terça-feira, 26 de setembro de 2023

PALSVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA - FESTA DOS TABERNACULOS - IGREJA EVANGELICA SHEKNÁ

TEMA – QUEM ELE É, O QUE JESUS REVELOU SOBRE DEUS

Base Bíblica – João 10:30

³⁰ Eu e o Pai somos um. João 10:30

INTRODUÇÃO

Hoje estamos aqui para celebrar a festa dos tabernáculos, a Festa dos Tabernáculos ou da Colheita, em hebraico chamada Sukkot, já era celebrada no mês judaico do Tisri (entre setembro e outubro no nosso calendário). Celebrava a colheita das uvas, além de lembrar a todos das dificuldades dos 40 anos de viagem pelo deserto rumo à Terra Prometida e das lições aprendidas naquele período em que o povo viveu em tendas entre o Egito e Canaã como DEUS cumpriu sua promessa, e ficou conhecido como no antigo testamento como:

Jeová Jireh - Significado: "O Senhor Proverá"

Jeová Rafah - Significado: "O Senhor que Cura"

Jeová Nissi - Significado: "O Senhor é Minha Bandeira"

Jeová Shamah (Shammah ou Samá) - Significado: "O Senhor Está Aqui"ou "O Senhor está Presente"

Jeová Shalom - Significado: "O Senhor é Paz"

Jeová Sabaote (Sabaot, Sabaoth ou Tzevaoth) - Significado: “O Senhor dos Exércitos” ou "Senhor das Hostes Celestiais",

Jeová Tsidkenu (ou Tsidquenu) - Significado: “O Senhor é nossa Justiça”

Jeová Elohim Yisra’el - Significado: "O Senhor é o Deus de Israel”

Jeová Kadesh (M'Kadesh, Mekaddesh ou Mecadishkem) - Significado: “O Senhor que santifica”

Jeová Raah - Significado: “O Senhor é o meu Pastor” ou "O Senhor é o meu guia",

Jeová Nakeo - Significado: "O Senhor que destrói completamente o mal",

Jeová Elyon - Significado: “O Senhor Altíssimo”, "O mais elevado"

Todas as ações de DEUS é sempre em favor de sua criação, nós, as pessoas, hoje a enfese de DEUS é o interior, a mudança de dentro para fora.

DEUS enviou seu Filho, JESUS, não apenas para nos salvar, mas para abrir o caminho através do véu, sua carne rasgada por nossos pecados como sacrifício supremo.

Deus não gosta de véus, nem de barreiras que nos separem e, por isso, deu-nos acesso a Ele para desfrutarmos de livre comunhão consigo.

O Apostólo João Afirma, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14).

A palavra “habitou” no original grego significa “erguer uma tenda ou um tabernáculo”, e uma versão mais fiel seria dizer que JESUS “tabernaculou” entre nós.

Portanto, nosso Messias deixou sua glória, tomou a forma de um tabernáculo, o homem, e em nosso meio e, em sua breve passagem por aqui, ensinou-nos algo que é tão importante, e é isso que quero mostrar a você hoje, a grande revelação que JESUS nos trouxe sobre quem é DEUS.

Seu relacionamento conosco fez com que o homem conhecesse DEUS como Pai.

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. ⁹ Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:8,9

DEUS antes de JESUS era conhecido apenas como DEUS, mas JESUS revela a cada um de nós que DEUS que ser, ele existe para ser, ele é o Pai de todo aquele que deseja ser seu filho.

Os Filósofos pagãos como Aristóteles chegaram à existência de Deus por meio da razão humana e se referiram a ele em termos vagos e impessoais: sem causa, motor sem movimento.

Os profetas de Israel revelaram o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó de maneira mais calorosa, mais compassiva, revelaram um DEUS criador, um DEUS SENHOR, um DEUS sobrerano, Um DEUS general de Exercitos e de Guerra.

Mas somente Jesus trouxe a verdadeira e precisa revelação de quem DEUS era para ele e de quem ele desejaria ser para nós, um Pai.

Só para você entende, se você tomasse o amor de todas as melhores mães e de todos os melhores pais que viveram no curso da história humana, toda a bondade deles, toda a paciência, fidelidade, sabedoria, ternura, força e todo amor e reunisse todas essas qualidades numa única pessoa, o amor dessa pessoa seria apenas uma pálida sombra do amor e da misericórdia presentes no coração de Deus Pai direcionado a você e a mim neste momento.

Na carta aos romanos capitulo 8, o apóstolo Paulo escreve: Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai” (Rm 8.15).

Aba significa literalmente: papai, paizinho, pai querido, pai amado, papaizinho.

Nos Estados Unidos, os psicólogos da infância informam-nos que a média dos bebês americanos começa a falar entre a idade de catorze e dezoito meses.

Independentemente do sexo da criança, a primeira palavra normalmente falada nessa idade é pa — pa, papá, papai.

Um bebê judeu que falasse o aramaico na Palestina do primeiro século na mesma faixa etária começaria dizendo ab — ab, ab, Aba.

Quatro Características de que JESUS revela de DEUS como nosso Pai

1. Ele é um Pai Amoroso

Jo 3:15-16 (15) para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. (16) "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

  • Nosso Pai nos Ama incondicionalmente. (sem interesses)

  • Nossa Paio nos ama Igualmente

  • Nosso Pai não nos ama pelo que somos.

  • Nosso Pai não nos ama pelo que temos.

  • Nosso Pai não nos ama pelo que fazemos.

Todas as pessoas que procuravam a Jesus: ricas, pobres, doentes, aleijados, leprosos, ladrões, cegas… eram acolhidas por Ele que os curava e lhes dava atenção e amor.

¹² E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. ¹³ Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, ¹⁴ E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. Lucas 14:12-14

É assim que ele te ama incondicionalmente para te receber como você está, mas esse amor não é conivente com o teu estado, o pai te ama e te recebe para te transformar em alguém melhor.

²² Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; Lucas 15:22

O pai não rejeitou o filho perdido, mas tirou dele toda imundície do mundo.

2. Ele não esquece de Você

Is 49:15-16 (15) "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! (16) Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema.

"Esquecer faz parte de uma memória saudável", afirma a neurociência!

Em Isaías 49, podemos observar no versículo 14 que o povo de Israel estava dizendo em seu coração: " Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim."

Será que Deus pode esquecer alguém?

Deus disse para o povo de Israel (Sião): Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.. E Deus continua dizendo: "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.(Isaías 49:15,16)".

Ainda que todos a sua volta te deixem de lado e te rejeitem, Deus nunca te deixará.

Sabe por quê? Porque ele te ama como um filho, e está disposto assumir a paternidade da sua vida!

Se tua vida anda sem sentido e pensas que Deus te abandonou, reflita que você tem um pai capaz de dá a vida por você, e ele deu sua vida literalmente.

3. Ele disciplina Você

Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho. ⁷ Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? ⁸ Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hebreus 12:6-8

A Bíblia diz que Deus corrige a quem ama. Isso significa que a disciplina é uma evidência do amor de Deus por seus filhos.

Essa disciplina, muitas vezes, ocorre por meio de provações e sofrimentos que possuem um propósito pedagógico.

O Senhor não corrige seus filhos com o propósito de vê-los sofrer, mas com o propósito de aperfeiçoá-los.

Não confunda a correção do Senhor com um suposto desfavor divino, quando na verdade o sentido correto é exatamente o oposto.

Na frase: “O Senhor corrige a quem ama” a palavra “corrige” traduz um termo que transmite o significado de “repreender” tanto através de instrução quanto através de prova, ou mesmo de permitir que colhamos o que semeamos.

4. DEUS, um pai misericordioso

O Senhor é misericordioso e compassivo; longânime e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó.” Sl 103:8-14”.

Nosso pai celeste sente compaixão pela fraqueza dos outros, ele conhece nossas capacidades, nossas fraquezas, ele conhece nossos pecados e ele tem misericórdia de nós.

A misericórdia exemplificada por Jesus, JESUS elevou a dignidade de muitos que estavam prostrados:

  • Da mulher samaritana. Jo 4

  • Da mulher hemorrágica. Mc 5:34

  • Da mulher perturbada por espíritos malignos. (Madalena) Mt 8:2

  • Restaurando o discípulo arrependido. (Pedro) Jo 21:15-17 DEUS, um pai valorizador


5. Ele Passa segurança a Você

Is 43:1-2 (1) Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. (2) Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

6. DEUS, um pai perdoador

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.Is 1: 18

- Não importa o tamanho do pecado.

- Não importa a quantidade de pecados.

- Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão.

O perdão de Deus exemplificado em Jesus:

- Em perdoar a mulher adúltera. Jo 8

- Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. Lc 23:34

- Deus Pai perdoa e restaura o pecador arrependido.

Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. At 3:19

Jesus, um dia disse “Eu e o Pai somos um”.A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.

7. Ele nos liberta

Rm 8:15-16 (15) Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". (16) O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

CONCLUSÃO

Para concluir, gostaria de compartilhar uma pesquisa amaricana que constatou a importância do Pai na vida dos filhos:

71% das Adolescentes grávidas não tem Pai em casa

63% do Suicídio de Jovens são em famílias que o Pai é ausente

85% de Crianças com desordem comportamental vem de um lar sem a figura do Pai

80% de Estupradores vêm de lares onde não há pai

71% dos casos de Abandono escolar vêm de lares onde não há pai

Crianças sem a figura do Pai tem 2 vezes mais chances de se envolverem com o crime

Crianças sem a figura do Pai tem 2 vezes mais chances de terem transtornos emocionais e comportamentais

Crianças que tem um relacionamento pobre com o pai tem 2 vezes mais chances de bebe, fumar ou de se envolver com drogas

Obviamente isso é uma pesquisa e tem suas exceções, mas é obvio que a presença do Pai e um bom relacionamento com esse pai pode te ajudar a ter menos problemas na vida.

A ausência de um Pai traz prejuízos terríveis na vida do ser humano, imagine a ausência de DEUS, e pior a ausência de DEUS como pai.

JESUS revelou que DEUS é, ou, pelo menos, quem ele deseja ser para a humanidade, um bom Pai, um Pai perfeito em todos os aspectos.

¹⁸ E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18

Nosso DEUS não é um Pai sanguinário, um carrasco, um destruidor ou um psicopata ou psicótico, como muitos o colocam.

Nosso DEUS é a personificação do amor, mas também da Justiça.

DEUS tem como missão, salvar você! Receba-o nessa noite como Pai!

Satanás tem inventado diversos salvadores, homens e mulheres, na esperança de roubar de DEUS a glória dele, mas não consegue por DEUS é o único que é pai e criador de tudo, tudo é dele, foi feito por ele e para ela, a partir dele.

Mt 23:36-37 (36) Eu lhes asseguro que tudo isso sobrevirá a esta geração. (37) "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Mas não adianta ele querer ser seu Pai se você não o recebe como Pai!


2023 – Ano Apostólico das Definições


Pastor Rosivaldo Melo

IBF - Igreja Batista Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário