domingo, 15 de outubro de 2023

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA - CULTO DE ADORAÇÃO - DOMINGO 15/10/2023

TEMA: Preparando-me para a volta iminente de JESUS


Base Bíblica: At 1:9-11

(9) Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

(10) E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,

(11) que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir".

INTRODUÇÃO:

A informação muda os planos:

Se a metrologia diz que vai chover, nossos planos são alterados,

Se o GPS diz que certo caminho está intransitável, mudamos o caminho,

Se o exame diz que o colesterol ta alto, á luz desse exame, mudamos a dieta,

Diante do aumento da inflação, mudamos o orçamento da nossa família.

A bíblia fala a respeito da volta de JESUS, então de posse da informação da volta de JESUS CRISTO, o que temos mudado diante de sua eminente volta?

Como vivemos à luz da volta de Jesus?

Ele e Seus discípulos estavam reunidos no Monte das Oliveiras.

Os discípulos ainda não estavam totalmente claros sobre a cadeia de eventos que haviam testemunhado nos últimos quarenta dias ou o que o futuro reservava. De repente, Jesus ressuscitou do meio deles e subiu ao céu.

Já que Lucas, o autor de Atos, não nos diz como os discípulos reagiram às palavras dos anjos, deixe-me dar um palpite: Uau! Isso muda tudo.

À luz do que os anjos disseram – que Jesus vai voltar – precisamos repensar nossas perspectivas, nossas prioridades e nossos planos para o futuro.

Estamos vendo Israel e, Guerra, Passamos por uma pandemia, o Covid 19 teve proporções mundiais e devastadoras, depois guerra da Ucrania e Russia, Agora Israel em guerra, tudo aponta para a volta do messias e como isso está impactando sua vida?

É verdade que essa não foi a primeira indicação que os discípulos tiveram de que Jesus iria embora e depois retornaria. Ele havia declarado esse fato claramente: Jo 14:1-3 (1) "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. (2) Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. (3) E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

Mas a Ascensão foi diferente – eles realmente viram Jesus deixar a terra e subir aos céus.

Pensando a longo prazo, eles provavelmente se perguntaram, e agora?

O que fazemos enquanto esperamos Seu retorno?

Sim, Jesus lhes deu instruções para deixar Jerusalém e levar o Evangelho a todo o mundo.

Mas, ainda assim, eles tinham que ter dúvidas: quanto tempo levará até que Jesus retorne? Devemos arranjar emprego? (O primeiro impulso de alguns deles após a ressurreição de Cristo foi retornar à sua ocupação como pescadores — João 21:1-3.)

Como é servir a Jesus daqui para frente?

As perguntas que os discípulos tinham eram, sem dúvida, as mesmas que temos hoje: Como vivemos à luz da volta de Jesus?

Com base na freqüência das menções, o retorno de Cristo foi um tema dominante na vida pós-ascensão da Igreja.

Na verdade, era quase um dado.

Os escritores das epístolas mencionavam-no freqüentemente porque suas cartas eram instrutivas; eles estavam ensinando os novos cristãos sobre escatologia a doutrina das coisas futuras.

Mas para os apóstolos, os escritores daquelas epístolas, suas vidas foram vividas à luz da volta de Cristo.

Pense nisso: mesmo no nosso dia a dia, quanto maior a "luz" (a nova informação que recebemos), maior deve ser a nossa resposta.

Grandes mudanças exigem grandes respostas.

  • A primeira vinda de Cristo — Sua vida, morte e ressurreição — certamente mudou a vida dos apóstolos.

  • Mas quando Ele disse que voltaria, isso exigiu um novo nível de resposta. Não saber quando Ele voltaria levantou a questão, o que devemos ser encontrados fazendo quando Ele aparece pela segunda vez?

Esse momento está chegando; Acredito que está se aproximando rapidamente. Chegará o momento em que os crentes: 1Ts 4:16-17 (16) Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. (17) Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Como explico abaixo, esse momento pode ser hoje, amanhã, duarate a tribulação ou depois dela, a grande questão é JESUS voltará.

E isso levanta a questão, como devemos então viver?

Nossa perspectiva determina nossas prioridades; Nossas prioridades determinam nossos planos. A vida começa com a perspectiva adequada.

Pesquetiva -> Prioridades -> Planos -> Vida

I- Perspectiva

A perspectiva mais importante sobre a volta do Senhor tem a ver com uma palavra que muitas vezes é confundida com outra palavra: Iminente é muitas vezes confundida com eminente. Sabe a diferença?

  • Iminente significa "prestes a acontecer" – como em "A chegada dos convidados é iminente" ou "Não há perigo iminente da tempestade que se aproxima".

  • Eminente significa "famoso ou respeitado" – como em: "O professor é uma autoridade eminente em sua área", ou "Ele é um dos treinadores mais eminentes do esporte".

Com relação à volta do Senhor, ela é iminente e não eminente.

Isso significa que o arrebatamento da Igreja pode acontecer a qualquer momento.

Não há nada no calendário profético de Deus que deva ocorrer antes que Cristo possa retornar para Sua Igreja.

O próprio Jesus disse que não conhecia o "dia e a hora" da "vinda do Filho do Homem" – só o Pai sabe (Mateus 24:36-37).

O que sabemos é que desde a ascensão de Cristo estamos nos "últimos dias" (Atos 2:17; Hebreus 1:2; Tiago 5:3) — no final do qual Deus consumará Seus planos redentores para a humanidade pelo retorno de Seu Filho como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Pela volta de JESUS ser iminente, você deve considerar muito suas prioridades.

II . Prioridades

Se você está fazendo?

Escrevendo um livro? Planejando uma viagem? Lendo um bom livro? Programando seu casamento?

Como começa sua lista de prioridades?

O que é mais importante para você?

Sua lista começaria com o mais importante e terminaria com o menos importante.

Sua perspectiva, suas opções ilimitadas ou o tempo tempo limitado, moldariam suas prioridades;?

O mesmo acontece em nossa vida cristã, pois deveríamos viver à luz do retorno iminente de Cristo, mas a maioria não vive, cristo não é sua prioridade, essa é a verdade, mesmo para alguns que são lideres da igreja.

O apóstolo Paulo escreveu um capítulo inteiro (1 Coríntios 7) sobre como os cristãos em Corinto precisavam estabelecer prioridades, já que "o tempo é curto.

1Co 7:29-31 (29) O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; (30) aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; (31) os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.

Ele discutiu áreas importantes da vida, casamento, relacionamentos, status social, bens materiais, nas quais os crentes podem ser tentados a investir tempo e energia.

1Co 7:17, 20, 24, 26 (17) Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. (20) Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus. (24) Irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado. (26) Por causa dos problemas atuais, penso que é melhor o homem permanecer como está.

Em suma, seu conselho era que se contentasse onde você está, já que o tempo é curto (versículos 17, 20, 24, 26).

Não se concentre em mudar um mundo que está passando.

Em vez disso, Paulo escreveu que deveríamos nos concentrar em viver "sóbrios, justos e piedosos na era atual.

Tt 2:12-13 (12) Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, (13) enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Nossas prioridades sempre revelarão nossa perspectiva.

III. Planos

Prioridades levam aos planos de realizá-las

Se Cristo é nossa prioridade, teremos um plano de viver essa prioridade até sua volta.

Não deveríamos pensar da mesma maneira sobre nossa vida enquanto esperamos a volta de Cristo?

Considere as três coisas que todos temos:

  1. Tempo,

  2. Talento e

  3. Tesouro (dinheiro ou Recurso).

Como servos de Cristo, não possuímos nenhuma dessas coisas; todos eles nos são confiados como mordomos para serem usados de acordo com os desejos de nosso Mestre.

Se temos tempo extra ou tesouro sobrando, se CRISTO é prioridade, talvez devêssemos gastar isso no avanço do Reino de Deus, em vez de em atividades menos importantes.

Essa atitude era a da igreja primitiva, por isso em At 2:45, lemos: (45) Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. (46) Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Se Cristo é nossa prioridade nosso plano é usar nossos dons e habilidades que no trabalho do Reino conforme o tempo e o tesouro permitissem, mas em vez disso temos dificuldade em planejar servir a DEUS, pois DEUS, nem Cristo, Nem seu Reino é nossa prioridade, realmente existe algo muito errado com o povo de DEUS que somos nós.

CONCLUSÃO

JESUS está voltando, O Grande Dia da volta de Cristo é iminente.

Os sinais estão ai!

E como você tem vivido?

Qual sua perspectiva, sua prioridade e seus planos?

2Tm 2:4-Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

Você vive para o mundo? Ama o mundo? Faz do mundo sua prioridade?

Tg 4:4-Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Se abraçarmos a perspectiva, que JESUS está voltado, se abrirmos nossos corações para os sinais que estão ai.

Mt 24:6-13 (6) Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. (7) Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. (8) Tudo isso será o início das dores. (9) "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. (10) Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, (11) e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. (12) Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, (13) mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Volto a perguntar: Qual sua Perspectiva? Qual sua Prioridade? Qual seu plano para perseverar até o fim?

Se nossa perspectiva de tudo que esta acontecendo no mundo for correta, ela moldará nossas prioridades e resultará em planos que impactarão o mundo para a eternidade e nos manterão no caminho da salvação..

Que hoje seja o momento em que você dê uma nova olhada em sua vida para que você não se arrependa desse dia e volte-se mais para DEUS.

2024 – Ano Apostólico da Fidelidade


Pastor Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Batista Fé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário