domingo, 4 de fevereiro de 2024

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFETICA - CULTO DE ADORAÇÃO - DOMINGO 04/02/2024 - IBF, IGREJA BATISTA FÉ

 TEMA - De uma vida as cegas para uma vida de Luz

Base Bíblica - Lc 23:34-35


(34) Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

(35) O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. "Salvou os outros", diziam; "salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido".

INTRODUÇÃO

Lendo este texto acima, o Espirito Santo trouxe a mim um entendimento bem claro que existe muita gente vivendo suas vidas as cegas, do mesmo jeito que essas pessoas na época de JESUS estavam totalmente cegas a ponto de não ter a mínima noção que estavam fazendo com o filho de DEUS.

O profeta Isaias escreveu sobre essa geração da época de JESUS, Is 43:8- Traga o povo que tem olhos, mas é cego, que tem ouvidos, mas é surdo. O profeta Jeremias também diz a mesma coisa: Jr 5:21-22 (21) Ouçam isto, vocês, povo tolo e insensato, que têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem: (22) Acaso vocês não me temem? ", pergunta o Senhor. "Não tremem diante da minha presença? ...

Outra definição importante para justificar viver uma vida as cegas é a obstinação em viver uma vida fundamentada naquilo que vê, conseqüência da dureza de coração: At 7:51 – "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

A geração da época de JESUS era semelhante a geração da época de Isaias e Jeremias , que foi semelhante a geração da época de Moises, Ex 32:9- Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado, e hoje muitos estão do mesmo jeito, obstinados em viver uma vida longe de DEUS.

Na cruz, o Salvador resumiu isso quando orou: "Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem..."

Infelizmente muito de nós tenho escolhido viver a vida pelo que vê, e não pela fé em nosso DEUS, a pesar de tudo que ele fez no passado, tá fazendo no presente e as promessas para o futuro.

Vejo como algumas pessoas perdem o chão quando as coisas não saem como elas queriam ou esperavam, e o primeiro passo é o desespero, e o segundo passo é se rebelar contra DEUS e buscar motivos para se afastar.

Somos chamado a crer, a viver por fé e não por vista, não há outro lugar para ir, senão aos pés de nosso SENHOR, para se encontrar respostas e entender o processo que estamos vivendo.

Muitos tem suas orações que não são atendidas e porque?

Tg 4:3-Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados...

Quantos te nós oração pedindo ao Senhor que nos concedesse sucesso nesta ou naquela situação, sem nunca verificar se é da vontade dele, quantos de nós colocamos nossa vontade em primeiro lugar, em vez da de DEUS?

Vejam que oração no mínimo impensada: Mt 20:20-23 (20) Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido. (21) "O que você quer? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda". (22) Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? " "Podemos", responderam eles. (23) Jesus lhes disse: "Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai".

Agora medite comigo em cima dessa revelação que tive:

Os irmãos Tiago e João queriam os lugares de honra no Reino.

Então pensaram: não custa nada pedir, afinal, o Maximo que podemos receber é um não e foi exatamente isso que receberam: Ele disse: "Não". E disse mais: Que estava reservada para aqueles que o Pai escolheu.

Veja só, esses dois apóstolos não sabiam o que estavam pedindo.

Porque, talvez você pergunte:

A Resposta é bem simples: Algumas semanas depois, dois homens estavam um esquerda e da direita de JESUS morrendo em cruzes.

Por isso JESUS pergunta a ela: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?

Muitos de nós não sabemos como viver e pior nem sabemos como orar!

Isso é uma grande verdade!

Por isso na oração do Pai nosso, quando os discípulos pediram-lhe "Senhor, ensina-nos a orar, na oração estava lá: “SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU".

Infelizmente não somos obstinados apenas na vida que vivemos mas b=nas orações que fazemos, onde queremos na força que DEUS faça a nossa vontade.

Durante o ministério de JESUS ele falou diversas vezes sobre sua morte, para prepará-los para sua morte vindoura, para que eles não sofressem tanto, Ele os queria bem informados e prontos para o que o futuro reservasse. Como em Lc 9:44-45 (44) "Ouçam atentamente o que vou lhes dizer: o Filho do homem será traído e entregue nas mãos dos homens".

Mas eles o olhavam com as expressões em branco dos sem noção.

(45) Mas eles não entendiam o que isso significava; era-lhes encoberto, para que não o entendessem. E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra.

Eles não sabiam o que Ele estava dizendo, não lhes era revelado, e creio que essa falta de revelação era a ausência do Espírito Santo, eles ainda não tinham recebido.

1Co 2:8-Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Paulo, quando diz que se os poderosos dessa terra tivessem entendido (o mistério oculto de Deus), eles não teriam crucificado o Senhor da glória.

Vejam, nem mesmo Satanás não tinha idéia de que Deus estava realmente fazendo, e como estava usando a cruz.

Sabe porque?

Porque para se saber de fato o que DEUS tem em mente se precisa ta cheio dele e perguntar a ele.

Jr 33:3-‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’

Como José disse a seus irmãos em outro contexto, O que você quis dizer para o mal, Deus quis dizer para o bem (Gênesis 50:20).

Observe outra coisa: Em lucas 9:45b E tinham receio de perguntar-lhe a respeito dessa palavra.

Se você não perguntar a DEUS o que de fato ele ta planejando para você, você nunca vai saber e passará angustiado por todo processo.

Os discípulos tiveram que ver a cruz, passar pelo processo de sepultamento e examinar o túmulo vazio e as marcas de pregos nas mãos do Senhor ressuscitado antes que tudo começasse a fazer sentido.

CONCLUSÃO

Lc 19:41-44 (41) Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela (42) e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. (43) Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados. (44) Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria".

Quando JESUS chorou sobre Jerusalem, Ele sabia o que estava reservado para sua amada cidade dentro de uma curta geração.

E o pior, ele sabia que a causa de toda a desgraça seria a rejeição de Israel a Ele?

Ele colocou assim...

"Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria".

Como Israel tem muita gente cega, dentro e fora da Igreja, pessoas que endureceram tanto seuy coração, que são incapazes de perceber que toda desgraça que esta acontecendo ou que acontecera será pelo fato de terem rejeitado a DEUS, a JESUS, AO ESPIRITO SANTO e a IGREJA.

Muito em vez de viverem a paz e se tornarem agente de paz, tornam-se causadores de problemas.

A todos nós é dado todos os dias a capacidade de nós arrependermos de nossos pecados, de nos humilharmos diante de Deus e de aceitarmos a salvação que Deus nos enviou seu na pessoa do Senhor Jesus, mas em vez disso, permitimos que os problemas, as lutas, as decepções da vida, nossa falta de fé e de espiritualidade nos cegue.

Qual foi o tempo de visitação? Foi o momento de oportunidade deles. Este foi o tempo deles. Era "agora ou nunca" “DEUS estava com eles e no meio deles” mas deixaram ele ir, mataram JESUS em uma cruz.

Muitos hoje, recebem a visitação de JESUS, o aceitam como SENHOR e SALVADOR de suas vidas, mas depois o vendem como JUDAS vendeu.

Outros nem o recebem, como ISRAEL, e o matam em seu coração e seguem em frente, como se a vida continuasse ininterrupta como sempre de desgraça em desgraça.

Mas não precisa ser assim!

O Rei Josafá, fez uma oração de joelhos em um momento de pânico.

Os reis pagãos têm um exército de coalizão montado nos arredores de sua capital.

Ele está em desvantagem numérica. Isso não é bom.

O rei está de Joelhos, a multidão de homens, mulheres e crianças, olha para seu rei humildemente prostrado, orar:

2Cr 20:12-13 (12) Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti".

Irmão é assim que a cegueira se dissipar e nossos olhos se abrem, quando nós tiramos os olhos dos problemas e colocamos em DEUS!

Você precisa dá credito a DEUS e não aos seus problemas.

A resposta para quem anda obstinado e cego é humildade e fé para abrir seus olhos.

A humildade diz que a resposta não está em mim. - A fé diz que o remédio é de Deus.


2024 – Ano Apostólico da Fidelidade

É tempo de ser Fiel...



Pastor Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Apostólica Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário