Tema: Como vencer as batalhas espirituais
Base Bíblica: 2 Crônicas 20:1-4
1. E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
2. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor.
INTRODUÇÃO
É importante salientar que todas as batalhas terrenas, são vencidas espiritualmente, porque tem origem no plano espiritual.
Não lutamos contra carne e sangue, logo, minhas lutas não são contra pessoas, mas contra o diabo, o pecado e o inferno.
Existem situações que DEUS nos prova e isso também é espiritual, nessa caso não lutamos contra DEUS, mas contra nossa carne.
Outras lutas que enfrentamos tem origem em nós mesmos, nós causamos nossos próprios problemas.
Mas quero dá ênfase nas lutas que provem dos ataques do inimigo de nossas almas, o diabo.
Josafá, enfrentou o inimigo, vamos aprender com ele, o que fazer quando o inimigo se levanta contra nós.
Só é possível se defender em um ataque se tivermos a mínima perspectiva que estamos sendo atacados. No caso de Josafá, chega a ele a notícia:
1...os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria;
Esta desatento, envolvido com muitas coisas, as vezes insignificantes, tiram de nós, o foco naquilo que é de fato realmente importante. A falta de percepção de que estamos debaixo de um ataque maligno, impedirá qualquer tipo de defesa.
Em uma batalha espiritual satanás e seus demônios trabalham basicamente de duas formas, ou atacam ou resistem. A guerra espiritual é em ambas as formas, uma oposição feroz que deseja a todo custo impedir que você avance na direção de DEUS.
Problemas surgem de onde menos esperamos.
Esses problemas que surgiram serão proporcionais ao seu progresso, quanto mais você caminhar em Direção a DEUS, mais resistência você enfrentará, mais ataques você sofrerá, porque o objetivo das forças do inferno, é parar você.
Satanás vive atrás de brechas por onde ele e seus demônios possam se esgueirar.
Por isso o profeta Isaias nos chama de reparadores de brechas.
Reconstruirão as ruínas desertas de suas cidades e serão conhecidos como reparadores de muros (Fechando as Brechas) e restauradores de ruas e casas. Isaías 58:12 (NVT)
Se as brechas não forem fechadas, não temos como construir ou reconstruir nada.
Satanás está sempre buscando uma oportunidade
Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta (ao derredor), à procura de alguém para devorar. 1 Pedro 5:8
É assim que ele entra, através das brechas e faz um estrago tremendo.
Portanto, para impedirmos o maligno de prevalecer em nossa vida precisamos fachar essas brechas.
Sabemos que os nascidos de Deus não vivem no pecado, pois o Filho de Deus os protege e o maligno não os toca. 1 João 5:18
Por isso é importante notar que as batalha não são vencidas apenas na defesa, mas também no ataque é necessário.
E Mateus 16:16-18 nos dá uma ótima notícia!
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Jesus respondeu: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque isto não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não a vencerão." Mateus 16:16-18
Consciência da realidade de nossa batalha espiritual e seu impacto na igreja.
DEUS nos dá vitória sobre todas as nossas lutas, mas em nossas batalhas, uma parte de nossa vitória dependerá de nós.
A disposição de pelejar depende de nós, a eficácia dependerá de DEUS.
Davi se dispôs a lutar contra golias, pegou as pedras, lançou uma das pedras e ela foi justamente onde deveria ir, no único ponto vulnerável, quem guiou a pedra?
Por isso Josafá diz:
Bem cedo, na manhã seguinte, o exército de Judá saiu para o deserto de Tecoa. No caminho, Josafá parou e disse: "Escutem-me, povo de Judá e de Jerusalém! Creiam no Senhor , seu Deus, e permanecerão firmes. Creiam em seus profetas e terão êxito". 2 Crônicas 20:20
Josafé, está dizendo, faça sua parte e confie em DEUS.
4 ações a serem executadas que contribuíram para vencer as batalhas espirituais
1) Reconheça que a guerra espiritual é real e a Igreja é uma força poderosa para ajudar você.
Mt 16:16-18 (16) ..."Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". (18) ...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la
Hoje em dia, está em moda a desvalorização da igreja, devido a tantos escândalos, tantas heresias, tem muita gente desacreditando da igreja, mas desacreditar da igreja é desacreditar do próprio JESUS, por a igreja é o corpo de CRISTO.
Precisamos entender que a guerra espiritual é uma força ativa e poderosa que é liderada por um adversário que nunca dorme.
No entanto, está em guerra espiritual não é algo a temer.
Satanás foi derrotado pela morte e ressurreição de Jesus, mas não podemos fingir que ele não existe.
Precisamos crer nessa verdade e viver essa verdade, mas isso só é possível se estamos enxertados no corpo de CRISTO, que é a Igreja.
A igreja nos protege, a igreja nos ensina, a Igreja nos alimente, a igreja nos dá autoridade.
Precisamos reconhecer que essa guerra existe e também reconhecer que não dá para vencer essa guerra sem está na igreja.
A verdade é que nem tudo é um ataque espiritual, às vezes nós mesmos simplesmente criamos uma bagunça causando coisas como conflito, divisão e agitação.
2) Conheça o inimigo e sua estratégia
1Pe 5: 8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Queremos mudar o mundo através do poder de Jesus e Satanás quer nos parar.
Quem é nosso inimigo? O diabo, ele é o inimigo de nossas almas diz o Apóstolo Pedro
Outra passagem importante para discernir sobre as guerras espirituais é:
Ef 6:12- pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Sempre, nossos proplemas são gerados por pessoas, aparentemente pensamos que o problema é nossos pais. Conjugues, filhos, colegas de trabalho, chefes, e até mesmo nosso líder, irmão ou pastor da igreja.
Sempre atribuímos as pessoas nossos problemas e guerra, mas na verdade não são.
Em Gênesis, podemos ver que Lúcifer provocou a tentação do homem no jardim, resultando na queda da humanidade.
A tentação no jardim foi o catalisador da batalha em que estamos diariamente, o ataque, a batalha, é a mesma do jardim ou seja, dizer não ao inimigo e sim a DEUS, ou sim ao inimigo e não a DEUS..
SE a batalha não mudou, a estratégia do inimigo também não e resume-se sempre em: Conduzir o homem a distanciar-se de DEUS, promovendo a auto-suficiência.
- Impedir a unidade - criando divisão
- Impede a alegria - criando desânimo
- Impede a paz – criando distrações
- Impede o compromisso - criando a omissão
Tudo isso é produto do distanciamento de DEUS, ou seja todos os dias o diabo trabalha para te afastar de DEUS.
3) Empenhe-se na batalha espiritual, caso contrario você perderá tudo que tem
Jr 48:10a. Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! ...
Jo 10:10-O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
Há dois erros iguais e opostos em que nossa raça pode cair sobre os demônios.
- Uma delas é desacreditar em sua existência.
- A outra é acreditar e sentir um interesse excessivo e doentio por eles.
Não podemos ser negligentes e não podemos temer o diabo todo o tempo, então o que precisamos fazer? Nos revestir de DEUS.
Precisamos está firmes contra as ciladas do diabo, e isso só acontece quando estamos sempre preparados para os ataques, mas nunca com medo.
Ef 6:10-11 (10) Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. (11) Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
Infelizmente negligenciamos DEUS e isso abre brecas para o diabo. Quando estamos cheios de DEUS não precisamos nos preocupar com os ataques de satanás.
- Daniel venceu os Leões
- Davi o Gigante
- Sansão os Filisteus
- Os amigos de Daniel – A fornalha
- JESUS a cruz, o diabo, a morte e o pecado
Dn 6:10-11 (10) Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.
Daniel não mudou sua rotina de devocional, oração e vida com DEUS, nosso problema é que não temos essa rotina, queremos orar só quando estamos cheios de problema, quando o ataque se torna evidente, e pior, não queremos ir para a cova dos leões, a fornalha, ou a luta.
Em nossas orações oramos, geralmente para não passar por aquilo, queremos que DEUS nos livre de todo jeito do deserto, do vale, da luta, mas acredite, ele não vai atender essa oração, ele permitira que você enfrente as lutas, mas estará com você e te dará vitória.
Sl 23:4-5 (4) Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Tenha em mente que a batalha espiritual é frequentemente encontrada nas tentações menores e mais sutis.
É mais fácil dizer não aos pecados óbvios e maiores, mas se o inimigo puder nos fazer dizer sim às pequenas tentações, ou ceder a pressões menores, podemos mais facilmente cair nas maiores.
4) Concentre sua energia na dependência e intimidade com Deus
Sl 16:7-9 (7) Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! (8) Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. (9) Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo,
Seu amor por Deus, adoração e vida de oração consistente é seu melhor investimento para as batalhas espirituais que podem surgir em seu caminho.
Na verdade, seu amor a Deus é um ataque direto ao inimigo, e quanto mais próximo seu relacionamento com Deus, mais Ele pode lutar suas batalhas com você.
A ideia é sair das batalhas que pudermos, estar preparados para a batalha se necessário, e lutar confiante quando necessário.
Deus vai antes de nós, como foi com Josafá.
Quando se trata de guerra espiritual, não lutamos por vitória, lutamos pela vitória. Porque
notamos por JESUS, ele é nossa Victoria! Nossas ferramentas e armas para a batalha espiritual são inúmeras.
Aqui estão alguns dos mais comuns e eficazes:
- Oração
- Fé
- Adorar
- Amor de Deus
- Escritura
- Jejum
- Dons espirituais
- Comunidade (ser Igreja)
- Obediência
Conclusão
Eu vigio, evitando cair em tentação, mas não fico paranoico com a possibilidade das investidas de satanás contra minha vida, mas tenho total ciência que em todo tempo satanás está em ação, ele não deixa de ser diabo, ele não tira férias, mas DEUS também não deixa de ser DEUS.
Por isso procuro ta cheio de DEUS para enfrentar os dias maus, para enfrentar as batalhas diárias, então:
- Reconheça que a guerra espiritual é real e a Igreja é uma força poderosa para ajudar você.
- Conheça o inimigo e sua estratégia
- Empenhe-se na batalha espiritual, caso contrario você perderá tudo que tem
- Concentre sua energia na dependência e intimidade com Deus
ANO APOSTÓLICO DAS DEFINIÇÕES
Pastor Rosivaldo Melo
IBF – Igreja Batista F
Nenhum comentário:
Postar um comentário