segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Palavra Ministrada pelo Pastor Rosivaldo Melo, 08/09/2024, no Culto de Adoração, na IBF, Igreja Batista Fé - Garanhuns/PE

TEMA – CONFLITOS, COMO VOCÊ LIDA COM ELES

Base Bíblica – Cl 3:12-17

Cl 3:12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Cl 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Cl 3:14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Cl 3:15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Cl 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Cl 3:17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

INTRODUÇÃO

Sobre conflitos a primeira coisa que devemos aprender é que os conflitos são inevitáveis.

Temos conflitos com outras pessoas, conflitos de idéias e até conflitos conosco.

Mas o grande diferencial na nossa vida é: A forma como lidamos com o conflito.

Dependendo de como lidar com o conflito, vamos a frente, estacionamos ou ficamos de vez para traz, estabeleceremos solução, união ou divisão.

E a primeira coisa que precisamos lembrar diante dos conflitos é que somos o povo escolhido, o povo de DEUS.

Cl 3:12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

E povo de DEUS diante de conflitos age com:

  1. Profunda compaixão,

  2. Bondade,

  3. Humildade,

  4. Mansidão

  5. Paciência.

Infelizmente se você não manifesta isso durante os conflitos algo ta errado!

Os conflitos são necessários porque nos tornam mais fortes e mais maduros.

Hoje na vida o que mais existe é diversidade, essa palavra de um tempo pra cá tornou-se cada vez mais aplicada.

Diversidade é a existência de coisas variadas e diferentes umas das outras dentro de uma determinada área ou espaço.

O termo vem da língua latina, da palavra ” diversitas “, e se refere ao que é diverso, variado, múltiplo, díspar ou diferente.

O conceito de diversidade é aplicável em muitas áreas e se refere às diferenças que podem existir entre pessoas, animais, grupos , coisas, opiniões, escolhas, entre muitos outros. No ser humano existe diversidade cultural, étnica, sexual, lingüística, ideológica, religiosa, entre outras.

Não precisamos concordar com toda diversidade, mas é importante aprender a lhe dar com elas e principalmente resolver os conflitos por elas produzidos.

Quando aprendemos a lhe dá com essas diferenças adquirimos maturidade, e força, para nós, para nossa família, casamento, empresa trabalho, igreja.

Cristo, em nós através de seu Espírito nos dá mais clareza sobre tudo.

Nós precisamos agir e reagir mais como CRISTÃOS.

O objetivo de um cristão não é evitar conflitos, em vez disso, precisamos nos tornar muito habilidosos (Cheios do espírito) e intencionais na resolução de conflitos.

Devemos vir à mesa não para vencer, mas para buscar soluções para o bem maior.

Para se resolução conflitos, o primeiro passo é conhecer e entender as principais causas ou melhor a essência do conflito.

Quando entendemos o que está dentro de nós que contribui para o conflito, ou reconhecemos o que está dentro do outro é possível solucionar antes que ele tire o melhor de nós.

Amados, o conflito é inevitável, mas a divisão é evitável, o fim do casamento é evitável, a perca de confiança é evitável, a dor, o sofrimento, as frustrações podem ser evitadas, dependendo da forma como lidamos com o conflito, pois disso dependerá se o resultado é união ou divisão.

7 principais causas internas de conflito:

  1. Imaturidade – quando nos recusamos a assumir a responsabilidade por nossas ações, nos comportamos impulsivamente e não admitimos estar errados.

  2. Egocentrismo – quando exigimos que tudo gire em torno de nossos desejos e vontades.

  3. Insegurança – quando não nos sentimos bem o suficiente sobre nós mesmos para nos sentirmos bem com os outros.

  4. Orgulho – quando nos comparamos com os outros de forma a nos sentirmos superiores aos outros.

  5. Controle excessivo – quando falhamos na confiança, no empoderamento e no tratamento da incerteza, tentamos controlar.

  6. Medo – quando tememos a solidão, a rejeição, o abandono e a manipulação, etc., e nos comportamos de acordo.

  7. Confiança quebrada – quando funcionamos a partir de uma ferida de confiança que foi violada.

Uma expectativa ou desejo não atendido é muitas vezes a questão central por trás do conflito, mas o resultado final é que não conseguimos o que queríamos. Esta passagem em Tiago diz isso bem.

1 De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. 2 "Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus." 3 E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. Tg 4:1- 3

Lutamos com algumas dessas causas internas que levam às expressões mais visíveis (externas) de conflito.

7 principais causas externas de conflito:

  1. Cultura doentia – quando a cultura da equipe carece de confiança, valores orientadores, honestidade e irresponsabilidade.

  2. Falta de visão ou visão pouco clara ou desalinhada – quando a visão é piegas ou inexistente, e cada um faz o que é melhor em sua própria opinião.

  3. Falta de comunicação – quando a comunicação é lenta, pouco clara e carece de transparência.

  4. Expectativas Frustradas – quando as expectativas não são escritas ou verbalizadas e mudam continuamente.

  5. Atitudes territoriais – quando protegemos nosso território em vez de expandir o território de todos.

  6. Competição doentia – quando estamos mais preocupados com nosso próprio placar do que com a visão geral.

  7. Falta de ação – quando uma mentalidade ultrapassa a consistência da execução, logo não haverá resultados

7 Ações para Solucionar de Conflitos:

1) Lembre-se que você é povo escolhido e haja como povo escolhido

Cl 3:12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Esse para mim é o ponto fundamental na solução de um conflito, é justamente nos lembramos que somos povo de DEUS e nascemos para ser luz, e luz bilha, luz dissipa as trevas.

O Ap. Paulo fala sobre se ter profunda compaixão pelo outro, mas parece que cada um de nós em um conflito só que ver o seu lado.

Cada um de nós precisa aprender a oferecer ao outro o beneficio da duvida, ou seja, se perguntar será que ele está certo quanto a mim? Ou quanto a isso?

Por isso a profunda compaixão precisa caminhar junto da bondade, da humildade, da mansidão e não menos importante a paciência.

Você acha que sou casado há 30 anos, onde meu casamento sobreviveu a tantos conflitos por quê? A resposta é nos lembrando sempre que somos povo de DEUS e agindo como tais.

  • A compaixão me permite ver o lado do outro

  • A Bondade me permite agir segundo o padrão de CRISTO

  • A humildade permite reconhecer quando estou errado

  • A mansidão permite ficar calmo em momentos tensos, evitando falar bobagem

  • A paciência permite suportar e ouvir o outro

2) Suportem uns aos outros

Cl 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

É impossível sentar para conversar e resolver um conflito se eu nem consigo olhar nos olhos de alguém, se não consigo nem dizer um oi, um bom dia, o Lhe dá a paz.

E o problema se tona ainda maior quando é dentro da igreja, onde se convive pessoas que deveria ser de DEUS, que deveria se lembrar que são de DEUS.

JESUS suportou Judas Iscariotes por três anos, lutou por ele, até o momento que não tinha mais o que fazer e o deixou ir.

Você já observou que no novo testamento não há nenhum tipo de menção a conflitos entre JESUS a Judas.

Fora a ultima ceia, o momento mais tenso entre JESUS e Judas é quando ele questiona o uso perfume ofertado a JESUS em João 12:4-7

Jo 12:4 Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: Jo 12:5 "Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários". Jo 12:7 Respondeu Jesus: "Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento.

Outro fato sobre Judas é como Judas foi selecionado como discípulo de JESUS? Você já se perguntou sobre isso?

Não há um relato sobre o chamado de Judas, como por exemplo o de Pedro, onde JESUS diz segue-me e te farei pescador de homens, ou o de Matheus, onde JESUS simplesmente diz segue-me.

Alguns teólogos, acreditam que o texto que faz menção ao encontro de Judas com JESUS é Mt 8:19,20

19 Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores". 20 Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".

Veja, nitidamente, nesse verso, JESUS ta dizendo não tenho dinheiro, ou riqueza para te oferecer, denotando que este mestre da lei, Judas, segundo alguns teólogos, se aproximou de JESUS por interesse e se este for o caso, Judas foi o único que se aproximou de Jesus Cristo sem ser chamado.

Judas não foi chamado, mas JESUS o aceitou, Judas o trairia, mas JESUS o suportou.

Por três anos JESUS discipulou Judas e todos os seus discípulos, olhando olho no olho, JESUS ensinou a verdade e quase não houve nenhum conflito, porque JESUS sabia suportá-lo.

3) Revista-se de Amor

Cl 3:14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Revestir-e de amor é revestisse de JESUS, sem ele é impossível fazer qualquer coisa, desde estabelecer relacionamentos e principalmente resolver conflitos.

O AP. Paulo diz: 1Co 13:4-7

4 Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. 5 "Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas." 6 Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.7 Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

Sem o amor incondicional, na pessoa de CRISTO torna-se impossível resolver conflitos.

Resolver conflitos e acabar com o mal estar, é remover barreiras, é abrir portas para um novo começo e só o amor é capaz de tudo isso.

O discípulo de JESUS precisa ser cheio de amor, de um amor transbordante e incondicional, ou seja, não dependerá de condições

4) Trabalhe para paz, nunca para guerra

Cl 3:15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Somos chamados para viver em paz na igreja e fora dela.

Vi um pastor ministrado que a Bíblia é lida pelo Cristão e o Cristão é lido pelo mundo.

Nunca espere que um incrédulo pegue a bíblia, leia e se converta, isso nunca vai acontecer, um incrédulo ver a vida de um crente e é atraído por essa vida e assim é levado a igreja e a conversão.

Mas como testemunhar de JESUS vivo em guerra contra todo mundo, seja na igreja, fora da igreja, na família ou em todo lugar vivo em guerra com tudo e todos, logo algo ta muito errado.

É, geralmente muito complicado, em uma conversa difícil, se abrir mão do meu ponto de vista, mas, francamente, na maioria das vezes nossa opinião ou preferência, nunca é uma profunda convicção bíblica, ao contrario, baseia-se naquilo no que eu sinto, ou no que eu acho, sempre do ponto de vista carnal..

Possuir isso só consegue a paz aquele que em seus corações tem JESUS como seu juiz, somente assim se exibe grande maturidade, e se consegue paz no calor do momento

5) Se alimente da palavra de CRISTO

Cl 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

A palavra precisa ser alimentada em nós, essa palavra que vem por ouvi-la produzirá fé para termos uma vida transformada.

Por isso é de suma importância ir a igreja (Todos os Cultos), ir a célula, ir a conferências e congressos.

Palavra + Louvor + Adoração liberta nossa mente, e nosso coração das prisões de Satanás.

Quem conhece a palavra de DEUS e crer no que JESUS deixou na bíblia é capaz vencer todos os conflitos.

Billy Graham certa vez disse que para se perdoar alguém basta parar de olhar para o que ela te fez e começar a olhar o que JESUS fez por você.

E só consegue ver isso quem ta cheio da palavra de DEUS

6) Faça tudo colocando DEUS em primeiro lugar

Cl 3:17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Ser povo de DEUS implica que estamos sendo governados por ele, logo, tudo que fazemos, fazemos para ele.

É muito interessante o que o Ap. Paulo diz, seja em palavra ou em ação, tem muita gente que é muito boa de palavra, mas suas ações são contrarias ao que fala, isso chama-se hipocrisia, e hipócritas não pertencem ao SENHOR.

Nós precisamos viver o que pregamos, precisamos agir de acordo com as palavras que saem de nossa boca, e isso inclui em perdoar, em reconciliar, em unir, em se tornar parte de uma solução, tudo isso agrada a DEUS.

Nosso SENHOR morreu numa cruz e isso tem um grande valor significativo, a carne foi crucificada.

Infelizmente a maioria de nós não esta disposta a sofrer o dano, nos rebelamos quando alguém se volta contra nós,nossa carne aflora, um sentimento de justiça própria toma conta de nosso coração, deixamos JESUS para trás e é somente nós que importamos, isso é maligno, isso nada tem a ver com CRISTO!

JESUS nos ensina

Mt 16:24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Trocando em miúdos, na versão NTLH, lemos

Mt 16:24 E Jesus disse aos discípulos: —Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.

Resumido, colocar JESUS em primeiro lugar, fazer tudo no nome dele, implica em matar a carne, por isso o Ap. Paulo escreveu,

Gl 2:20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Paulo esta dizendo minha carne não governa mais a minha vida eu preguei ela na Cruz e vivo como cristo viveu.

7) Seja generoso com o perdão e siga em frente.

Cl 3:13... e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Se existe algo que precisamos ser nessa vida é generoso, principalmente em perdoar, e ainda mais, não é perdoar do meu Jeito, é perdoar do Jeito de CRISTO.

O Apóstolo Pedro, traiu JESUS, talvez no mesmo nível de Judas ou Pior, ele o fez olhado nos olhos de JESUS.

Mt 26:69 -75

69 Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: "Você também estava com Jesus, o galileu". 70 Mas ele o negou diante de todos, dizendo: "Não sei do que você está falando". 71 Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno". 72 E ele, jurando, o negou outra vez: "Não conheço esse homem! "

73 Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia". 74 Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço esse homem! " Imediatamente um galo cantou.75 Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente.

Você já foi ignorado? Traído? Alguém te disse que estaria do teu lado o resto da vida, mas na primeira dificuldade te abandonou? Você já foi Caluniado? Pessoas se afastaram de você e te deixaram sozinho? Você já foi escanteado? Abandonado? Já bateram em você, já abusaram do teu emocional?

JESUS passou por tudo isso.

Se fosse você, o que você faria?

JESUS pregado em uma cruz ele diz:

Lc 23:34 Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

E depois que ressuscitou foi atrás daquele que o negou e resolveu o conflito perdoando a Pedro

Jo 21:15

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros"

Se JESUS nunca tivesse ido ate Pedro, Pedro nunca teria se tornado o Grande Apostolo e líder da Igreja.

Mas não foram somente os Fariseus e Pedro que fora perdoados, mas todos nós.

Cl 1:13, 14

13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

CONCLUSÃO

Mesmo com boas pessoas e os melhores esforços e intenções, infelizmente nem todos estão abertos a solucionar conflitos. E a reconciliação nem sempre acontece.

Infelizmente, muitos não são felizes para sempre.

Às vezes, as pessoas são feridas e precisam de tempo e graça para se curar.

O perdão genuíno de ambas as partes é uma parte importante para haver cura.

Pode levar tempo, mas Deus através de JESUS e do Espírito Santo e da Igreja, podem ajudar
no processo.

Mas, no final, a restauração precisa ser realizada para que todos possam continuar a modelar o tipo de relacionamento que honra a Deus.

2024 – Ano Apostólico da Fidelidade

É Tempo de ser Fiel


Pastor Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Batista Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário