segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

PALAVRA APÓSTOLICA E PROFÉTICA - CULTO DE ADORAÇÃO - DOMINGO 26/02/2024 - IGREJA BATISTA FÉ

TEMA – O DESERTO E AS TENTAÇÕES PROVARÃO NOSSA FILIAÇÃO DE DEUS

Base Bíblica: Mt 4:1-11 

(1) Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 

(2) Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 

(3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". 

(4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". 

(5) Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:

 (6) "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". 

(7) Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". 

(8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 

(9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". 

(10) Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". 

(11) Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

INTRODUÇÃO

Assim que JESUS se batizou ele foi levado pelo Espírito ao Deserto, mas porque ao Deserto?

O deserto é lugar de prova, de lutas, de tentações, de guerras.

Deserto simboliza problemas.

Parece contraditório, logo após seu Batismo JESUS ser conduzido ao deserto, pois agura está explicito que ele é filho de DEUS, pois no batismo, DEUS gruta isso para todos ouvirem.

Mt 3:16-17 (16) Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. (17) Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

Em outras traduções se diz “este é meu filho amada em quem me comprazo, ou seja em quem “encontro prazer”.

Teoricamente agora JESUS deveria está mais seguro, pois está claro para todos que ele JESUS é o filho de DEUS, mas mesmo assim ele é levado para o deserto para ser provado, mas porque?

Se JESUS foi provado, uma coisa deve ficar clara pra nós, nós também seremos, provados ou tentados, mas para que, continua a pergunta?

E a resposta é simples, para sermos aprovados como filhos de DEUS, na tentação do deserto JESUS será provado, se de fato é filho de DEUS.

A cada dia, em cada situação, nós somos provados em nossa filiação e satanás sempre nos desafiará com a seguinte pergunta, você é mesmo filho de DEUS?

Uma coisa eu tenho certeza, filhos de DEUS não são hipócritas!

Nestes dias uma musica cantada por um Jovem, tomou as redes sociais, uns criticaram, outros saíram em defesa, outros estão usando musica para atacar a igreja, os pastores e o cristianismo, e na música, muitas coisas fazem sentido, mas destaco a frase onde ela diz:  “Há um evangelho de fariseu”, um evangelho de hipócritas!

JESUS advertiu seus discípulos sobre o fermento dos fariseus: Lc 12:1-2 (1) Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. (2) Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. 

A palavra hipocrisia deriva do grego "hypokrisía,as", com o sentido de falsidade, dissimulação e fingimento, o hipócrita Hipocrisia apresenta uma opinião que não possui ou finge sentir o que não sente,  esconder os sentimentos mais sinceros, é desonesto, demonstra uma virtude qie não existe.

Para nós um hipócrita é aquele que não vive o prega, diz uma coisa e faz outra.

Mas essa hipocrisia não começa nos lideres igreja, essa hipocrisia começa no povo, Em 2Tm 4:3-4, Paulo diz a Timóteo que  (3) Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. (4) Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

A hipocrisia é viver na mentira, é conhecer a verdade, mas não praticá-la é ser infiel!

Jo 8:42-47 (42) Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. (43) Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. (44) "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (45) No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! (46) Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? (47) Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus".

Com certeza, filhos do diabo não herdarão céu, a herança dos filhos do diabo será o lago de fogo em enxofre.

Mas voltando a tentação de JESUS, aprendemos que daremos verdadeiro testemunho de que de fato somos filhos de DEUS quando somos tentados, pois é nessa hora de tentação, prova e de tribulação e deserto que as máscaras caem, o exterior que é a aparência se desfaz e o que prevalece é o interior.

O que aprendemos com a tentação de JESUS? Ou seja, no que somos tentados diariamente e como dar de fato testemunho de que somos filhos de DEUS e não da mentira.

1. Somos tentados a nos colocar em primeiro lugar

(3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". 

JESUS apesar de ser DEUS, estava em forma humana, sujeito a todas as necessidades humanas, fome, sede, cansaço, preguiça, ira, raiva, estresse, amargura, ódio.

É dessas fraquezas humanas que satanás se aproveita para nos tentar, ele se aproveitou do desejo de Eva pelo fruto do conhecimento do bem e do mal, e do desejo de Adão por Eva para tentá-los e fazê-los cair.

Adão e Eva eram alma vivente, nunca deixaram de ser Criaturas de DEUS, nunca se tornaram filhos de DEUS, Já JESUS é Espírito vivificante, e logo filho de DEUS.  

1Co 15:45-47 (45) Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante. (46) Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. (47) O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

Você não se tornará filho de DEUS se estiver preso as coisas desse mundo, se tiver preso ao natural, se andar por vista em vez de andar por fé.

Porque será justamente pelos teus olhos e pela tua necessidade de satisfazer a tua carne que você caíra, como Eva e Adão caíram, mas JESUS não caiu, e deu testemunho de si mesmo ao diabo como filho de DEUS, respondendo:  (4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". 

Quem de fato é filho de DEUS não vive um evangelho de fariseu, mas da graça e do amor de DEUS porque vive pela palavra, a palavra é luz para nossos caminho, a palavra é alimento, a palavra é vida, a palavra é esperança, a palavra é força.

Rm 10:8-10 (8) Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando: (9) Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (10) Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Quando a palavra está dentro de você em seu coração, você não cai em tentação, você não se torna um fariseu, pois você vive a palavra, e esse é o problema da igreja hoje, não ser cheio dessa palavra, então se enche do que o diabo esta dizendo e perde sua fé, sua salvação e dá mal testemunho, tornando se um hipócrita.

2. Somos tentados a querer que DEUS faça a nossa vontade

(5) Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: (6) "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". 

O diabo mais uma vez questiona a filiação de JESUS, “Se você é o filho de DEUS faça isso ...”

Muitas vez colocamos DEUS a prova, por nossa imprudência. Muitos de nós acham que DEUS é obrigado o tempo todo a fazer milagres para nos tirar de nossas enrascadas.

Muito fazem coisas imprudentes como comprar algum bem ou fazer alguma conta na esperança que DEUS faça um milagre e lhes mande dinheiro ou salve das dividas, e quando isso não acontece envergonhamos o nome de DEUS, da igreja e o nosso próprio nome como filhos de DEUS, e ai surge o evangelho de fariseus que pregam a honestidade, a santidade, mas vivem cheios de dividas, devendo a todo mundo. 

(7) Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". 

Confiar em DEUS é uma coisa E  por DEUS a prova é outra.

DEUS nunca fará o que cabe a você fazer, e administrar suas contas cabe a você fazer.

Não se jogar em um abismo de dividas Cabe a você fazer

3. Somos tentados a facilidades

(8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.  (9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". 

A maioria das pessoas não estão dispostas a pagar preço por nada, buscam facilidades.

Relacionamentos fáceis, dinheiro fácil, vantagens, menos esforço, superficialidade.

E quem tem tudo isso para te oferecer é satanás e não DEUS!

Ele propôs a JESUS uma alternativa a CRUZ, e essa alternativa era adorá-lo.

Nesses dias um irmão comentou comigo que sempre convida uma pessoa que trabalha com ele para vir a igreja, mas ele nunca aceita e o pior, diz que não precisa vir a igreja porque DEUS não quer sacrifício de ninguém, DEUIS não quer que ninguém sofra.

Igreja é sacrifício? Claro que sim!

Há sofrimento na Igreja? Claro que sim!

Pois a igreja é lugar de morte, mas também de vida, de novo nascimento!

A igreja é o altar onde a carne é sacrificada, para o Espírito tomar o controle da alma.

Na igreja:

  •     O Amor vence o ódio
  •     A amizade vence a inimizade
  •     O perdão vence a magoa
  •     A generosidade vence a avareza
  •     A saúde vence a doença
  •     A fidelidade vence a infidelidade
  •     A bondade vence a maldade
  •     O céu vence o inferno

Mas nada disso acontecerá de forma fácil, é preciso haver morte, começou com a morte de JESUS e termina como a sua.

Mt 16:23-26 (23) Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". (24) Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (25) Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. (26) Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? 

Mas satanás sempre te oferecerá uma alternativa, prostre-se a mim e te darei facilmente o que você deseja, a final:

Mt 7:13-14 (13) "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. (14) Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

Então satanás te diz: 

  • Fique em casa você não precisa de Igreja
  • Você não precisa dar seu dizimo ou ofertar na igreja, não seja tolo, não é JESUS que recebe seu dinheiro é o pastor que está te roubando
  • Você não precisa deixar de ser quem você é, DEUS te aceita como você é, porque DEUS é amor.
  • DEUS não está preocupado com quem você ama, toda, toda forma de amor é licita.
  • Casamento é uma instituição falida
  • Casado é quem vive bem
  • Religião é qualquer uma
  • Todo caminho leva a DEUS
  • A bíblia é um livro como outro qualquer

Gn 3:5-6 (5) Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". (6) Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Gostaria de frisar especificamente essa o verso 6, que diz: Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

A mulher foi tentada a facilidade de obter conhecimento e se apossar de algo rapidamente, de algo que não seria dela naquele momento, ou seja ela não esperou por DEUS.

Mas a resposta de um verdadeiro filho de DEUS, como JESUS é foi: (10) Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". 

JESUS está dizendo, eu prefiro pagar o preço da CRUZ e adorar a DEUS.

JESUS escolheu o caminho da obediência.

Fp 2:5-11 (5) Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (6) que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; (7) mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. (8) E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (9) Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (10) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, (11) e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

CONCLUSÃO

1Co 10:3-23 (3) Todos comeram do mesmo alimento espiritual (4) e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. (5) Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. (6) Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram. (7) Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra". (8) Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil. (9) Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. (10) E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor. (11) Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. (12) Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (13) Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (14) Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (15) Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo. (16) Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? (17) Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. (18) Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar? (19) Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? (20) Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. (21) Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. (22) Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele? (23) "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

Mas Paulo nos traz um alerta:

1Tm 4:1-2 (1) O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (2) Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada.

Paulo também nos alerta:

2Tm 4:3-4 (3) Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. (4) Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Tudo isso aponta para um evangelho fariseu, dentro e fora das igrejas, com lideres e ovelhas, mas o que fazer em um tempo como esse?

É simples, Viva pela palavra! 

Em toda tentação JESUS ele se defendeu usando a palavra de DEUS que o próprio satanás usou para tentar JESUS. 

O que é viver pela palavra?

1. Tenha um relacionamento em santidade, o Casamento deve ser honrado e leito conjugal puro (fuja de pecados sexuais)

Hb 13:4-5 (4) O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. 

2. Seja generoso

Hb 13: 5 - Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".

3. Não se deixe levar por ensinos estranhos

Hb 13:9-10 (9) Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem. 

4. Sustente seus lideres em oração, em honra e financeiramente

Hb 13:7- Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

Hb 13: 10 - Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.

Hb 13:17-18 (17) Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (18) Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.

5. Suportem a palavra de exortação

Hb 13:22- Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco. 

6. Não deixem de congregar

Hb 10:25-26 (25) Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (26) Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,

7. Viva pela fé e não retroceda

Hb 10:38-39 (38) Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". (39) Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

2024 – Ano Apostólico da Fidelidade

É tempo de ser fiel...


Pastor Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Batista Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário