TEMA: Precisamos amar o pai como ele nos ama
Base Bíblica – Lc 15:11 – 21
11 Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 17 "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22 "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar. 25 "Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. 26 Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27 Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. 28 "O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. 30 Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’ 31 "Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32 Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".
INTRODUÇÃO
Desde sempre, a missão de JESUS foi buscar o que se havia perdido, retratado as vezes diferentemente, como uma ovelha, uma dinheiro, ou um filho, o objeto de resgate sempre foi o homem.
O homem que se perdeu no éden, que acreditou mais nas palavras do enganador do que nas palavra de DEUS, e por isso entregou sua vida ao diabo, pecado, e mundo.
Existem duas mentiras que satanás conta ao homem e ele acredita:
A primeira é que você não vale nada, que você é um lixo, e que nem DEUS te quer.
Quando o homem acredita nisso, ele se rende a satanás e se entrega ao mundo, a tudo que é abominável nessa terra, o homem se torna a escoria, ale que foi criado pare reinar sobre a criação se torna pior que a criação, pior que os animais, fazendo coisas absurdas e odiosas.
Rm 1:28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
A segunda mentira é que somos bons, tão bons que não precisamos 100%, nossas obras, nos conduziram ou ajudaram em nossa salvação.
Lc 18:19 – 23 "Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. 20 Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’". 21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. 22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". 23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Esta parábola retrata dois tipos de pessoas, no caso os publicamos e pecadores que vivia margem da sociedade, que na parábola retrata o filho que partiu, o filho mais novo.
12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Quantos de nós, recebemos muito de DEUS, as vez saúde, dons, capacidade, oportunidades e pegamos tudo isso e jogamos na lata do lixo.
Veja que coisa interessante, ambos são filhos, com certeza o Pai os ama igualmente.
Se você reparar direito na palavra, no verso 12, lemos: ...Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
Aqui fala de oportunidades, os dois receberam oportunidades iguais, todo mundo tem as mesmas oportunidades nesse mundo, DEUS n~]ao scole um em detrimento do outro.
Se sua vida não ta dando certo a culpa é toda sua.
Mt 5:45b Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
O Pai dividiu exatamente igual a herança entre os filhos.
Alguns feito o filho mas novo, pegam as oportunidades que recebem do Pai e vão para longe dele, gastar sua vida com tudo que não presta, que não edifica, que não lhes garantiram se entrar no Reino de DEUS, Reinar com Cristo, ou ter a vida eterna.
Se o filho mas novo tivesse morrido longe do Pai, teria sido interrado como indigente, como alguém sem um nome, sem uma família, sem um titulo ou um Pai que estivesse próximo para socorrê-lo.
O que fez o filho mais novo voltar casa? Amor ao Pai? Arrependimento? Ou Necessidade ?
O filho mais novo volta para casa do Pai por necessidade, porque está na miséria, porque nem lavagem de porco ele tem para comer, porque o mundo lhe tirou tudo e não lhe dá nada.
16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
É isso que te espera longe no Pai, nada menos que miséria total, você pode ate tentar, tem todo esse direito, mas o mundo só tira de você, Mas o amor do Pai é maior.
Enquanto você o procura para ter suas necessidades supridas, ele te recebe como filho.
O filho quer voltar só pra ter uma casa, para ter dinheiro, para ter comida, para ter o que os trabalhadores tinham, para ter o mínimo de decência.
17 "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai.
O que ele está dizendo não é Pai eu te amo, to arrependido!
O que ele ta dizendo é Pai to com fome, o que quero é comer, não to nem ai se você é meu pai ou não, trata-me como um empregado, pois o que quero é comida e um teto.
Quando procuramos DEUS, não é isso que buscamos? Carro, casa, dinheiro, fartura, felicidade, cura e outras coisas?
Não procuramos DEUS porque o amamos, o homem procura DEUS porque precisa de coisas, rara são as vezes que estamos dispostos a dar a DEUS alguma coisa.
Mas DEUS não recebeu o filho mais novo como um trabalhador, ele recebeu como filho.
20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. 22 "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
Mas o Pai o ama a ponto de lhe perdoar e:
Trocar as vestes sujas por vestes brancas – Fala de Perdão
Anel – Fala de restaurar a filiação
Calçados nos pés – Novo caminho, Novo tempo
Festa – Fala de Reconciliação e restauração completa
Esse é o Amor que o Pai nos ama, um amor incondicional, em contra ponto a um amor Egoísta que o amamos.
O segundo Filho, Fala dos Religiosos, daqueles que permanecem dentro da Igreja, mas nunca tomaram posse da Paternidade do Pai, nunca se tornaram filhos de fato, não tem interesse no reino do Pai, não estabelecem seu reino, vivem apenas como os trabalhadores, recebendo apena salário, que são as migalhas das benção, como carro, casa, saúde, prosperidade e coisas parecidas, mas nunca o reino de DEUS.
Mt 6:31-33 31
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Existem pessoas na Igreja que fazem apenas por obrigação, nunca por amor, fazem pelo que podem receber.
Este era o filho mais velho
29 Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Pessoas assim, nunca se tornaram filho, porque um filho que ama seus pais faz por amor e receberá por amor, infelizmente o filho mais velho nunca descobriu que tudo que era do Pai era dele.
31 "Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Você é filho, e o Pai lhe ama com um amor incondicional, mesmo você perdido, ou querendo trabalhar para ele como empregado, você é filho, mas se tornar filho depende só de você porque a parte dele ele fez e faz todo dia.
2025 – Ano Apostólico da Edificação do Reino de DEUS
...É tempo de Trabalhar
Pr. Rosivaldo Melo
IBF – Igreja BatistaFé
Nenhum comentário:
Postar um comentário