sábado, 17 de junho de 2023

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA QUE SERÁ MINISTRADA DOMINGO 24 DE JUNHO DE 2023 NA IBF

TEMA - PECADO CONTRA AUTORIDADE É UM PECADO DIFICIL DE ALCANÇAR PERDÃO

Base Bíblica - 1Sm 15:22-24 

(22) Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 

(23) Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 

(24) "Pequei", disse Saul. "Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

INTRODUÇÃO

O pecado de rebeldia é um pecado difícil de se alcançar perdão, porque o pecador não se arrepende.

Ele não se arrepende porque não tem consciencia de que pecoui.

Esse pecador que se levanta contra uma autoridade constituída por DEUS, acha que ele tem o direito de faze-lo, seu coração tá cheio de justiça própria, ele se levanta porque se sente injustiçado, e por independência, esse pecador tenta resolver seu problema pela força da carne, logo suas ações serão todas do tipo carnal, tipo isolar-se, sair da igreja, falar mal para outras pessoas, buscar pessoas que digam que ele está certo, não que ouvir a verde, não perdoa, não examina suas ações nem seu coração, e por ai vai.

Certa feita um Pastor amigo, que respeito demais me disse, aqueles que pecam moralmente, são mais facieis de se arrependerem do que aqueles que pecam por rebeldia.

Isso é uma verdade clássica, porque que peca moralmente tem a consciência de que pecou, mas quem peca contra a autoridade, peca sem a mínima consciência de que está errado, ou seja, ele acha que tá certo, que suas ações são justificáveis, porque suas ações apoiam-se na justiça própria.

Para entendermos melhor basta perguntar a você, quem cometeu maior pecado: Davi ou Saul? Se você estiver em sã consciência como cristão você dirá, Saul, pois ele pecou contra a autoridade de DEUS que estava sobre o profeta Samuel.

Mas se você for um incrédulo, ou alguém com pouco conhecimento teologico, você dirá Davi, afinal Davi cobiçou a mulher do próximo (Urias), Davi abusou de Beteseba (seu relacionamento não foi consensual, foi forçado) Davi Adulterou deitando-se com a mulher de Urias, Davi mentiu e por fim Davi matou Urias, 

E Saul, o que fez? Não esperou o profeta? Poupou Aimeleque, rei amonita e não matou algumas ovelhas gordas, pois desejava sacrifica-las a DEUS, e mais uma vez não obedeceu a um velho profeta.

Então quem fez pior, Saul ou Davi,? 

Quem DEUS rejeitou, Saul ou Davi?

A resposta é Saul!

Mesmo Saul pedindo perdão, ele não foi perdoado, e pior foi rejeitado!

1Sm 15:24-26 (24) "Pequei", disse Saul. "Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi. (25) Agora eu lhe imploro, perdoe o meu pecado e volte comigo, para que eu adore o Senhor". (26) Samuel, contudo, lhe disse: "Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! "

Porque? 

Porque seu perdão não foi sincero, o que Saul não queria perder era sua posição, seu reino e não seu DEUS!

Olha com o que Saul estava preocupado, e o que lhe motivou a pedir perdão

1Sm 15:30-(30) Saul repetiu: "Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus". 

Saul temia perder sua posição, temia perder a honra do povo, a honra de autoridades de origem humana.

Olha como DEUS trabalha, para Saul o mais importante era a posição, era seu reino, e ele não perdeu isso, Saul reinou 42 anos, em Israel, o que de fato ele perdeu o que era verdadeiramente era o  mais  importante, mas infelizmente, ele não tinha a mínima consciência, de que perdeu a presença de DEUS.

1Sm 16:14-(14) O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. 

Assim que Davi foi Ungido Rei, A presença de DEUS que estava sob Saul, o abandonou, sendo transferida para Davi, e sobre Saul, veio a presença de demônios e Saul viveu um reinado de tormento.

Hoje o que mais vemos são pessoas se levantando contra Pastores, Profetas, Apóstolos, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Obreiros e assim vai.

Os levantes acontecem desde pessoas comuns, ovelhas e lideres em uma posição inferior, levantando-se contra aquela autoridade constituída em sua vida.

Quantos ministérios tem sido levantados porque um Pastor local, não quis se submeter ao Pastor de governo, divergiram, contenderam, porque o menor não concordava com o maior, o menor se achou injustiçado, traído, abandonado, desvalorizado e nasce uma nova igreja, quantos ministérios surgem porque esses lideres desejam manter mais sua posição do que a presença de DEUS. 

Não existe problema nenhum em um Pastor, na direção de DEUS começar uma nova Igreja, o Problema é ele começa debaixo de rebeldia, uma igreja que surgiu debaixo de discórdia, contende e maldição nunca terá a presença de DEUS e sim a presença de demônios.

A vida daquele Pastor será uma vida atormentada, como foi a de Saul.

E tão grave ainda é aquele que sai da Igreja, magoado com seu pastor, nunca conversou com ele, nunca permitiu a esse pastor explicar a situação que ocorreu, pedir perdão, perdoar também e abençoar sua vida.

Muita gente sai da Igreja e fica falando mal do pastor, dos lideres, da igreja, ficam tocando naquilo que é sagrado, porque é, você até pode não acreditar tanto, mas é DEUS não mudou.

Eu entendo que as vezes, é preciso fugir de certos pastores senão você morre, alguns são endemoniados, como Saul era, porque foi alguém que saiu de seu antigo ministério cheio de contenda e nunca concertou, Davi precisou fugir de Saul para não morrer, mas nunca tocou nele, nunca disse que ele era feio ou bonito, e Davi nos deu o exemplo.

1Sm 24:5-7 (5) Mas Davi sentiu bater-lhe o coração de remorso por ele ter cortado uma ponta do manto de Saul. (6) E então disse a seus soldados: "Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor". (7) Com essas palavras Davi repreendeu os soldados e não permitiu que atacassem Saul. E este saiu da caverna e seguiu seu caminho.

Essas situações constantes de contendas entre lideres ou entre lideres e ovelhas tendem a desgastar bastante e por isso muitos evitam a contenda, mas as contenda que deve ser evitada são aqueles que não levam a lugar nenhum, falatórios inúteis, Ideias contraditórias a sã doutrina como Paulo ordena a Timóteo.

1Tm 6:20-21 (20) Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; (21) professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês.

Mas existe situações que precisamos contender, exortar e corrigir, principalmente quando envolve pecado dentro da igreja.

Sabemos que já estamos vivendo a época que as pessoas não suportaram a sã doutrina, por isso nessa época, precisamos corrigir exortar, e pregar a palavra, e isso produzirá contenda com aqueles que não desejam ouvir.

2Tm 4:1-3 (1) Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: (2) Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. (3) Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Tudo que Paulo nos ensinou é direcionado e fundamentado no Espirito Santo, ele colocava em pratica dentro da Igreja, nós também precisamos colocar, sendo necessário, é preciso confrontar o pecado.

Um bom exemplo, foi o aconteceu na Igreja de Corinto.

1 Coríntios 5:1 Agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade sexual tão grande, que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Fiquei sabendo que certo homem está tendo relações com a própria madrasta!  2 Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Pelo contrário, vocês deviam ficar muito tristes e expulsar do meio de vocês quem está fazendo uma coisa dessas. 3-4 Quanto a mim, ainda que não esteja presente aí pessoalmente, estou com vocês em espírito. E, agindo como se eu estivesse aí, já julguei, pela autoridade do nosso Senhor Jesus, o homem que está fazendo essa coisa horrível. Quando vocês se reunirem, estarei com vocês em espírito. Então, pelo poder do nosso Senhor Jesus, que estará presente conosco, 5 entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor . 6 Não está certo que vocês estejam orgulhosos! Vocês conhecem aquele ditado: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa.”

Temos em corinto uma igreja cheia de orgulho, achando que tá fazendo a obra de DEUS com excelência, mas em vez disso tá tolerando um pecado grave, a imoralidade.

Infelizmente, as vezes, nós estamos cheios de orgulho, achando que estamos agradando a DEUS e não estamos.

Aqui quero fazer uma ressalva, como falei lá em cima, todo pecado é grave, todos estão no mesmo nível e precisamos corrigir.

DEUS foi bem claro com  Saul por intermédio de  Samuel, Rebeldia é igual a Feitiçaria e Orgulho (Obstinação - dureza de coração) é como Idolatria, quem pratica essas coisas não herdaram o reino de DEUS, por isso diante disso não é imprescindível confrontar.

1 Samuel 15:22 Samuel respondeu: — O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. 23 A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

Rebeldia e orgulho são tão graves para DEUS tanto quanto adultério, roubo, mentiras, assassinato, estupro, heresia, blasfêmias, orgias e assim vai...

Todo tipo de pecado precisa ser corrigido.

Não existia na igreja de Corinto apenas o pecado da imoralidade sexual, mas o do orgulho.

Então Paulo, como lider da Igreja, confronta a Igreja e confronta o irmão em pecado.

3-4 Quanto a mim, ainda que não esteja presente aí pessoalmente, estou com vocês em espírito. E, agindo como se eu estivesse aí, já julguei, pela autoridade do nosso Senhor Jesus, o homem que está fazendo essa coisa horrível. Quando vocês se reunirem, estarei com vocês em espírito. Então, pelo poder do nosso Senhor Jesus, que estará presente conosco, 5 entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor .

Paulo não faz isso por ser sanguíneo, ou porque queria se exaltar e principalmente não faz isso de posse da autoridade dele ou poder dele, mas de JESUS.

...julguei, pela autoridade do nosso Senhor Jesus... pelo poder do nosso Senhor Jesus...Versos 3-4

E sabe o que acontece? O irmão se arrende!

2 Coríntios 2:5 Mas, se alguém fez com que alguma pessoa ficasse triste, não fez isso a mim, mas sim a vocês ou, pelo menos, a alguns de vocês. Escrevo assim para não ser muito duro com esse homem.  6 Basta o castigo que a maioria já deu a ele.  7 Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero.  8 Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam.  9 E foi por isso também que escrevi aquela carta . Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos. 10 Quando vocês perdoam alguém, eu também perdoo. Porque, quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo,  11 a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.

E quando se arrepende é perdoado!

Só é possível perdoar alguém que se arrepende.

E repito para vocês, é infinitamente mais fácil, alguém se arrepender diante de um pecado explicitamente imoral, como foi desse homem, em relação a um pecado que não parece ser pecado. 

Outro fato importantíssimo é o fato do Apóstolo Paulo provar a obediência da igreja, exigindo uma ação radical.

Muitos irmãos e até mesmo líderes não gostam de serem provados e pior, muitos não querem se submeter, um exemplo bem simples é remover um pastor da frente da igreja, ou remover um musico do louvor, ou remover um líder da célula, ou remover um líder da frente de um departamento da igreja, será motivo para o descontentamento dele e possível rebeldia, por se achar desmerecido.

Mas o Apóstolo Paulo provou a igreja para saber até onde eles iam em obediência ele: 9 E foi por isso também que escrevi aquela carta . Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos.

Irmãos liderar não é só sobre amor, mais sobre AMAR e CONFROTAR o que está errado.

É preciso tratar o que está com defeito, é preciso concertar agora para que mais tarde o dano não seja infinitamente maior e irreversível, porque uma vida pode, só ela conduzir inúmeras para o inferno.

Para gloria de DEUS, a igreja de Corinto, creio eu que se ela foi provada e aprovada.

Mas preste atenção nesse detalhe que o Espírito Santo me revelou: Se a exclusão de um homem imoral foi motivo de tão grande prova significa que esse homem não era um homem comum.

Possivelmente, esse homem era de grande influência, talvez um líder influente, ou um mantenedor de peso, um investidor da obra, ou tinha uma família grande na igreja e com sua saída provoca-se a saída de outros, Paulo exigiu que a igreja expulsasse esse homem e a igreja obedeceu.

Sabe irmãos a igreja podia ter refutado Paulo, poderia tê-lo questionado, afinal DEUS não é Amor? 

  • Oh pobre homem fora da igreja, ai é que vai se perder. 
  • Paulo você é muito sanguíneo, 
  • Paulo você quer tudo do seu jeito,
  • Paulo não é para tanto, 
  • Paulo que absurdo, entregar o homem a satanás, você não é de DEUS!

Mas não refutaram, não questionaram, porque respeitavam Paulo como homem de DEUS, sabiam que Paulo estava debaixo e fazendo uso da autoridade de DEUS.

Sabiam que obedecer é melhor que sacrificar!

Que se levantar contra a autoridade de um homem de DEUS é o mesmo que se levantar contra o próprio DEUS

Obediência é respeito a autoridade de DEUS na vida de nossos líderes.

Obedecer é melhor que sacrificar.

Existe um pecado grave que é o pecado contra a autoridade, que hoje, cada vez mais é visto dentro das igrejas, a falta de respeito e temor por aqueles que lideram, que estão revestidos da autoridade de DEUS.

O apostolo Paulo perguntou a igreja de Corinto se ela estava sempre pronta a obedecer seus ensinamentos, e eu pergunto a você: Você está sempre pronto a obedecer os ensinos de seu líder, ou só quando lhe convém?

Depois do arrependimento daquele homem, ele foi perdoado e restituído.

Um pecado grave que foi apagado com a graça de DEUS, pelo arrependimento verdadeiro, por uma humildade vinda do céu, por uma mansidão extraordinária que carregam os que são de JESUS CRISTO.

Irmãos todo pecado e rebeldia provem do diabo, Paulo diz a Igreja em 2 Coríntios 2:11- a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.

Os planos de satanás é matar, roubar e destruir, e para ter êxito ele sempre vai tentar dividir para conquistar, e ele usa nosso orgulho, nosso ego, nosso eu,  para fazer isso.

Vigie, muita atenção para você não cair no engano de satanás e achar que você  é bom demais, que você é insubstituível, que você tem que receber glorias pelo que faz e tem que ser reconhecido o tempo todo.

JESUS disse em Lucas 17:7 

Jesus disse:— Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: “Venha depressa e sente-se à mesa”? 8 Claro que não! Pelo contrário, você dirá: “Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber.” 9 Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? 10 Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever.”

SE CADA UM DE NÓS GUARDARMOS NOSSO CORAÇÃO COMO SERVOS E CONSIDERAMOS NÓS MESMOS INÚTEIS, SATANÁS NUNCA ENCONTRARÁ LUGAR PARA NOS ABATER, DIVIDIR E CONQUISTAR.

Lutero disse uma vez: DEUS FAZ DO NADA, E ATÉ VOCÊ SER NADA, DEUS NÃO PODE FAZER NADA ATRAVÉS DE VOCÊ.

TODOS NÓS PRECISAMOS DEIXAR O ORGULHO DE LADO E DESCER ATÉ O PÓ.

Cl 3:5-Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês...

2023 - Ano Apostólico das Definições

Pastor Rosivaldo Melo

IBF - Igreja Batista Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário