domingo, 4 de abril de 2021

TEMA – FILHOS PERMANECEM EM CASA

TEMA – FILHOS PERMANECEM EM CASA


Base - Jo 8:35-36 (35) Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. (36) Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus nos ensina que todo aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida é-lhe concedido o direito de tornar-se filho de Deus.

Hoje gostaria de mostrar um grande sinal que caracteriza um verdadeiro filho de DEUS. Verdadeiros filhos permanecem na casa.

Vou demonstrar isso, através da história de três personagens bíblicos que não permaneceram na casa, mas tiveram de partir.

1. Adão não ficou em casa

Adão não permaneceu em casa ( o Jardim, A Presença de DEUS) porque não se tornou filho. Se tivesse comido da árvore da vida teria ficado em casa, mas foi expulso, sendo obrigado a ir embora.

Deus é vida e a árvore da vida era a maneira de Adão receber a vida de Deus.

O novo nascimento não é uma questão de mudança de comportamento ou de hábitos, mas é uma questão de receber uma vida que não tínhamos antes.

Essa vida é a zoe, ou seja, a vida de Deus, a palavra grega “zoe” no original, significa uma nova modalidade de vida, não meramente vida sem fim, viver a vida, a natureza eterna de DEUS, em nós.

(4) Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem (ZOE) participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. 2. Pe. 1:4

O que nos faz filhos é nos alimentar da vida de DEUS, e isso só é possível quando estamos na casa do Pai, vivendo o Pai, Respirando o Pai, na casa do Pai.

Para compreender isso pense no novo nascimento como uma mudança de reino. Um reino nos fala de pelo menos três coisas:

·         Um esfera, um lugar onde reina um soberano;

·         Um grupo de pessoas que são os súditos de um rei

·         Um tipo de natureza, por exemplo, só pertence onao reino vegetal aquilo que é vegetal, só pertence ao reino mineral aquilo que é mineral.

O reino dos céus envolve todos esses aspectos. É um lugar para onde iremos e também é um grupo de pessoas ao qual agora pertencemos que reconhece a Jesus como Senhor e rei.

E por fim é também uma mudança de natureza, pois assim como somente vegetais pertencem ao reino vegetal, somente filhos de Deus nascidos no espírito pertencem ao reino dos céus (Reino de DEUS) que é espiritual.

O novo nascimento é uma mudança de natureza. Natureza é aquilo que fazemos espontaneamente sem ninguém nos ensinar.

2 - Caim não ficou em casa

O segundo exemplo de alguém que não conseguiu ficar em casa foi Caim.

Ele não ficou em casa porque não creu no sangue, Sangue aqui falar de Amor.

Lembe-se: Jo 3:16 - "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Quem não entende o sangue, não entende a importância do amor e do sacrifício. Quem não entende o Amor não permanece na casa porque não é filho.

Somente o Amor transforma Filhos Biológicos ou Adotados em Filhos.

O filho que não entende o sacrifício, o amor e sangue derramado por seus pais, nunca se tornara um filho.

É o  amor que une famílias, é o amor que nos faz ter o mesmo coração, É o amor que nos dá identidade.

É o Amor que justifica o preço pago para estarmos juntos.

Então quem ama que está perto, que está junto, quem ama se orgulha em carregar o nome da família, se orgulha de ser filho de quem é, se orgulha de ser ser família, pois entendemos o laço que nos cerca, o laço do amor.

No caso de nós e DEUS foi o amor do Pai, o sangue de JESUS que nos fez filhos amados.

Quando você chega diante de Deus você tem duas opções:

·         ou vem sem pecado (isso é impossível, (Rm. 3:23) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,)

·         ou traz consigo o sangue.

Caim ignorou o sangue e resolveu apresentar-se sem pecado, ou seja, com suas próprias obras a Deus.

Desde o Éden o cordeiro teve de morrer para que o homem pudesse ser salvo. Apocalipse 13:8, lemos: (8) Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo.

Quando o homem traz a oferta sem o sangue ele está dizendo:

·         Eu não sou um pecador.

·         Não preciso que o inocente morra por mim.

·         Eu não sou culpado.

Esse é o significado da oferta de Caim, de como ele chegou diante de DEUS, esse é o caminho de Caim, e o caminho de muitos hoje.

Eu sou um bom filho, bom marido, eu sou honesto, eu pago minhas contas, eu não preciso de DEUS, não preciso de igreja, não preciso da casa do papai, eu me viro muito bem sozinho, eu posso viver sem você pai, eu vou conquistar tudo por mim mesmo.

Essa é a religião com base na obra humana.

Quando isso acontece conosco, não conseguimos continuar em casa, vivendo em família com DEUS e assim nos expulsamos nós nos de casa.

Quantos filhos sonham em sair de casa e viver como acham que devem? Quantos Filhos de DEUS, escolhem viver fora da casa do Pai, escolhem viver como querem, longe do Pai, longe do sangue.

Caim viveu errante pela terra... Nunca achou o caminho de volta!

Não há lugar na casa para aqueles que ignoram o sangue (O PODER DO AMOR).

Mas Deus é tão generoso e lhe diz no verso 7: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta” (Gn. 4:7).

A palavra pecado no hebraico é “chattah”. Ela pode ser traduzida por “pecado” ou “oferta pelo pecado”.

Os tradutores da bíblia resolvem traduzi-la no verso 7 como pecado, mas o Espírito Santo, quis dizer oferta pelo pecado.

Veja então como ficaria o texto: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se,todavia, procederes mal, eis que a oferta pelo pecado jaz à porta”.

Em outras palavra, Deus está dizendo a Caim, Caim usa o cordeiro e oferecer a oferta correta, que é o sangue, se você fizer assim você se tornará filho e ficarás em casa para sempre.

Aqueles que tentam se relacionar com Deus com base em si mesmo, em sua propensa bondade, honestidade, amor, ou seja em seus próprios merecimentos e obras de justiça desprezam o sangue do cordeiro,  por isso não conseguem ficar em casa.

Mas o cordeiro está perto de você, na sua boca. Apenas creia.

3. Ismael não ficou em casa

Outro exemplo de alguém que não conseguiu ficar em casa foi  ficar em casa Ismael.

Sara, a esposa de Abraão decretou que ele não poderia viver junto com o Isaque, o filho.

Mas isso não aconteceu gratuitamente, Ismael perseguia Isaque.

Gl 4:29-31 (29) Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora. (30) Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre". (31) Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

Precisamos entender o que isso significa, pois o esforço humano persegue e tenta neutralizar e destruir a graça.

Ismael não era filho da graça, mas do esforço, da força do homem.

Aquele que não entende a graça não consegue permanecer em casa.

Na casa só há lugar para filhos da graça.

No capítulo 4 de Gálatas Paulo mostra que Abraão teve duas mulheres: Sara e Agar. Essas duas mulheres são simbólicas. Agar representa a lei enquanto Sara aponta para a graça de Deus (Gl.4:24).

Tudo o que procede do monte Sinai produz escravidão, mas a nossa mãe é a graça.

Quem tem sido a sua mãe espiritual? Agar ou Sara? A lei ou agraça?

Como eu posso saber se eu sou filho de Agar? Aqueles que são filhos da lei vivem pelo seu esforço próprio, confiam na sua justiça própria e estão sempre tentando merecer a bênção de Deus por meio do cumprimento dos mandamentos.

A bíblia diz que os filhos de Agar (a Lei) não conseguem permanecer em casa junto com os filhos de Sara (a graça) (Gn. 21:10).

4. Verdadeiros filhos voltam para casa

Lemos a história do Filho prodigo em: Lc 15:17-24 (17) Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! (18) Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; (19) já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. (20) Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (21) Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. (22) Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; (23) trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, (24) porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.

De como caiu em si, e voltou para casa...

O filho pródigo saiu de casa de viveu uma vida dissoluta, perdeu tudo, mendigou, foi humilhado e desonrado, teve fome, mas em nenhum momento ficou com medo de voltar para casa e então caindo ele em si, e lembrou-se de quem era seu Pai, e de como aqueles que estavam debaixo da proteção de seu Pai eram cuidados, honrados e abençoados, então ele volta para casa, apesar de tudo que tinha feito...

Verdadeiros filhos voltam para casa

João diz que se alguém não permanece é porque não é filho.

A prova de que somos filhos é permanecemos na casa, na presença do Pai, na casa do Pai, próximo do Pai, dependente do Pai..

Em I Jo. 2:19, lemos - Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Isso não significa que eventualmente filhos não possam se desviar, eles se desviam, eu me desviei quando tinha 16 Anos, eu fui um filho prodigo, eu sai da casa do Pai, mas eu voltei, Filhos podem se desviar e saírem de casa, mas a verdade é que, se forem filhos de verdade, eles em algum momento voltarão.

Conclusão

“Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” – 1 João 2:24,25.

Então, o que João está dizendo, é que se as verdades do evangelho e o Espírito Santo permanecerem em nós, o poder transformador de Deus produzirá o mesmo tipo de vida que Jesus viveu nos seus dias, fazendo-nos participantes da natureza divina (ZOE)

Por que João usa a expressão “cuidem para que aquilo que ouviram desde o principio

     permaneça em vocês”?

     O que significa “cuidar”?

     Quem é responsável por ter este cuidado?

Simplesmente porque de fato precisamos nos tornar filhos, confiados somente no amor do Pai através da graça de CRISTO, nunca esquecendo que se somos filhos, nosso lugar é em casa.

2021 – Ano Apostólico da Esperança

Bispo Rosivaldo Melo

FRUTOS DA FÉ, Igreja Apostólica em Células

Nenhum comentário:

Postar um comentário