-se JESUS andou por sobre as águas, então ele praticamente flutuou sobre ela, outra coisa, JESUS aparecia e desaparecia, atravessava paredes, será que seria muito difícil para ela voar?
Satanás estava provocando JESUS a se mostrar como deus, ele espera que JESUS se ofendesse e dissesse: Eu não preciso preciso de anjo para me segurar, olha aqui o que eu posso fazer, e então saísse voando do pináculo do templo, mas se ele tivesse feito isso, teria destruído todo projeto e obra de DEUS.
JESUS não estava aqui para executar um projeto dele, ou para se exibir, JESUS toda vez que curava pedia para as pessoas não divulgarem, simplesmente porque não era tempo de se manifestar como DEUS. JESUS precisava vencer como homem e não como DEUS, ou melhor morrer como homem.
Nós precisamos assim como JESUS nos mostrar menos, e mostrar mais DEUS em nós.
Precisamos estar mais confiados em DEUS do que em nós mesmos.
Sempre seremos tentados em nossa vaidade a sermos reconhecidos, somos tentados a fazer as coisas por troca, esse é o motivador do mundo, trocar, mas DEUS nós chamou para dar e não espera recompensa.
(8) Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. Mt 10:8
Outro texto que mostra que devemos ser diferentes do mundo e não nutrir esse desejo por ser é:
Lc 22:24-27 (24) Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior. (25) Jesus lhes disse: "Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. (26) Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve. (27) Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.
3. E a terceira grande tentação é a tentação de vender o que Deus tem para sua vida por dinheiro ... Infelizmente o homem essa tendência de vender o que o chamado Deus, ou seja, o que você para fazer."
(8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. (9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
DEUS enviou JESUS a esse mundo para pregar a palavra, curar os enfermos, ressuscitar os mortos, dá testemunho do pai, ser perseguido, ser preso, escarnecido, sofrer dores horríveis e em fim ser pregado no madeiro, morrer e ressuscitar.
Mas satanás como sempre oferece um alternativa sem tanta dor, sofrimento e trabalho, basta adora-lo.
Quantas pessoas tem trocado o chamado de DEUS por um casamento, por um emprego, por uma aventura, pelo pecado, por uma vida fácil servindo a satanás.
Quantas pessoas eu já ouvi, depois que sai da igreja, minha vida melhorou, comprei um carro, montei meu comercio, eu me casei, mas na realidade o que fez foi vender seu chamado, vender sua vinha.
1Rs 21:1-3 (1) Algum tempo depois houve um incidente envolvendo uma vinha que pertencia a Nabote, de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel, ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria. (2) Acabe tinha dito a Nabote: "Dê-me a sua vinha para eu usar como horta, já que fica ao lado do meu palácio. Em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou, se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor". (3) Nabote, contudo, respondeu: "O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais! "
Acabe tipifica Satanás, Nabote somos nós, a vinha é nossa herança, nossa salvação, a vida eterna, a presença de DEUS, Acabe tentou a todo custo compra´la, mas Nabote não vendeu de jeito nenhum.
(6) Ele respondeu-lhe: "Porque eu disse a Nabote, de Jezreel: Venda-me a sua vinha; ou, se preferir, eu lhe darei outra vinha em lugar dessa. Mas ele disse: ‘Não te darei minha vinha’ ".
Satanás está disposto a pagar um bom preço ou mesmo trocar seu chamado ou sala salvação por algo que você deseje muito e ainda não tem.
Mas eu te digo, não troque, nem venda o que DEUS te deu...
CONCLUSÃO
JESUS venceu a tentação, saiu do deserto poderoso e inabalável, depois que passou tudo os anjos o servira e estava pronto para cumprir sua missão.
Mas como JESUS venceu? Quais antídotos ele usou contra satanás?
JESUS tinha em si mesmo três qualidades que precisamos incorporar em nossas vidas:
- Integridade,
- Humildade
- Generosidade.
Essas qualidades são o antídoto para as três grandes tentações da vida
1. "Integridade significa o que você vê é o que obtém.
Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integriate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo ou melhor autentico, JESUS sabia quem ele era e o que tinha de fazer e que não podia falhar pois a vida de toda humanidade assim como a confiança depositada por DEUS nele não podia ser perdida.
JESUS estava ali para glorificar a Deus, sua vida deve ter esse alvo glorificar a DEUS.
“O pecado pode ser privado, mas nunca é pessoal. Isso sempre afeta outra pessoa, mesmo que ela não saiba ... Nenhum pecado secreto é realmente um pecado.”
No deserto, estava JESUS e o diabo apenas, mas se ele tivesse transformado pão em pedra ele teria afetado toda humanidade, ele sabia que o que precisava, era da palavra de DEUS.
(4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
2. “Humildade é ser honesto sobre quem você é”.
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
(7) Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Quando lemos esse texto, achamos que JESUS está falando de si mesmo, como se ele estivesse dizendo satanás não me ponha a prova, mas não é isso, ele está dizendo, satanás essa obra não é minha é do pai, estou aqui por ele e não por mim, estou aqui para agrada-lo, não importa quem sou, mas quem ele é.
JESUS foi humilde, precisamos deixar que DEUS brilhe e não desejar tanto brilhar.
3. generosidade
Generosidade é um conceito que deriva do latim generosĭtas e refere-se à inclinação (tendência) para dar e partilhar acima de qualquer interesse ou utilidade.
Satanás, por mais que tentasse, ou artifícios usasse, jamais conseguiria desvirtuar JESUS do propósito de DEUS, porque JESUS já tinha dado sua vida ao pai, ofertado sua vida a favor de nós.
Quando a vida ainda é nossa podemos fazer com ela o que desejamos, mas quando de fato entregamos nossa vida a outra pessoa, quando temos um dono, nossa vida não nos pertence mais, assim é no casamento e assim é no cristianismo, nossa vida não mais nos pertence para fazer o que desejamos, mas demos ao nosso bom DEUS e PAI e ao nosso salvador JESUS CRISTO, portanto, satanás não tem mais poder sobre nós e sim o nosso DEUS!
Mt 16:25-26 (25) Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. (26) Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
2020 – Ano Apostólico da Graça,
DEUS Abençoe!
Bispo Rosivaldo Melo
FRUTOS DA FÉ, Igreja Apostólica em Células
Nenhum comentário:
Postar um comentário