sexta-feira, 14 de julho de 2023

PALAVRA APOSTÓLICA - DE ONDE VEM A DISPOSIÇÂO HUMANA DE CORRER RISCOS DESNECESSÁRIOS?

TEMA: ONDE ESTÁ A DISPOSIÇÂO DE CORRER RISCOS DESNECESSÁRIOS?

Base Bíblica - Ec 2:1-11

(1) Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.

(2) Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.

(3) Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.

(4) Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.

(5) Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.

(6) Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.

(7) Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.

(8) Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.

(9) Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.

(10) Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.

(11) Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.

INTRODUÇÃO

Enquanto perguntava a DEUS o que falar, DEUS trouxe a minha mente a tragédia que envolveu o submersível Titan, onde com cinco pessoas a bordo, perderam suas vidas, sua famílias e suas riquezas.

Esperávamos que eles de alguma forma estivessem apenas desaparecido por algum tempo, e em seguida seriam encontrados, porem a verdade foi que todos eles perderam suas vidas em algo que foi descrito como uma "implosão catastrófica".

Vi um vídeo do James Cameron, diretor do filme Titanic e especialista em submersíveis e em sua fala ele disse:

Essa viagem foi repleta de perigos desde o início, chegando a dizer que a viagem tinha paralelos com o Titanic, onde diversos avisos foram ignorados.”

Na história do Titanic o capitão repetidamente ignorou os aletas de aproximação do navio com um iceberg, e continuou mantendo o navio em alta velocidade.

Na historia do Titã, seu construtor violou "algumas regras", ignorou "alguns aletas" durante a construção do submersível Titã, Stockton Rush — CEO da companhia OceanGate — rejeitou alertas sobre segurança, qualificando tais alertas como "lamúrias sem fundamento”.

Salomão diz: Todo caminho do homem é reto aos seus olhos...Provérbios 21:2a, e para Stockton, o seu caminho era o correto, mas a historia provou que não.

Os próprios tripulantes assinaram um contrato onde tinha um termo que dizia o seguinte:

"Por meio deste, assumo total responsabilidade pelo risco de lesões corporais, invalidez, morte e danos materiais devido", sustenta o documento.

E o termo, da empresa, OceanGate, ainda ressalta que:

"A embarcação submersível é experimental e não foi aprovada ou certificada por nenhum órgão regulador e foi construída com materiais que não foram amplamente utilizados em submersíveis ocupados por humanos"

Quando surgiram fotos do interior do submersível de 22 pés, que tinha o tamanho de uma minivan, foi chocante ver que não havia acomodações como cadeiras com cinto de segurança, nem mesmo banheiro  nem banheiro para que os tripulantes fizessem suas necessidades, se caso precisassem deveriam usar bolsas especiais, e outra coisa que foi amplamente observado era o fato do controle de navegação do submersível ser um controle de videogame.

O preço de fazer parte desta viagem à duas milhas abaixo da superfície do oceano para visitar o lendário naufrágio do Titanic foi de US$ 250 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) por pessoa. 

Então fica uma pergunta, o que levaria uma pessoa a está disposta a correr tal risco?

Risco de perder sua vida prematuramente, deixar órfãos seus familiares e ainda perder toda riqueza que tinham.

Talvez a sua resposta seja: burrice, ignorância, mas como seria isso se dentro daquele submersível estavam homens ricos, poderosos, empreendedores e bem sucedidos?

Entre os que estavam a bordo do submersível Titan estava:

  • O bilionário britânico Hamish Harding, de 58 anos, que fez fortuna vendendo jatos particulares e detém três recordes mundiais do Guinness em viagens extremas.

  • O empresário britânico Shahzada Dawood, de 48 anos, empresário, investidor e filantropo paquistanês-britânico, com fortuna estimada em 500 milhões de Dólares.

  • Suleman, de 19 Anos, filho de Shahzada.

  • Stockton Rush, cofundador da OceanGate, empresa avaliada em mais de 100 milhos de Dólares

  • Paul-Henri Nargeolet, um ex-comandante da Marinha Francesa e piloto do submersível.

Eu gostaria de frisar a comovente historia do jovem de 19 anos, aquele que parece o mais sensato de todos esses homens.

O jovem Suleman tinha medo de embarcar no pequeno submarino Titan, não queria ir de jeito nenhum, mas de acordo com sua tia ele fez isso porque a viagem caiu no fim de semana do Dia dos Pais, e ele queria agradar seu pai, que era apaixonado pela história do Titanic.

Então retorna a pergunta: Por que essas pessoas inteligentes, bem-sucedidas e muito ricas empreenderiam uma jornada tão carregada de riscos.

Hoje, o surgimento de novas tecnologias tornaram possível para pessoas ricas perseguirem emoções cada vez mais perigosas, como voos para ao espaço e viagens ao fundo do mar, mas correr riscos não é privativo de pessoas ricas.

A psicologia diz que:

  • A cada dia, as pessoas farão mais busca de emoção se forem suscetíveis ao tédio.

  • À medida que você fica mais extravagante na vida, ou seja, que sua condições melhora, você procura por mais novidades e emoções.

  • O ser humano abraça as novidades da vida na medida que as coisas se tornam tão disponíveis para você.

Isso pode ser observado na forma que se dirigia antigamente e se dirige hoje, meu pai tinha um fusca cuja velocidade máxima era 120 km/h, lembro-me de uma viagem ao Rio grande do norte que fizemos, a uma velocidade entre 40 e 80 km/h, com media de 60 km/h, hoje, nossas velocidades em estradas sem a mínima condição varia de 120 a 180 km/h, na tentativa de coibir excessos e diminuir riscos o estado enche as BR de radares eletrônicos.

E os relacionamentos extras conjugais, uma pequena aventura, que muitos se submetem na tentativa de sair da rotina e do tédio e não tem a mínima ideia que essa aventura pode destruir sua vida por completo.

A verdade é que as aventuras tendem a oferecem uma "sensação de vivacidade", diz a psicologia.

Segundo a Psicologia humana, quando há segurança em algumas áreas de sua vida, como por exemplo, as finanças, ou mesmo o casamento, onde naquele momento não parece tão arriscado, ou dinâmico eles buscam a emoção e o risco em outros lugares, com outras pessoas, gerando outras aventuras."

O consumo de drogas, bebidas alcoólicas tem a mesma origem, buscar algo novo.

Tudo isso é por causa de uma sensação carnal chamada Tédio, ou seja, quando se tem tudo, ou pelo menos se acha que tem então se terá tédio.

Qual a origem do tédio? Seria a estabilidade? Não!

A origem do tédio, da insatisfação é a ausência de DEUS, um vazio do tamanho de DEUS que só pode ser preenchido por ele.

Milhares de anos atrás, o homem mais rico de seu tempo, o rei Salomão, fez algo semelhante.

Ele não podia foguete para o espaço ou mergulhar nas profundezas do oceano, mas ele experimentou todos os prazeres disponíveis e encontrou tudo vazio.

No texto bíblico que li, em Eclesiastes, escrito pelo Rei mais sábio que já existiu, o Rei Salomão ele escreveu no verso 1: Salomão escreveu: (1) Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Vou Descubrir as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.

Salomão tentou encontrar prazer em tudo que existia em sua época:

  1. Bebida Alcoólica

(3) Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.

  1. Trabalho

(4) Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.(5) Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.

  1. Obras humanas

(6) Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.

  1. Bens

(7) Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.

  1. Poder

(8) Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.

  1. Festas

(8b)...Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.

  1. Mulheres

(8c)...e também de um harém, as delícias do homem.

  1. Fama

(9) Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.

Salomão tentou de tudo, para satisfazer a si mesmo, e ele até conseguiu um pouco de alegria, mas no inicio do capitulE 1 de eclesiastes, ele já diz qual sua conclusão:

Ec 2:2-(2) Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.

Tudo que você faz e vive nessa vida, tem um peso temporal, ou seja um prazo de validade, é por pouco tempo.

No final, ele conclui:

Ec 2:11-12 (11) Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.

Tudo que você faz, tudo pelo qual você corre tanto é ,momentâneo,quanto é passageiro e portanto sem um valor real.

Um novo filme está saindo sobre a vida de J. Robert Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan.

Oppenheimer foi um físico brilhante e chefe do Laboratório de Los Alamos, que desenvolveu a bomba atômica.

Ele também dirigiu o Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey.

No entanto, um ano antes de morrer, ele disse isso sobre suas realizações:

"Minhas realizações deixam na língua apenas o sabor das cinzas".

Tenho uma pergunta para você: O que você realmente está procurando?

Celebramos nossos dramáticos avanços em ciência e tecnologia, e eles são, no mínimo, de tirar o fôlego.

Vivemos em uma era tecnologicamente avançada e realmente nos tornamos uma aldeia global, a tecnologia nos aproxima, mas entorpeceu nossas almas, isso porque temos buscado conhecimento, vida, poder, prazeres sem DEUS.

Conseguimos ser uma geração cheia de coisas, mas vazias de tudo.

Tudo que fazemos é findável, terminável, onde nossas mãos são colocadas tem prazo de validade, nada que fazemos de fato tem um peso eterno.

Você não precisa de bebidas, de trabalhar muito, de muitas propriedades, de muitas mulheres, ou de um foguete para o espaço ou um submarino para explorar as profundezas do oceano para encontrar o que está procurando.

Está bem na sua frente. Ou devo dizer, ELE está bem na sua frente.

Seu nome é Jesus Cristo.

Salomão termina o Livrio de eclesiaistes dizendo.

Ec 12:1-8 (1) Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; (2) antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva; (3) quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado; (4) quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco; (5) quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas. (6) Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, (7) o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. (8) "Tudo sem sentido! Sem sentido! ", diz o mestre. "Nada faz sentido! Nada faz sentido! "

Nada aqui nesse mundo, nesse plano, faz sentido....

E então conclui...

Ec 12:13-14 (13) Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. (14) Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

DEUS está justamente aonde você precisa, mas ele quer de fato esta dentro de você, ele é tudo, pode te dá tudo, te ajudar a vencer tudo e produzir dentro de você a verdadeira felicidade.

O salmista escreve:

Sl 139:8-11 (8) Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. (9) Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, (10) mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. (11) Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,

O que realmente estamos procurando no fundo é um relacionamento com Deus, viver uma vida com DEUS, isso produzirá em nós vida onde tem havido morte.

  • Nenhuma coisa material preencherá esse espaço.
  • Nem qualquer experiência, por mais exótica que seja preencherá esse espaço.
  • Nem bebidas, nem drogas preencheram esse espaço.
  • Nem mulheres, nem homens preencheram esse espaço

Paulo diz:

(13) porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Rm.13:13

Que o "Deus de todo conforto" esteja com aqueles que perderam entes queridos a bordo do Titã. Oro para que as pessoas a bordo invoquem o Senhor e, se o fizeram, sei que o Senhor as ouviu.Não sabemos se deus tempo ou não para aqueles que estavam no Titã terem inviocado a DEUS para sua salvação, oramos pela misericórdia de DEUS.

Mas você está aqui, você ouviu essas palavras e você pode invocar a DEUS na sua casa, vida e família, para que tudo está morto ou sendo destruído, voltar a viver.

Isso vale para todos nós, onde quer que estejamos.


2023 – Ano Apostólico das Decisões


Pastor Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Batista Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário