terça-feira, 26 de agosto de 2025

AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE COMPROMISSO COM DEUS

 

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE COMPROMISSO COM DEUS

Base Bíblica Js 24:15

15 Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".

INTRODUÇÃO

No texto base da ministração, Josué, diante de toda congregação, exorta o povo a se comprometerem, a assumirem responsabilidade e compromisso com em servir ao SENHOR.

O profeta Elias, no Monte Carmelo, fez a mesma coisa.

1Rs 18:21 Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu.

O profeta Azarias, filho de Obede, exortou o Rei Asa e seu povo a servir a DEUS de todo o coração.

2Cr 15:1-4 O Espírito de Deus veio sobre Azarias, filho de Obede. 2 Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: "Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará. 3 Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensiná-lo e sem a Lei. 4 Mas em sua angústia eles se voltaram para o Senhor, o Deus de Israel; buscaram-no, e ele deixou que o encontrassem.

E assim foi feito

2Cr 15:8-12 Assim que ouviu as palavras e a profecia do profeta Azarias, filho de Odede, o rei Asa encheu-se de coragem. Retirou os ídolos repugnantes de toda a terra de Judá e de Benjamim, e das cidades que havia conquistado nos montes de Efraim, e restaurou o altar do Senhor que estava em frente do pórtico do templo do Senhor. 9 Depois reuniu todo o povo de Judá e de Benjamim; convocou também os que pertenciam a Efraim, a Manassés e a Simeão que viviam entre eles, pois muitos de Israel tinham passado para o lado do rei Asa, ao verem que o Senhor, o seu Deus, estava com ele. 10 Eles se reuniram em Jerusalém no terceiro mês do décimo quinto ano do reinado de Asa.11 Naquela ocasião sacrificaram ao Senhor setecentos bois e sete mil ovelhas e cabras, do saque que haviam feito. 12 Fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Deus chama seu povo para uma vida de aliança e fidelidade, mas infelizmente, sempre é a natureza do homem fugir de DEUS.

Nos tempos de Josué, de Elias, de Asa, o povo estava longe de DEUS, e na realidade, essa é a historia toda da bíblia, a historia de um DEUS que tenta ajuntar seu povo, que está disposto a dar a esse povo o melhor, mas eles não querem, não buscam, são infiéis, se comprometem com outras coisas, quebram seu compromisso com DEUS, como crianças, necessitam serem obrigados a servi-lo por necessidades, pois para buscar a DEUS parece que tem que haver pestes, pregas, dor, sofrimento, angustia, destruição, ameaças e coisa do tipo.

E hoje, parece que nem isso tem conduzido às pessoas a presença de DEUS.

Compromisso é uma obrigação assumida, compromisso é fruto de uma aliança entre ambas as partes que firmaram um compromisso.

Nosso compromisso com Deus é o fundamento da verdadeira fé cristã, o descompromisso com DEUS testifica a completa ausência de fé.

Nosso compromisso com DEUS exige fidelidade e entrega total.

Você que se diz CRISTÃO, você tem consciência do que significou seu sim a DEUS?

a. Estabelecimento de uma Aliança

Na Bíblia, Deus sempre se relacionou com seu povo por meio de alianças (Noé, Abraão, Moisés, Davi, e em Cristo).

Em Jeremias 31:33, Deus promete: “Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Uma Aliança não é uma via de mão única, não é somente a aliança de DEUS para com você, mas também de você para com ele.

Aliança exige compromisso e não um compromisso temporário, quando me é conveniente, mas um compromisso eterno.

Esse compromisso implica em obediência, sacrifício e submissão.

Em uma época onde o egoísmo é a marca de uma geração, obediência, sacrifício e submissão é algo quase impossível de praticar.

b. Uma vida de renuncia

Lc 9:23-24 23 Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Jesus exige que neguemos a nós mesmos.

Você entende o que JESUS quis dizer quando disse negue-se a si mesmo?

Negar a si mesmo é abrir mão da centralidade do Eu, de está no centro, abrir mão do controle de si mesmo, do próprio governo de sua vida, é viver para fazer a vontade de DEUS.

Como já disse no começo, a natureza do homem é egoísta, vaidosa, orgulhosa.

A exigência de JESUS é porque se essa natureza não morrer, nunca de fato serviremos a JESUS.

O apóstolo Paulo entendeu perfeitamente o que JESUS quis dizer.

Paulo era fariseu, romano, mestre da lei, porem abriu mão de tudo, inclusive de tudo que aprendeu no passado.

1Co 2:2 Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

Aos gálatas ele diz:“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

O verdadeiro discípulo abre mão de sua própria vontade para viver a vontade de Deus, e isso exige preço, sacrifício, mas nada doloroso e sim com fé, alegria e amor.

c) Uma vida de Sacrifício

Rm 12:1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

No antigo testamento, o Sacrifício estava ligado a a animais oferecidos no altar como símbolo de adoração e com o objetivo de ser perdoado dos pecados.

No Novo testamento, sacrifício remete a JESUS, como sacrifício perfeito, não há mais necessidade de se derramar sangue de animais, ou sangue humano no altar, mas ainda há uma necessidade, a necessidade de se derramar vida, a nossa vida que deve está no altar, nos somos chamados como sacrifício vivo.

Viver uma vida de sacrifício implica em:

  1. Colocar DEUS em primeiro lugar – Reorganizar prioridades, colocando a vontade de DEUS acima de nossas próprias vontades

  2. Renunciar ao pecado – Abrir mão do que te afasta de DEUS, mesmo sendo algo aparentemente bom.

  3. Viver em Santidade – Isso sim requer um enorme sacrifício, porque a vida de santidade é a decisão de viver uma vida diferente de outros, de fazer coisas que para o mundo parece ser normal, mas para DEUS é abominável.

  4. Servir ao Próximo – Gastar tempo, dons e energia para amar e ajudar quem precisa, sem esperar retorno

  5. Suportar as perseguições - Permanecer fiel aos princípios de DEUS, amando, orando e suportando que nos persegue, em vez de agir pela força do homem.

d. Uma vida de obediência a DEUS

1Sm 15:22 Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

Obedecer a DEUS é viver debaixo de sua vontade, reconhecendo-o como SENHOR e obedecendo a sua palavra, através de JESUS, do Espírito Santo, da Igreja e das autoridades por ele constituídas.

Obediência não é emoção do momento, mas constância em meio às lutas.

Exemplos Bíblicos de Compromisso com Deus

Abraão → deixou tudo para seguir a voz de Deus (Gênesis 12).

Josué → declarou: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

Daniel → manteve fidelidade mesmo diante do decreto de morte (Daniel 6).

Jesus → exemplo supremo de compromisso, obedecendo até a cruz (Filipenses 2:8).

No entanto, muitos ao longo da história se afastaram desse compromisso, e a Bíblia mostra claramente as consequências disso.

O descompromisso não é apenas negligência, mas uma ruptura da aliança que gera consequências espirituais, emocionais e até físicas.

O que acontece quando deixamos de viver em compromisso com Deus?

Depois de falar tanto de compromisso, quero frisar as consequências da falta de compromisso com Deus

a) Perca da Presença de DEUS

Juízes 16:20...“E ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.”

Sansão assim como Saul, perdeu a presença de DEUS.

A pior coisa que um Cristão pode experimentar é perder a presença de DEUS.

Infelizmente como Sansão, Alguns não se dão conta do que perderam, pois a queda não acontece quando se cai de vez, geralmente se vem tropeçando, tentando se equilibrar a todo custo, mas sem o custo de DEUS, apenas da carne e ai a queda é só uma questão de tempo.

Quem não anda em compromisso perde a sensibilidade espiritual.

Fica vazio, distraído, frieza espiritual, sem vida e sem direção.

b) Perda da Identidade Espiritual

1Co 6:19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Tem muita gente que quando sai de sua região, ou de seu país, adotando outro local, passa a viver como se fosse daquele lugar, pegam costumes culturais, abraças as comidas regionais e até a forma de falar ou de linguagem mudam.

Assim é aquele que não tem compromisso com DEUS, ou quebra esse compromisso, ele volta a ser como era antigamente.

2Pe 2:21-22 21 Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. 22 Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".

O povo de Israel, quando se desviava, deixava de ser referência de nação santa (Oséias 4:6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.”).

Sem compromisso, o cristão se torna igual ao mundo, sem diferença, fraqueza espiritual, mundanismo, confusão de valores.

c) Colheita de Maldições

Ml 3:9 Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.

A maldição em Malaquias é consequência da quebra de compromisso, de um compromisso fixado nos passado, que o povo manteria o templo de DEUS, mas o povo deixou de obedecer, deixou de ter compromisso.

Em Ageu acntece o mesmo, Ag 1:6-7 6 Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". 7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

Que caminhos fora esse? Caminhos da falta de compromisso, da deslealdade, da infidelidade, da desonra e da desobediência.

d) Perda de Promessas e Oportunidades

1Sm 15:17,19,23 17 E Samuel disse: "Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel 19 Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? " 23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".

Saul deixou de ser Esaú perdeu a primogenitura, Saul seu trono, Davi seus filhos, Moises de entrar na terra prometida, Sansão de ser Juiz, Judas de ser apostolo, e muitos outros colheram da falta de compromisso com seu DEUS.

O povo de Israel que murmurou no deserto perdeu a entrada na Terra Prometida.

O descompromisso, leva a portas fechadas, projetos interrompidos, frustração espiritual.

e) Juízo e Condenação Eterna

Mt 7:21-23 "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ 23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "

O maior perigo do descompromisso é a perda da salvação.

E o resultado, será eternidade separada de Deus.

Conclusão

O descompromisso hoje pode se manifestar em:

  • Negligência na oração

  • Negligencia na leitura da Palavra

  • Negligencia com a Igreja

  • Negligencia em um Jejum de oração

  • Falta de testemunho cristão.

  • Vida de pecado oculta.

  • Falta de prioridade ao Reino de Deus.

Faça essa pergunta ao Espírito Santo: Tenho sido fiel ou negligente no meu compromisso com o Senhor?

O descompromisso com Deus sempre traz consequências sérias:

1. Afastamento da presença,

2. Perda da identidade espiritual,

3. Colheita de maldições,

4. Perda de promessas,

5. Juízo eterno.

Mas a boa notícia é que Deus sempre abre a porta do arrependimento:

Voltai para mim, e eu voltarei para vós” (Malaquias 3:7).

Hoje é tempo de renovar a aliança.

Não viva no descompromisso, mas escolha como Josué:

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”



2025 – Ano Apostólico da Edificação do Reino de DEUS

...É tempo de trabalhar


Bispo Rosivaldo Melo

IBF - Igreja Batista Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário