domingo, 6 de fevereiro de 2022

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFETICA - Culto de Adoração - Domingo 06 de Fevereiro de 2022

 Tema – Vivendo a vida como uma força do bem nesse mundo 

Base Bíblica - 1Co 9:24-27 

(24) Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. 

(25) Todos os que competem nos jogos se subm
etem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 

(26) Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 

(27) Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

INTRODUÇÃO

Viver a vida é e sempre será uma questão de escolha, a vida é feita de boas escolhas e de más escolhas e essas escolhas irão determinar que tipo de vida você está vivendo e como você tem influenciado as pessoas que estão ao seu lado.

Você pode ser uma pessoa a serviço do bem ou a serviço do mal.

Existe uma luta travada todos os dias na tentativa de nos salvar ou de nos destruir.

O determinante nessa luta será você mesmo.

1. Não corre a corrida da vida sem um alvo

2. Não esmurra o ar

3. Esmurra seu corpo para sujeita-lo a vontade do espírito.

O próprio Paulo fala em outra passagem da luta que todos enfrentamos com o pecado.

Rm 7:18-20 (18) Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. (19) Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. (20) Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Essa é a luta que todos nós travamos diariamente, a luta para vencer o pecado e nos tornarmos bons.

Graças a DEUS que por intermédio do Sacrifício de seu filho JESUS CRISTO nos deu a salvação, basta para nós aceita-lo como SENHOR e salvador da nossa vida, pois quando fazemos isso estamos escolhendo o lado do bem.

Por isso essa decisão deve ser consciente, racional e não emocional, pois quando a emoção passa, muitos voltam atrás.

A nossa salvação nos foi dada de graça, não precisamos nos esforçar para tê-la, mas precisamos nos esforça para mantê-la, porque constantemente somos atacados, perseguidos e temos a tendência natural da carne de revidar nossos ofensores e agir como eles.

2Co 4:8-11 (8) De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; (9) somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (10) Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. (11) Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

Mas Paulo diz que trazemos sempre em nosso corpo o morrer de JESUS, esse morrer de JESUS é confiar nele nos piores momentos, para que a vida de JESUS seja revelada em nós, ou seja, o bem, o poder que transforma o mundo, a diferença entre o justo e o injusto.

JESUS ensinou:

Mt 5:43-45 (43) "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. (44) Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, (45) para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Mas porque JESUS pediu isso? Porque se odiamos quem nos odeia, se perseguimos que nos persegue, nós seriamos iguais a eles.

O que fez a Igreja crescer na época da igreja de atos era que essa igreja manifestava o bem, todos queriam ser como essa igreja, ou seja, como JESUS, porque essa igreja expressava JESUS, não era uma igreja cheia de picuinha, mesma igreja cheia de amor, que inclinava a balança do mundo para o amor, para o perdão, para o sacrifício, para o serviço.

At 2:46-47 (46) Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, (47) louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Era uma igreja que se preocupa mais como próximo do que consigo mesmo.

Nós que somos igreja precisamos guardar nosso coração, para poder viver a vida como uma força do bem.

Por isso Paulo nos ensina:

Gl 6:8-10 (8) Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (9) E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (10) Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Por isso precisamos nos preparar para sujeitar nossa carne a DEUS, pois é nossa carne, nosso ego, nosso eu que é constantemente atacado.

PASSOS PRÁTICOS PARA VIVER A VIDA COMO UMA FORÇA PARA O BEM:

1. Cultive o amor de DEUS em você

Mt 22:37-40 (37) Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. (38) Este é o primeiro e maior mandamento. 

É impossível amar alguém se não temos o amor de DEUS.

O amor de DEUS é o amor incondicional, é o amor que não espera nada, é o amor que não cria expectativas.

A maioria das decepções tem como base expectativas de retorno que se cria em relação a outro.

Quando tenho a consciência do amor de DEUS eu faço até para meu inimigo porque sei que a minha recompensa vem de DEUS.

2. Cultive seu amor por você 

Mt 22:39-40 (39) E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. (40) Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".

Como aprendo a me amar?

Esse é o grande problema das pessoas, elas não descobriram como se amar, e o pior de tudo isso é que transferem para outros essa responsabilidade.

O que DEUS nos ensinou foi ame o seu próximo como a si mesmo e não o contrário, sinta-se amado pelo amor que você recebe do próximo.

Comece a se amar cultivando sua própria vitalidade física, mental e espiritual.

Cultivar sua vitalidade física é por exemplo fazer exercícios, é comer para alimentar teu corpo e não tuas emoções, dormir cedo, acordar cedo.

Cultive sua vitalidade Mental é ter dias de lazer, tirar férias, ter momentos com a família, para os casados fazer amor, assistir bons filmes, ler bons livros, sair um pouco das redes sociais que virou uma espécie de prisão para algumas pessoas.

Cultivar o espirito é ir a célula, ir a igreja, ler a palavra, orar, Jejuar, se envolver na obra de DEUS.

Se eu não me amar jamais poderei amar meu próximo e ser uma força do bem nessa vida.

Então segue a pergunta: “Você está cuidando de si mesmo?” 

  • Se Você não amar você mesmo, nunca amará outra pessoa!
  • Se você não cuidar de si mesmo, você não pode cuidar de ninguém!
  • Se você não ajudar a si mesmo, jamais ajudará outras pessoas!

3. Coloque a armadura de Deus.

Ef 6:11-12 (11) Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, (12) pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Os elementos dessa armadura são: Certeza da Salvação, Justiça de DEUS, Verdade, Fé, e o Espirito santo

  • Quando for acusado pelo diabo de pecados passados a certeza da salvação me protege.
  • Quando for injustiçado na vida, a certeza da justiça de DEUS protege meu coração.
  • Quando for cercado por mentiras, a verdade me liberta e me protege.
  • Quando estiver abatido, a fé me protege e me levanta
  • Quando estiver sem saída, o espirito santo me conduz a liberdade 

Estas coisas blindam nossa vida contra os ataques de satanás.

Sabemos que a batalha não é meramente contra carne e sangue, satanás usa as pessoas, mas estamos lutando mesmo é contra o inferno. 

4. Aprenda a navegar pelas vozes de seus críticos.

Tg 1:19-Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, 

Críticas intermináveis consomem sua energia e desencorajam sua alma. 

Criticas são por diversas vezes dados inflamados, setas para entristecer, mas detalhe elas só têm efeito se você der ouvidos.

Então, em vez disso, aprenda a quem ouvir e quem você deve ignorar. Ouça para ver o que você pode aprender e como pode precisar mudar, mas se for uma crítica inútil, deixe para lá e siga em frente.

Critica útil são aquelas que trazem junto uma solução, se não tem solução não de atenção;

5.  Acredite que tudo é possível.

Mc 9:23-24 (23) "Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê. " (24) Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! "

Tenha cuidado para não limitar o tamanho da bênção de Deus pelo tamanho do que você acredita.

Começa crendo que Deus está com você. 

Acredite que Ele se importa com tudo que é seu.

Se DEUS acredita em você, então você deve acreditar em si mesmo. 

Lider, se você não acreditar em sua liderança, ninguém mais acreditará.

Irmão, se você não acreditar em você ninguém mais vai.

Deus lhe deu dons e paixão para que você seja capaz cumprir seu chamado. 

Deus pode e quer usar você como uma força para o bem da humanidade, para o bem de quem está próximo de você

6. Se torne alguém convicto.

Hb 11:1-2 (1) Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (2) Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

Com o que você se importa profundamente?

Qual é o grande fardo que reside em sua alma?

Sobre o que você chora ou às vezes fica acordado?

Isso parece contraditório, mas não é: “Seu fardo é o combustível de sua paixão e a substância de ser uma força para o bem.”

Ou seja, a quilo que você mais precisa deve ser o que te motiva a buscar mais a DEUS.

Mc 10:48-Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 

O que motivou Bartimeu a gritar mais alto quando o mandavam calar a boca era a necessidade de ser curado com a certeza de que seria curado.

Bartimeu tinha convicção de que seria curado.

Onde você ouve sua própria voz elevando-se acima do ruído de tal forma que chega com uma sensação de convicção?

A convicção que lhe permite perseverar, não importa o que seja, para o seu bem e para o bem dos outros dos outros.

7. Concentre-se no que você pode mudar

Rm 12:2-3 (2) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus

Uma força para o bem sempre envolve mudança; você não pode seguir em frente se tudo permanecer igual.

O que o torna poderoso é que, de acordo com o plano de Deus, a vida de alguém é mudada para o bem.

Esse é o operar de DEUS nas vidas das pessoas, inclusive na nossa e a partir da nossa a dos outros.

Tornar-se uma força para o bem requer uma intenção de ser, um foco e um zelo que transforme o cotidiano em uma força a ser reconhecida. 

O que se alinha com o propósito do céu, sua paixão e algo em que você pode efetuar mudanças?

Seja específico e mantenha o foco.

8. Quando você não se sente forte, ainda pode agir.

2Co 12:10-Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 

Tornar-se uma força para o bem não se baseia em sua capacidade de ser sempre “forte”. 

Pelo contrário, as escrituras esclarecem que, mesmo em nossa fraqueza, Cristo nos fortalece.

O ponto é que não importa como você se sinta ou como você avalie sua força de pessoal, você ainda pode agir.

Observe a sequência:

  1. Cultive o amor de DEUS
  2. Cultive seu amor próprio
  3. Coloque a Armadura de DEUS
  4. Navegue sobre as Criticas
  5. Acredite que é possível.
  6. Desenvolva sua voz de convicção. (Qual é o seu fardo?)
  7. Concentre-se no que você pode mudar.
  8. Tome uma atitude.

Agir pode começar apenas com você; é preciso apenas um (você) para começar algo avançando, mas logo você trará outros com você e você verá muitos se tornando uma força para o bem.

9. Nunca subestime o poder do Espírito Santo.

1Ts 5:19-Não apaguem o Espírito. 

Deus usa homens e mulheres para liderarem; foi assim que Ele o estabeleceu. Ele escolheu você. 

Para liderar uma igreja, uma empresa, sua família e sua própria vida.

Sim, há muito sobre seus ombros; no entanto, não está em seu poder (controle). 

O Espírito Santo traz poder ele é a verdadeira força em movimento.

Ser uma força para o bem não é sobre sua personalidade, ou nível de experiência e conhecimento, tem a ver com o quanto de DEUS (Espirito) tem em você e se você transborda.

Tem a ver com sua dependência e obediência ao Espírito Santo de Deus.

  • Como você envolve o Espírito Santo?
  • Você sente o sente em sua vida, agora, hoje?

Davi disse: Sl 23:5b – ... unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. 

Davi pediu óleo sobre a cabeça, ou seja unção do Espírito e ele transbordaria, precisamos disso para sermos uma força do bem nesse mundo.

Peça a Deus para derramar esse poder sobre você. 

Deus não retém o poder de seus propósitos.

Minha oração é que nos unamos como uma força para o bem de acordo com o propósito de Deus e com Seu poder para impactar as pessoas desse mundo tão vazias de DEUS.

2022 – Ano Apostólico do upgrade

Pastor Rosivaldo Melo

Igreja Batista Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário