Base Bíblica - Jo 10:10-11 (10) O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. (11) "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
INTRODUÇÃO
Todos nós sabemos quem é o ladrão a quem JESUS se refere, já vi alguns teólogos contestando a afirmação de que JESUS não se referia ao diabo, e sim aos maus sacerdotes da época, mas Paulo, dirigido pelo espírito santo, claramente nos ensina que nossa lita não é contra pessoas, sejam elas as piores do mundo.
Ef 6:12-porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
E sem dúvida, nunca vi satanás agindo tanto, como nesta época e nessa geração.
Infelizmente, desde adultos até crianças, são frequentemente roubados por esse ladrão maligno, cujo objetivo é unicamente matar o homem.
JESUS testemunhou sobre satanás, dizendo:
Jo 8:44- ...ele (o diabo) foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Desde sempre, os planos de satanás foi matar.
Observe a sequência descrita na bíblia:
- Matar – Matar a vida terrena
- Roubar – Roubar a Salvação Eterna
- Destruir – A alma do homem para sempre
Para isso satanás prepara sempre ciladas, e nessas ciladas ele inclui os dados inflamados.
Ef 6:11-Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
Ef 6:13-Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Ef 6:16-Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Segundo Paulo Satanás nos prepara astutas ciladas, ou seja, armadilhas bem preparadas (com astucia e inteligência), algo que naturalmente já é difícil escapar, porque ele vai no ponto fraco, o diabo vai justamente naquilo que você não tem, ou que sente falta.
Vejamos Jó:
Jó 1:1-Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.
Jó tinha:
- Integridade,
- Justiça,
- Temor a DEUS,
- Sabedoria (se desviava do Mal)
Satanás, observava Jó, para ver onde ele era vulnerável, qual seu ponto fraco.
Jó 1:7-8 (7) O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". (8) Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
Enquanto o Diabo observava Jó, DEUS observava o diabo.
"Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
DEUS diz a satanás, Jó é invulnerável...
Não há ninguém, na terra como ele...
Íntegro, Justo, Temente a DEUS, e Sábio (se desvia do mal)
Jó 1:9-10 (9) "Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás. (10) "Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
Satanás diz a DEUS ele é invulnerável porque você tem dado tudo a ele...Proteção, Segurança, Prosperidade a ele e a família.
DEUS permite que tudo seja tirado de Jó, exceto sua saúde.
No segundo encontro de DEUS com satanás, DEUS reafirma as qualidades de Jó, e ainda enfatiza sua integridade, dizendo ao diabo que Jó é irrepreensível.
Jó 2:3-Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo".
Novamente o diabo apela para retirar o que Jó tem, ou melhor, o que ele ainda tem.
Jó 2:4-6 (4) "Pele por pele! ", respondeu Satanás. "Um homem dará tudo o que tem por sua vida. (5) Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. " (6) O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele".
Onde quero chegar?
Simples...
Satanás sempre nos tenta, ou investe em nossa vida, diante daquilo que não temos, ou achamos que não temos.
Jó perdeu sua riqueza, prosperidade, segurança, família, saúde e apoio das pessoas.
Enquanto Jó tinha tudo, ele era invulnerável, mas quando aparentemente, Jó começa a perder, ele fica vulnerável as investidas do diabo:
- Quando perdeu bens e seus filhos
- Quando perdeu sua Saúde
- Quando perdeu o apoio de sua esposa
- Quando perdeu o apoio das pessoas.
A última investida do diabo contra Jó é a perca de todas as pessoas ao seu lado.
Jó 19:13-19 (13) "Ele afastou de mim os meus irmãos; até os meus conhecidos estão longe de mim. (14) Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. (15) Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro; vêem-me como um estranho. (16) Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. (17) Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim. (18) Até os meninos zombam de mim, e dão risada quando apareço. (19) Todos os meus amigos chegados me detestam; aqueles a quem amo voltaram-se contra mim.
Mas em tudo que aconteceu, não pecou Jó contra o SENHOR.
E no final desta prova, Jó sai aprovado e o diabo derrotado.
Jó 42:1-2 (1) Então Jó respondeu ao Senhor: (2) "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Jó 42:5-Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
Jó sai conhecendo DEUS e o poder de DEUS e descobrindo que o homem só perde tudo, ou não tem nada quando ele perde a presença de DEUS.
Jó 42:10-12 (10) Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. (11) Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. (12) O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início...
O diabo que que você foque no que você não tem, ou naquilo que você perdeu, ou melhor, ele que que você foque naquilo que você acha que não tem e naquilo que você acha que perdeu, pois é ai que você fica preso em uma cilada e então ele pode acetar você com os dados inflamados, e você se torna uma pessoa doente, depressiva e amargurada, eram esses os planos de satanás para Jó, mas ele não sucumbiu a isso.
Certa vez um aluno me fez esta pergunta: O que eu faço quando me sinto menos do que outros alunos que estão alcançando mais do que eu?
O termo psicológico para a pergunta desse aluno é chamado de privação relativa.
A privação relativa é uma teoria que explica o sentimento de discrepância que um indivíduo experimenta entre o que ele tem e o que poderia – ou deveria – ter.
Esse sentimento é algo que afeta não só alunos jovens ou adultos, esse sentimento afeta todas as pessoas e é hoje, uma grande cilada de satanás para prende o homem e amargura-lo, ate o desespero total.
Pessoalmente, não lutei tanto com isso até ser adulto, principalmente porque sempre fui um aluno excelente.
Lembro-me de estar um ou dois anos fora da faculdade e, quando me comparava ao meu círculo de amigos, achava que estava indo bem.
Então, visitei um amigo que morava em Boa viagem e tinha sua própria clínica, enquanto eu trabalhava para outros, e diga-se de passagem trabalhava muito para ter alguma coisa.
Rapidamente percebi que, se me comparasse a ele, estaria perdendo.
Meu trabalho não era tão prestigioso, minhas roupas não eram tão bonitas, minha casa não era tão impressionante e minha vida não era tão excitante quanto a dele.
Foi uma visita divertida com amigos, mas lembro-me de voltar para casa e me sentir um fracasso, até porque aquele colega era um péssimo aluno.
Esse sentimento que sentimos quando nos comparamos a outros geralmente produz esse sentimento de amargura e rancor contra a vida, contra nós mesmos, contra os outros e contra DEUS.
Essa seta maligna com muita eficiência rouba de nós a alegria e a gratidão por tudo que temos.
Isso acontece muito mais do que possamos imaginar.
Acontece quando vemos nosso vizinho parar em um carro novinho em folha e nos perguntamos se algum dia poderemos comprar um veículo melhor.
Isso acontece no mundo dos negócios quando vamos ao novo escritório de alguém e nos perguntamos por que eles têm os clientes e o sucesso que não temos.
Isso acontece quando o pastor vê uma igreja no caminho, indo para sua igreja, com o dobro do tamanho de sua pequena igreja, com cem vezes mais o numero de membros que a sua.
Acontece quando seu colega de trabalho recebe a promoção que você acha que merece.
Isso acontece quando o filho do seu amigo entra na faculdade dos seus sonhos enquanto seu filho está com dificuldades na escola.
Quando olhamos para os pais e mães ou para família perfeita de alguém e a nossa não.
Quando olhamos para o casamento perfeito do outro e o nosso não.
Quando começamos a nos comparar uns com os outros, começamos a nos sentirmos inferiores e fracassados.
Então é aí que o diabo entra, com o oferecimento de possíveis benefícios, cheios de facilidades, basta você se prostrar a mim e me adorar.
Mt 4:8-10 (8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. (9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". (10) Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Se ele tentou JESUS, ele vai te tentar para te destruir, e ele te tenta naquilo que você acha que não tem e nunca vai ter.
É interessante porque as ações do diabo surtem efeitos a principio diferentes em algumas pessoas, mas que com o passar do tempo darão o mesmo resultado.
Por exemplo:
Imagine uma jovem que olha para sua casa e família, destruída e acha que nunca vai ser feliz, então, entra em um nível de estresse e depressão tão grande que não consegue viver e ser feliz, Já outra jovem, passando pelo mesmo problema se entrega a uma felicidade mundana, sexo, droga, vários amores, diversão sem limites, até nada mais suprir seu vazio e se tornar alguém depressiva, amargurada por uma serie de insucessos em sua vida.
Satanás tem oferecido a humanidade duas coisas o desespero imediato, ou o desespero futuro fruto de uma alegria vã.
Mas aqui está a verdade: DEUS é tudo que precisamos.
É interessante, que diferente de satanás, DEUS não nos oferece o que queremos, ou o que achamos que precisamos, ele pergunta o que temos para transformar o que temos no que realmente precisamos.
Quando a mulher viúva de um discípulo do profeta Elizeu foi procura-lo, porque seus filhos iam se tornar escravos por conta de uma dívida, ele não providenciou dinheiro para ela, aparentemente ela precisava de dinheiro, a saída mais fácil era ela providenciar dinheiro, fazer cair dinheiro do céu, mas não foi assim.
2Rs 4:1-7 (1) Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". (2) Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? " E ela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". (3) Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. (4) Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". (5) Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. (6) Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr. (7) Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar".
Veja as etapas que envolveu a vitória da viúva:
- Ela foi ao profeta buscar socorro
- Ele deu a direção que envolvia uma ação dela para outra ação de DEUS
- Obedeceu pediu vasilhas emprestadas
- Obedeceu transferiu o azeite da vasilha original para as outras
- Viu o milagre da multiplicação do azeite
- Voltou para o profeta, para perguntar o que fazer com tanto azeite
- Recebeu nova direção, vender o azeite e pagar a dívida.
- Recebeu novo milagre, viveu do azeite até o fim da vida.
É a precisa de DEUS que vai te sustentar até o fim da tua vida, e não o que você tem, ou deixa de ter.
DEUU é tudo que você realmente precisa.
- Pedro precisava de Peixe, JESUS mandou usar a rede para pesca-los
- A viúva de serepta precisava de comida, Elias disse a farinha e o azeite que tens não acabará ate que chova.
- Davi tinha funda e pedras para derrubar o Gigante, e foi o que DEUS usou para o Gigante cair
- Moises tinha uma vara na mão e foi a vara que DEUS usou para libertar o povo do Egito.
- Um jovem tinha 5 pães e dois peixes, e JESUS usou isso para alimentar a multidão.
Para de olhar para o que você não tem...
Pare de olhar para o que os outros tem...
Para de se comparar com os outros...
Pare de se achar inferior aos outros...
Olhe para o que você tem...
Que DEUS seja o que você tem...
Pois DEUS é exatamente o que você precisa.
CONCLUSÃO
1Tm 6:7-12 (7) pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; (8) por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (9) Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, (10) pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. (11) Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. (12) Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
Não se permita ser roubado pelo Ladrão da Alegreia que é o diabo, pelo contrário seja abençoado em abundancia pelo príncipe da Paz que é JESUS.
Faça como Jó que escolheu confiar em DEUS.
Jó 1:20-22 (20) Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, (21) e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". (22) Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.
Jó permaneceu apesar de tudo Integro, Irrepreensível, Justo, Temente a DEUS e sábio.
Jó se entregou a DEUS!
Conheceu DEUS não de ouvir falar, mas de andar com ele, DEUS estava o tempo todo com ele, DEUIS está com você.
Lute contra o desejo de estar se comparando.
Seja grato pelo pouco ou muito que você tem, e deixe DEUS usar o que você tem.
Outra coisa importante, não se compare a quem tem menos que você.
Quando nos comparamos com outros que têm menos do que nós, temos um falso sentimento de superioridade.
Ser pego no jogo de comparação é uma armadilha terrível que resulta em uma amargura, decepção, desespero, depressão e tristeza, e nesse caso somos roubados sempre em nossa alegria de viver.
Seja grato por quem você é, e pelo que você tem, coloque tudo isso nas mãos de DEUS.
Então, aqui está o nosso desafio desta semana: Pare de se preocupar com o que todo mundo tem e seja grato pelo que você tem.
Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas você ficará muito mais realizado quando colocar esse princípio em prática.
DEUS abençoe a todos!
2022 – Ano Apostólico do Upgrade
Atualização/Aceleração
Bispo Rosivaldo Melo
Igreja Apostólica FRUTOS DA FÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário