TEMA – VÁ E FAÇA O MESMO
Base
Bíblica - Lc 10:25-36
(25) Certa ocasião, um
perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre,
o que preciso fazer para herdar a vida eterna? "
(26) "O que está
escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "
(27) Ele respondeu:
" ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de
todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a
si mesmo’".
(28) Disse Jesus:
"Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá".
(29) Mas ele, querendo
justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo? "
(30) Em resposta, disse
Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de
assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o
quase morto.
(31) Aconteceu estar
descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro
lado.
(32) E assim também um
levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
(33) Mas um samaritano,
estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve
piedade dele.
(34) Aproximou-se,
enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre
o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
(35) No dia seguinte,
deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe
pagarei todas as despesas que você tiver’.
(36) "Qual destes
três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?
"
(37) "Aquele que teve
misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e
faça o mesmo".
INTRODUÇÃO
Estamos terminando mais um ciclo, e
começando outro ciclo.
No novo ano, diversas pessoas passaram um
nossas vidas, umas amarguradas, outras feridas, desconfiadas, endividadas,
abandonadas, pessoas que o pecado, o diabo e o mundo destruiu.
Pessoas que precisam de ajuda e de socorro,
pessoas que somente serão curadas se nós argimos com misericordia.
Misericordia não é pena, misericordia é a
associação de compaixão com ação, é ver alguem necessitando de ajuda e ajudar.
A parábola do Bom Samaritano é muito
conhecida e muito comum.
Nos dias de hoje encontrarmos instituições
de caridade, hospitais, asilos e orfanatos que usam este nome: “O Bom
Samaritano”.
Inclusive, em Israel, no caminho de
Jerusalém para Jericó, existe um hotel para os turistas que viajam à Terra
Santa se hospedarem chamado Hospedaria do Bom Samaritano.
Mas quem foi? Ou quem é? Ou quem será o Bom
Samaritano?
Antes é preciso que saibamos que os
samaritanos era repudiados pelos judeus, ele eram considerados impuros e mestiços.
E Jesus, nesta ocasião do versículo acima,
estava indo para Jerusalém quando de repente foi questionado por um intérprete
da Lei que lhe indagava:
“E quem é o meu próximo”?
E Jesus começou a dizer a eexplicar quem de
fato era seu proximo, ou seja a quem eles deveriam exercer misericordia.
A misericordia anda de mãos dadas com o
amor e a graça...
Mt 9:12-13 (12) Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde
que precisam de médico, mas sim os doentes. (13) Vão aprender o que significa
isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos,
mas pecadores".
Os Judeus e muitos CRISTÃOS hoje são sabem
de fato o que é graça, misericordia e amor.
Então JESUS contou uma Parabola:
“Um
certo homem descia de Jerusalém para Jericó...”. Esta estrada que
levava as pessoas de uma cidade a outra tinha 28 Km de distância.
E ela era conhecida como o “Caminho de
Sangue” por causa da insegurança e dos assaltos que eram freqüentes naquele
lugar.
O caminho sinuoso, pedregoso, que ia de
Jerusalém a Jericó, em apenas 28km descia mil metros. Jericó, uma das mais
velhas cidades do mundo, está a 350 m abaixo do nível do mar, formando um oásis
numa região desértica.
O caminho entre Jericó e Jerusalém era
conhecido pelos assaltos.
O deserto, as cavernas e gargantas
facilitavam o esconderijo e a fuga.
O caminho era bastante usado, por ser,
então, a única subida do vale do Jordão para a Cidade Santa. Negócios,
obrigações legais e religiosas faziam movimentar a estrada perigosa, onde os viajantes
costumavam subir ou descer em grupos, para se protegerem.
Esse caminho tipifica nossa vida aqui neste
mundo, ela é um longo trajeto, cheio de curvas, altos e baixos, cheia de
perigos, onde ganhamos muito em um momento e em outros momento perdemos tudo
porque tomamos decisões erradas ou simplesmente porque fomos roubados por
pessoas igual a nós, ou rubado pela vida ou pelos demonios.
Muitos sacerdotes que prestavam serviços no
templo de Jerusalém, moravam em Jericó, assim como os levitas, que eram os serviçais
e cantores do templo.
Este homem que descia para Jericó, Jesus
não fala acerca da sua nacionalidade, da sua raça, se era branco ou negro, se
era rico ou pobre.
Este homem de repente se viu numa
emboscada, caindo nas mãos dos salteadores, foi sem piedade assaltado e,
reagindo ao assalto ele foi espancado; roubaram-lhe todos os seus pertences, o
feriram bastante e o deixaram como morto aos trapos à beira do caminho.
A GRANDE LIÇÃO
JESUS já começou a ensinar quem é de fato
nosso proximo, ou seja, não depende raça, cor, grau de instrução, posição
social, genero nem fé, mas é todo aquele que precisa de ajuda.
Aquele homem perito na lei sabia quem era
DEUS, mas não sabia quem era o proximo.
Como podemos professar uma fé em DEUS, se
não vivemos o amor pelas pessoas?
Somos muito bons em julgar, mas em agir
somos peesimos, isto porque agir exige de nós sair de uma posição de conforto.
Quem perguntou sobre o infeliz que caiu nas
mãos dos ladrões foi um doutor da lei, portanto, um judeu.
E os judeus restringiam muito os que podiam
ser denominados próximo: eram só familiares, os que tinham o mesmo sangue, os
compatriotas observantes da Lei Mosaica, os pagãos que adotassem as leis, a fé
e as tradições judaicas, desde que circuncidados.
Ficavam expressamente excluídos os
estrangeiros, os que trabalhavam para estrangeiros, os inimigos de qualquer
espécie, a plebe ignorante, os que exerciam certas profissões que facilitavam a
impureza legal - a pesca, o pastoreio, o curtimento de couros -, os pobres e os
leprosos.
A lição de Jesus está em dizer que a
misericórdia exige que se deixe de lado o bem-estar pessoal para socorrer um
necessitado.
DEUS que misericórdia e não sacrifícios,
essa mensagem não era atual, mais antiga.
Os 6:6-Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em
vez de holocaustos.
A lição de Jesus é clara e mas não é inovadora,
porem estava esquecida pela religiosidade, então JESUS bate de maneira forte: a
misericórdia não tem fronteiras religiosas, geográficas ou de sangue. A
misericórdia não faz restrições, ela é obrigação de todos. Tg 2:13/Cl 3:12
Tg 2:13-20 (13) porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não
foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo! (14) De que adianta,
meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode
salvá-lo? (15) Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento
de cada dia (16) e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e
alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta
isso? (17) Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está
morta. (18) Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me
a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. (19) Você crê que
existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! (20)
Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
O semi-morto é um desconhecido, um anônimo,
por isso foi abandonado pelo Sacerdote e Levita.
(31) Aconteceu estar descendo
pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
(32) E assim também um
levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
Mas, para JESUS, ele é um ser humano, uma
criatura de DEUS que precisa de ajuda e socorro.
Quem o socorre?
(33) Mas um samaritano,
estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve
piedade dele.
(34) Aproximou-se,
enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre
o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
um
samaritano que, para o doutor da lei, é estrangeiro, um mestiço, um impuro, um inimigo
e pecador.
O homem desprezado pelo escriba é
apresentado por Jesus como exemplo de misericórdia, porque socorreu um irmão
necessitado, sem saber quem era, sem medir perigos e conseqüências.
Assim deveria ser o verdadeiro discípulo de
Jesus ontem, e deve ser hoje.
A dureza de coração e a supremacia dos
interesses pessoais, mesmo se sagrados, devem ceder lugar à misericórdia.
O próprio Jesus é o grande modelo: deixou
seu LUGAR DE GLÓRIA para
recolher e curar o ser humano assaltado pela força do mal e deixado ferido à
beira da estrada da vida.
Precisamos ser como JESUS é
1Jo 3:17-19 (17) Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em
necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
(18) Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
(19) Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração
diante dele
1Jo 4:17-18 (17) Dessa forma o
amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança,
porque neste mundo somos como ele. (18) No amor não há medo; pelo contrário o
perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo
não está aperfeiçoado no amor.
Se vemos Jesus figurado no samaritano, podemos
dizer que Jesus é o modelo perfeito do verdadeiro discípulo.
Por isso Paulo diz: Sede meus imitadores
como sou de CRISTO.
CONCLUSÃO
Mas vamos agora
interpretar esta parábola do Senhor Jesus.
·
Nós falamos do Homem à beira do caminho,
ferido, impotente, incapaz de conseguir sozinho a sua salvação.
·
Este é o pecador, éramos nós antes de
conhecermos a Jesus.
Os salteadores são os demônios e os seus anjos, que querem matar, roubar e
destruir;
·
O homem assaltado no caminho é nosso proximo,
nós mesmos já fomos esses homem, mas o bom samaritano cuidou de nós.
·
O sacerdote representa a Lei;
·
O Levita levita representa a velha aliança;
·
O samaritano é Jesus;
·
O óleo é o Espírito Santo;
·
O vinho é o sangue de Jesus que cura o
pecador;
·
A hospedaria é a igreja;
·
As duas moedas são os dois
mandamentos:
1º Mandamento: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e todas as tuas
forças".
2º Mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
O dono da hospedaria é Deus!
A Lei e a velha aliança não salvam ninguém.
Vivemos, graças a Deus, no tempo da graça;
“Disse, pois Jesus: vai, e faze da mesma
maneira". (Lucas
10:37)
Deus te abençoe!
Bispo Rosivaldo Melo
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