domingo, 22 de março de 2020

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA TEMA: COMO ATIVAR NOSSA FÉ E VENCER O MEDO


PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA
TEMA: COMO ATIVAR NOSSA FÉ E VENCER O MEDO 

Base Bíblica 1 - 2Sm 24:1
(1) Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.

Base Bíblica 2 - I Cr 21:1
(1) Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.

Será que há contradição nesses dois textos que falam sobre a mesma coisa? Claro que não!

Veja:
A forma de pensar dos hebreus, da época de Samuel, é muito semelhante ao modo de pensar do incrédulo, hoje em dia, quando se trata de questões voltadas ao bem e mal, ou seja, como o homem carnal pensa, ou seja, esse raciocínio coloca Deus como responsável por tudo que acontece no mundo, assim como alguns hoje,  eles entendiam que se Deus não quisesse que algum mal acontecesse, não aconteceria, logo se aconteceu, foi DEUS quem permitiu que tal mal acontecesse, tudo por conta de Sua Soberania.

Hoje quando um avião cai, ou uma praga se levanta, o que si diz? Foi DEUS que permitiu!

Assim, também acontece hoje é normal o pensamento de colocar a responsabilidade na conta de Deus em algo que ele não impediu de acontecer.

Assim quem escreveu I Sm 24:1 (Samuel, Natã ou Gade) entende-se que foi DEUS quem permitiu, quem incitou Davi a pecar, esse tipo de pensamento diz que se Davi pecou foi por consentimento de DEUS, é a velha história de que isso só aconteceu porque DEUS permitiu.

Mas em 1 Cr 21:1, vemos quem de fato foi o responsável pelo pecado de Davi, Satanás.

O Homem Espiritual tem o entendimento correto, ou seja, a ele é revelado que existem coisas ruins que Deus não quer que aconteçam, porque ele é bom e não faz o mal, mas que devido a quebra de princípios, rebeldia,  pecado e até mesmo ao tempo necessário para o fim dos tempos, o cumprimentos de todas as profecias e o retorno de Jesus, essas coisas são permitidas.

Na citação de I Cr. 21:1, a revelação deixa bem clara que foi Satanás quem tentou Davi para o destruir, portanto, quando a Bíblia diz que Deus incitou a Davi, na verdade está dizendo que Deus “permitiu” que Davi fosse tentado por Satanás, do mesmo jeito que DEUS permitiu satanás ter acesso a Jó.

Isso é revelado no Livro de 1 Crônicas (provavelmente escrito por Esdras) onde o autor, através do Espírito, revela e retrata aquele quem realmente incitou a Davi, ou seja, Satanás e não Deus.

Se fosse Deus que realmente tivesse incitado a Davi seria realmente uma contradição, pois como pode Deus ser contrário a Sua própria vontade (Deus não queria o censo em Israel e isso pode ser visto com o arrependimento de Davi logo adiante no próprio capítulo) e depois ainda punir seus servos por isso?

Mas é certo que DEUS deixou isso tudo acontecer pois Davi estava naquele momento um tanto quanto arrogante em sua jornada como autoridade máxima sobre Israel e poderia levar o povo a uma decadência ainda maior.

Vivemos dias de trevas em todo mundo, estamos enfrentando uma praga, um vírus assola a humanidade, logico, esse vírus veio do inferno para destruir o homem, logico, é permitido por DEUS, pois DEUS precisa trazer de volta a humanidade até ele, o homem tem se comportado muito mal, é rebelde, ingrato, soberbo, mentiroso, pervertido, blasfemo, o homem tem escarnecido de DEUS em todo mundo e sabemos que de DEUS não se zomba.

Nestes dias o homem tem colhido do que tem plantado, mas tem jeito, teve para Davi e tem para nós.

Vamos ler:

Base Bíblica 3 - 2Sm 24:10-25
1Cr 21:1-30 (1) Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.
(2) Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: "Vão e contém os israelitas desde Berseba até Dã e tragam-me um relatório para que eu saiba quantos são".
(3) Joabe, porém, respondeu: "Que o Senhor multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura, todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel? "
(4) Mas a palavra do rei prevaleceu, de modo que Joabe partiu, percorreu todo o Israel e então voltou a Jerusalém.
(5) Joabe apresentou a Davi o relatório com o número dos homens de combate: Em todo o Israel havia um milhão e cem mil homens habilitados para o serviço militar, sendo quatrocentos e setenta mil de Judá.
(6) Mas Joabe não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim na contagem, pois a ordem do rei lhe parecera absurda.
(7) Essa ordem foi reprovada por Deus, e por isso ele puniu Israel.
(8) Então Davi disse a Deus: "Pequei gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! "
(9) O Senhor disse a Gade, o vidente de Davi:
(10) "Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções. Escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ".
(11) Então Gade foi a Davi e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Escolha:
(12) três anos de fome, três meses fugindo de seus adversários, perseguido pela espada deles, ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel’. Decida agora como devo responder àquele que me enviou".
(13) Davi respondeu: "É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".
(14) Então o Senhor enviou uma praga sobre Israel, e setenta mil homens de Israel morreram.
(15) E Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: "Pare! Já basta! " Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.
(16) Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.
(17) Davi disse a Deus: "Não fui eu que ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não sobre o teu povo! "
(18) Então o anjo do Senhor mandou Gade dizer a Davi que construísse um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
(19) Davi foi para lá, em obediência à palavra que Gade havia falado em nome do Senhor.
(20) Araúna estava debulhando o trigo; virando-se, viu o anjo, e ele e seus quatro filhos que estavam com ele se esconderam.
(21) Nisso chegou Davi e, quando Araúna o viu, saiu da eira e prostrou-se diante de Davi, rosto em terra.
(22) E Davi lhe pediu: "Ceda-me o terreno da sua eira para eu construir um altar em honra do Senhor, para que cesse a praga sobre o povo. Venda-me o terreno pelo preço justo".
(23) Mas Araúna disse a Davi: "Considera-o teu! Que o meu rei e senhor faça dele o que desejar. Eu darei os bois para os holocaustos, o debulhador para servir de lenha, e o trigo para a oferta de cereal. Tudo isso eu dou a ti".
(24) O rei Davi, porém, respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe nada".
(25) Então Davi pagou a Araúna sete quilos e duzentos gramas de ouro pelo terreno. (26) E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Davi invocou o Senhor, e o Senhor lhe respondeu com fogo que veio do céu sobre o altar de holocaustos.
(27) E o Senhor ordenou ao anjo que pusesse a espada na bainha.
(28) Nessa ocasião viu Davi que o Senhor lhe havia respondido na eira de Araúna, o jebuseu, e passou a oferecer sacrifícios ali.
(29) Naquela época, o tabernáculo do Senhor que Moisés fizera no deserto, e o altar de holocaustos, estavam em Gibeom.
(30) Mas Davi não podia consultar a Deus lá, pois tinha medo da espada do anjo do Senhor.


I – Como o medo trabalha na humanidade
1)Criando uma posição defensiva em nosso coração que produzirá reações desesperadas
(2) Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: "Vão e contém os israelitas desde Berseba até Dã e tragam-me um relatório para que eu saiba quantos são". 

A formula que satanás tentou Davi, foi usando o medo, esse medo produziu em Davi uma dúvida, será que tenho homens suficientes para me defender se levantar contra mim uma guerra, Davi assumiu uma posição defensiva e não uma posição de fé, ele não confiou em DEUS, mas seu coração se inclinou a confiar na quantidade de homens que possuía.

Vejo nesses dias as pessoas confiando mais na quantidade de álcool em gel que tem, ou na cobertura do telhado de sua casa, do que no sangue de JESUS.

O medo tenta nos levar a tentar proteger o que temos, nos mesmos em vez de confiar em DEUS.

Acredite, no atual momento que vivemos, não será álcool em gel, ou sua casa que proteger você desse vírus, mas sua fé em DEUS. A contaminação avança quase que a velocidade da luz, mas DEUS é luz, é mais rápido e mais poderoso que esse vírus.

2) Produzindo reações desesperadas que nos levarão as decisões precipitadas
(3) Joabe, porém, respondeu: "Que o Senhor multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura, todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel? " I Cr. 21:3

A reação de Davi, foi de desespero frente ao medo de um possível ataque do inimigo, ele não pensou, ele não olhou para traz e viu o que DEUS já tinha feito na vida dela, ele simplesmente não ouviu ninguém, nem mesmo seu general, principal homem de guerra de Davi

O Medo produz pressão excessiva, produz pânico, e isso geralmente acontece porque estamos tão focados no problema que esquecemos de olhar ao nosso redor.

As consequências são as más decisões.
Frei seu medo, diminua um pouco sua velocidade, olhe o que está acontecendo!

(1) Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: Ec 3:1

Há um proposito para tudo debaixo do céu, até mesmo uma grande praga!

3) Decisões precipitadas que instaurarão o caos em nossas vidas
(4) Mas a palavra do rei prevaleceu, de modo que Joabe partiu, percorreu todo o Israel e então voltou a Jerusalém. I Cr. 21:4

A pressa induz ao erro, a palavra de Davi prevaleceu, junto com sua decisão errada e ele pecou, seu pecado foi não confiar a DEUS. O pecado de muitos na atualidade está sendo, é e será o de não confiar em DEUS.

Nestes dias temos absorvido tantas vozes, e isso é ruim porque produz confusão.

A multidão de conselhos produz sabedoria, isso quando recebemos um conselho de cada vez, mas quando tem varias pessoas falando a nossos ouvidos, isso produzirá confusão e não sabedoria.

Quanto mais você obtém conselhos sábios, também poderá pensa sobre o problema, melhor e mais confiantemente.

Uma multidão de informações invadiu nossas vidas de uma hora para outra, umas verdadeiras outras falsas, outras incompletas outras duvidosas.

Não acredite em tudo que você ouve, ou vê e recebe no WhatsApp, tem pessoas que se tornaram especialistas em tocar o horror e produzir o caos, são os agentes do medo.

Escolha quem você ouvir, de quem você deve receber conselhos, ou valorizar as postagens. Lembre-se todo mundo não é ninguém especial!
Isso facilitará você a não de desesperar e se apressar.


II – Como ativer a nossa fé em situações de aparente medo
1) Renovação de nossa mente
(7) Essa ordem foi reprovada por Deus, e por isso ele puniu Israel. (8) Então Davi disse a Deus: "Pequei gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! " 1Cr 21:7-8

Davi redireciona sua mente, compreendendo que estava errado, debaixo de uma influência maligna, reconhece seu desespero e sua loucura, reconhece que estava sendo guiado pelo medo e não por fé.
Nestes dias precisamos ser guiados por fé e não por medo, vejam eu não estou dizendo que você não deve se prevenir, eu estou dizendo que não precisa enlouquecer se alguém ou você mesmo tiver um contato com o vírus, não precisa enlouquecer se você foi mandado para casa, e estão dizendo que vai haver demissão, ou fome, ou que os supermercados vão fechar. 

Recalibre seu pensamento, todos estão desgastados por todas as notícias negativas.

Minha perspectiva desde o início é que isso é muito sério, mas todos nós vamos passar por isso e ser mais fortes por isso. Mas sinceramente, o bombardeio 24 horas por dia, 7 dias por semana, da "desgraça e tristeza" desgasta qualquer um.

Os medos são reais, por isso é preciso recalibrar nosso pensamento, concentrando-se em DEUS, e isso ajudará imensamente.
Concentre-se em que Deus sempre está no controle.

Quando pensamos que as coisas estão desmoronando, pensamos realmente que o plano de Deus está realmente desmoronando? Mas, será que é possível o plano de DEUS desmoronar? Claro que não!

Adicione sua fé e alguma verdade positiva à penumbra e concentre-se no que você pode fazer, em DEUS, Exemplo orar, ler a bíblia, Jejuar e até ir aos cultos se sua igreja está realizando culto, ou fazer cultos em casa com sua família se sua igreja não está fazendo culto!

Algumas pessoas alimentam seus medos e outras alimentam sua fé.

Alimentam sua fé e concentre-se na esperança para o futuro, todo este mal vai passar, assim que cumprir seu propósito.

2) Elimine as más notícias e concentre-se nas boas notícias, sempre há  
(9) O Senhor disse a Gade, o vidente de Davi: (10) "Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções. Escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ". 1Cr 21:9-10

A maior e melhor notícia é que DEUS tem o controle de tudo e ele sempre nos dá opções.

O Evangelho é a melhor notícia que podemos ter. Isso não resolve o problema imediato, mas nos lembra o que é realmente importante e, finalmente, em que nosso foco deve estar.

Faça tudo o que puder para ajudar a resolver a situação, mas nunca perca a visão geral. O Evangelho é central em como pensamos e vivemos, e Jesus nunca entrou em pânico, mesmo na hora mais difícil.
Deixe de lado aquilo que não é essencial, como por exemplo está pendurado em redes sociais sendo bombardeado o tempo todo com notícias ruins.

Faça o possível para trazer fé e esperança agora, nesse momento.

3) Eleve a prática da oração a uma de destaque.
1Cr 21:13 (13) Davi respondeu: "É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".
1Cr 21:16-17 (16) Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra. (17) Davi disse a Deus: "Não fui eu que ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não sobre o teu povo! "

A oração pode ser tão óbvia que não precisa estar na lista. Mas minha observação e experiência são de que sob intensa pressão quando há muito a ser feito "agora", é fácil permitir que a oração deslize para o segundo lugar.

Em todas as crises, incluindo o Coronavírus, a oração é a nossa maior ferramenta para desligá-lo do mundo e curar os doentes.

(18) "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Mt. 18:18

Esta é a minha oração diária, e acredito que quanto mais pessoas fazem essa oração, mais rapidamente essa doença será contida e desligada.

Este ponto não sugere que você não esteja orando o suficiente, mas que todos possamos orar um pouco mais, especialmente em momentos de grande necessidade.

4) Procure maneiras de servir e ajudar os outros.
1Cr 21:22-24 (22) E Davi lhe pediu: "Ceda-me o terreno da sua eira para eu construir um altar em honra do Senhor, para que cesse a praga sobre o povo. Venda-me o terreno pelo preço justo". (23) Mas Araúna disse a Davi: "Considera-o teu! Que o meu rei e senhor faça dele o que desejar. Eu darei os bois para os holocaustos, o debulhador para servir de lenha, e o trigo para a oferta de cereal. Tudo isso eu dou a ti". (24) O rei Davi, porém, respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe nada".

Temos visto nestes dias, tudo que combate o vírus sumindo das prateleiras de farmácia e supermercados, as pessoas estão pensando somente nelas e não no próximo.

Davi poderia ter se aproveitado de Araúna, mas não, ele comprou o terreno pelo preço justo, era tempo de peste, de praga, de calamidade, mas o rei não usou isso para se beneficiar, ao contrário, ele foi honesto e bom.

O medo é sempre reduzido quando você ajuda os outros, em vez de pensar principalmente em si mesmo.

Quando você fica preso em sua própria cabeça, seu mundo diminui e se torna cada vez menor.

É semelhante a uma pessoa que fica gravemente doente. Todo o seu esforço e energia, de maneira justa e compreensível, se move para melhorar. Eles não têm a capacidade de fazer outra coisa senão se concentrar em si mesmos.

Quando você encontra maneiras de investir e ajudar os outros, você se torna uma pessoa melhor, maior e mais forte. Sua confiança aumenta e você se torna mais eficaz.

Tenho me concentrado em liberar palavra encorajadora as pessoas, por telefone, zap, ou redes sociais e pessoalmente se vierem até mim ou precisarem que vá até elas.

Nada é mais simples que uma palavra encorajadora ou uma oração sincera, e acredite, nada nesse tempo é mais vital, valioso e importante do que uma palavra de fé.

5) Entregue a DEUS e confie a ele o que você não consegue controlar.
1Cr 21:26-27 (26) E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Davi invocou o Senhor, e o Senhor lhe respondeu com fogo que veio do céu sobre o altar de holocaustos. (27) E o Senhor ordenou ao anjo que pusesse a espada na bainha.

Ouvi dizer que não há nada que possamos realmente controlar nessa doença, inclusive o contato com esse vírus é inevitável, estamos apenas adiando e tentando evitar o colapso na saúde. Talvez seja verdade.

Podemos não controlar mais influenciar, principalmente influencia a humanidade a se voltar para DEUS, a parar de ouvir satanás e se arrepender como Davi fez.

Você quer vencer o coronavírus, edifique um altar dentro do seu coração e se volte a DEUS, precisamos pregar isso, arrependimento e a bondade de DEUS.

DEUS não criou isso, foram os homens, consequência da desobediência, soberba, avareza, promiscuidade, ganancia e rebeldia.

Quando orei a DEUS e perguntei sobre o que seria o Ano de 2020 para nós da frutos da fé, DEUS respondeu, Ano da graça!

E diante desse caos, eu entendo mais e mais o que isso significa.

Graça é favor imerecido, graça é receber o que não merecemos, talvez muitos mereçam morrer nessa pandemia, mas DEUS me diz que se arrependerem serão salvos.

Não importa o que fizeram, receberão o perdão de graça e alcançaram a Salvação

Somos chamados para mudar a vida das pessoas pregando SALVAÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.

Nós podemos mudar as coisas; essa é uma parte significativa do chamado de um CRISTÃO

Preguem que Deus deve assumir completamente o governo de nossas vidas.

Preguem que a Dependência de Deus é sempre a melhor escolha.

Que nenhum mal alcance você, sua casa e sua família!

2020 – Ano Apostólico da Graça
Bispo Rosivaldo Melo
FRUTOS DA FÉ, Igreja Apostólica em Células

Nenhum comentário:

Postar um comentário