quinta-feira, 25 de maio de 2023

MEDITAÇÃO - DIZIMO É DA LEI OU DA GRAÇA, É JUDAIZANTE, ERA SÓ PARA OS JUDEUS, OU É PARA IGREJA EM TODOS OS TEMPOS?

MEDITAÇÃO - DIZIMO É DA LEI OU DA GRAÇA, É JUDAIZANTE, ERA SÓ PARA OS JUDEUS, OU É PARA IGREJA EM TODOS OS TEMPOS?

A Resposta é Não!

Primeiro 1 - Porque a primeira menção de dizimo envolve Abraão e este não era Judeu, nem Israelita, Nem Hebreu.

E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. Gênesis 11:31

Abraão era de Ur dos Caldeus!

Ponto 2 – A Lei e os Israelitas ou Judeus só vem a Existir 430 Anos depois de Abraão

Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Gálatas 3:17

Todos os que vivam antes do fundamento do estado de Israel, ou seja, antes do Estabelecimento da Lei, viveram por graça.

No verso 17 de Gálatas a Palavra diz: Que tendo sido a aliança anterior confirmada por DEUS em CRISTO, fala da aliança estabelecida com Abraão (em ti serão benditas todas as nações), ou seja a Graça, que foi pela graça que somos salvos.

Então, Abraão, Isaque e Jacó, viviam por graça e davam o Dizimo.

Abraão de Dizimo, Isaque aprendeu com o Pai e ensinou seus filhos, Jacó sem nada, se comprometeu a dá o dizimo.

e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo” (Gênesis 14:20).

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;

E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;

E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:20-22

Como um ensino passa de um avô para um neto sem passar pelo Pai, impossível, logo Isaque também era dizimista.

Então a prática e fé, em dizimar sempre existiu foi e é uma pratica de fé, amor e gratidão em honrar a DEUS, praticada antes dos Judeus existirem.

Moisés introduziu o Dizimo como lei de fé e prática entre o povo Judeu.

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.

No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. Levítico 27:30 e 32

Então Dizimo era somente comida, gãos, frutas, sementes , gado, então dá dinheiro é errado?

O primeiro mencionado dando o dízimo nas escrituras é Abraão, que deu o dízimo dos despojos de uma batalha ao rei e sacerdote Melquisedeque:

Já lemos isso

e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo” (Gênesis 14:20).

Que “tudo” era esse que Abraão usou como base para dizimar?

Tudo é Tudo, tudo não é só gado, Grãos, ou temperos.

Abrãos deu o dizimo de tudo, e provavelmente dizimou, ouro, prata e pedras preciosas, alem de armas e de tudo que conquistou na batalha, inclusive escravos.

Ou seja, dizimou de todos os bens citados em Gênesis 14:16 e mais aquilo que pegou da vitória da batalha.

E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo. Gênesis 14:16

Nessa primeira menção sobre dízimos Abraão deu de coisas variadas (tanto ouro, prata, joias, pedras preciosas e tudo de precioso, bem como até alimentos e animais).

Voltado a Jacó, do mesmo Jeito lê-se:

E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:22

Lê-se de tudo que me deres, tudo é tudo, tudo não é cereais, nem grãos, nem gado, tudo é tudo.

Mas porque não dava-se dinheiro, se o dizimo era para sustento do templo e dos sacerdotes?

A resposta é bem simples, porque não existia dinheiro, moedas cunhadas na época que foi estabelecido o Dizimo.

A origem do dinheiro é tão controversa quanto sua definição.

Arqueólogos, historiadores, filósofos e economistas têm suas próprias teorias sobre o misterioso salto que os humanos deram quando desenvolveram os primeiros sistemas comerciais que sucederam a prática do escambo.

Podemos atribuir a origem do dinheiro às transações que eram feitas há milhares de anos com cereais, gramas de prata, objetos de argila, conchas do mar ou grãos de cacau, até chegar às moedas metálicas cunhadas oficialmente pelos reis do antigo Iraque.

Se pensarmos no dinheiro como algo material que nos permite realizar transações, alguns especialistas defendem que sua origem pode estar em gramas de prata ou cevada, cereal que os sumérios da Mesopotâmia (atual Iraque) comercializavam há cerca de 5 mil anos.

Texto tirado da perquisa feita no site: da BBC news: Quando o dinheiro foi inventado e como o dólar se tornou a principal moeda do mundo? - BBC News Brasil

Logo Cereais, gado, grãos, especiarias, prata, ouro, cevada argila, conchas eram o dinheiro na época.

Então o dizimo que JESUS fala, em Mateus 23:23,

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

JESUS esta na verdade se referindo ao dinheiro da época, ou seja:, ele diz: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois dizimais do teu salario, mas desprezas o que é mais importante do que o dizimo material dado na lei, o juízo, a misericórdia e a fé, continuem a dizimar, mas não deixem de serem justos, misericordiosos e crentes na fé.

Talvez você diga, mas já existiam moedas como o denário, Siclo, Mina, Talento, dracmas, então porque o povo não dizimava com essas moedas, é bem simples de entender:

  • primeiro, os fariseus, grupo mais importante da época e que eram responsáveis pelo templo, guardavam as tradições, não mudariam o que moisés mandou tão facilmente.

  • Segundo o povo era pobre, está sendo escravizados, extorquidos pelos romanos e, com certeza, nem todos teriam moedas para dar.

  • Quarto, não existia como existe hoje uma casa da moeda para cunhar essas moedas em abundância.

Então, facilmente eles davam seus grãos, e os fariseus dizimavam desses grãos e dos temperos e de outras coisas, é mais fácil você andar com um punhado de tempero para fazer comercio do que com animais ou moedas que facilmente seriam roubadas.

Tempero, todo mundo tinha, moedas não.

Para Concluir: Dizimo foi instituído antes da lei, foi oficializado durante a lei, e mantido por JESUS depois da lei.


2023 - ANO APOSTÓLICO DAS DEFINIÇÕES


Pastor Rosivaldo Melo

IBF - Igreja Batista Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário