domingo, 7 de dezembro de 2025

Tema: Projetando Minha vida Financeira em DEUS para 2026

Tema: “Projetando Minha Vida Financeira em Deus para 2026” 

Base Bíblica: Pv 16:3 

 3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos. 

 INTRODUÇÃO 

Quando falamos de prosperidade, muitos pensam apenas em dinheiro, bens e conquistas materiais. Mas, à luz das Escrituras, prosperidade é muito mais profunda do que acúmulo de riquezas, prosperidade é alinhamento, alinhamento com DEUS. 

Prosperar, na visão de Deus, não é ter tudo o que se quer, mas ter tudo aquilo que foi confiado por Ele em ordem, propósito e submissão. 

A verdadeira prosperidade nasce quando o coração do homem para de correr atrás das coisas e começa a correr atrás do Reino. 

Jesus deixou isso claro quando disse: Mateus 6:33 – “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” 

Prosperidade não é o fim é uma consequência. 

 Ela não começa na conta bancária, começa no altar. 

Não nasce do esforço humano isolado, mas da parceria com o céu. 

Deus não está interessado apenas em nos fazer ter mais, mas em nos tornar maturo, responsável e confiável. 

 E porque? 

Porque, na lógica do Reino, Ele não entrega recursos a quem não está preparado para administrar o propósito. Em Deuteronômio 8:18, lemos: “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é Ele que te dá força para adquirires riquezas… 

Isso nos ensina que prosperidade não é sorte, não é acaso e nem apenas trabalho duro. Prosperidade é capacitação espiritual liberada sobre quem anda em obediência. 

Nesta ministração, vamos entender que prosperar é viver debaixo de princípios eternos, ser fiel no pouco, grato em tudo e consciente de que tudo que passa pelas nossas mãos passa primeiro passa pelo coração de Deus e em seguida pelas mãos dele.. 

 CAMINHOS PARA PROJETAR UMA VIDA PRÓSPERA 

 1. Prosperar começa no coração, não no bolso 

Josué 1:8 – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei... então prosperarás e serás bem-sucedido.” 

Antes de Deus prosperar nossas mãos, Ele quer alinhar nosso coração. Prosperidade, na visão de Deus, não é apenas ter muito dinheiro, mas viver com ordem, propósito e obediência. 

A verdadeira prosperidade começa quando decidimos fazer tudo do jeito de Deus. Para Josué ser bem sucedido em liderar seu povo, ele precisa conhecer bem a DEUS, a vontade, os planos, o caráter, e só a palavra nos revela quem é DEUS. Declare: “Senhor, não quero apenas ganhar dinheiro, quero aprender a andar nos Teus princípios.” 

 2. Fidelidade a chave que abre as janelas dos céus 

Malaquias 3:10 – “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro… e fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu…” 

Deus não prospera a infidelidade. 

Ele prospera o coração que honra, que devolve, que confia. 

O dízimo não é uma perda é uma declaração de dependência de Deus. 

Lc 16:10 "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. 

Não é o valor que Deus observa, é a postura do coração, a atitude de Fé, de honra, de ousadia. Quem nunca for fiel no pouco, jamais terá um pouco mais do que tem. 

3. Ser um bom administrador do que Deus coloca em nossas mãos 

1 Coríntios 4:2 – “Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” 

É preciso que entendamos que nada é nosso, tudo que temos é dele e ele pode aumentar-nos ou tirar tudo de nós a medida achamos que tudo é nosso. Somos mordomos, não donos. 

E Jesus nos ensina isso de forma clara na: Mt 25:18 e 25 18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chãoVeja, aqui está o que lhe pertence’. 

Os servos que multiplicaram foram chamados de bons e fiéis. O que enterrou o talento não foi punido por roubar, mas por não administrar. Princípios de um bom mordomo: 

  •  Planejar 
  •  Evitar desperdícios 
  •  Honrar compromissos 
  •  Viver dentro daquilo que Deus te confia 

 4. Gratidão: a base para viver em abundância 

 1 Tessalonicenses 5:18 – “Em tudo dai graças.” 

Prosperidade sem gratidão vira soberba. Mas gratidão no pouco gera multiplicação. 

Sl 67:5-7 Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos. 6 Que a terra dê a sua colheita, e Deus, o nosso Deus, nos abençoe!  7 Que Deus nos abençoe, e o temam todos os confins da terra. 

Deus não abençoa apenas para desfrutarmos, mas para que sejamos canal de bênção. 

2 Coríntios 9:11 – “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. 

5. Como projetar sua vida financeira em Deus (passos práticos espirituais) 

Pv 21:5 Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

 ✅ Orar antes de tomar decisões financeiras 

 ✅ Planejar entradas e saídas 

 ✅ Ser fiel nos dízimos e ofertas 

 ✅ Evitar dívidas desnecessárias 

 ✅ Honrar compromissos 

 ✅ Ajudar pessoas com o que Deus te confiou 

 DECLARE COMIGO: 

 “Senhor, hoje eu coloco minha vida financeira no Teu altar. Eu reconheço que tudo vem de Ti. Ensina-me a ser fiel, organizado, grato e responsável. Eu rejeito a miséria, o desperdício e a desordem. E recebo Tua sabedoria para prosperar do Teu jeito, para Te glorificar com tudo o que tenho. Em nome de Jesus. Amém!” 

 2026 – Ano Apostólico da Multiplicação 

 ...É tempo de alcançar o próximo nível 

 Bispo Rosivaldo Melo 

 Igreja Batista Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário