segunda-feira, 22 de junho de 2020

PALAVRA APOSTÓLICA E PROFÉTICA - Tema: Como gerenciar nossa ansiedade


Tema: Como gerenciar nossa ansiedade


Base Bíblica: Fp. 4:1-9
(1) Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!
(2) O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
(3) Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
(4) Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
(5) Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
(6) Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
 (7) E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
(8) Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
(9) Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

INTRODUÇÃO
Sempre que pensamos em ansiedade, lembramos de Fp. 4:6a, que diz: (6) Não andem ansiosos por coisa alguma, a ansiedade tem o poder de quebrar nossa harmonia com DEUS, conosco e com o nosso próximo.

Paulo amava os Irmão Filipenses, ele tinha saudades deles, a vida que tinham em Cristo, era motivo de alegria para Paulo, eles eram a cora de Paulo, talvez Filipos, tenha sido o local onde o Apostolo Paulo conseguiu mais êxito ministerial.
Filipos (em grego: Φίλιπποι; transl.: Philippoi) foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia.

Mas as situações cotidianas estavam trabalhando contra a fé desse povo, produzindo neles uma grande ansiedade, eles estavam se esquecendo do que lhes tinha sido ensinados e estavam focando mais nos problemas e circunstancias cotidianas.
  
Em particular duas irmãs estavam mais em foco, talvez elas fossem o pivô de todo problema, seus nomes Evódia e Síntinque.
Estas irmãs criaram desarmonia e divisão, estavam se deixando levar pelas circunstancias.

Paulo roga a Evódia e a Síntinque, para viverem em harmonia com o SENHOR, se Paulo pediu isso a elas, significa que elas estavam saíndo dessa harmonia, estavam perdendo a harmonia, infelizmente quando perdemos a harmonia com DEUS, entramos em desarmonia com tudo, com DEUS, conosco e com os outros.

O que estava gerando essa desarmonia era a ansiedade, algo estava deixando essas irmãs ansiosas demais, preocupadas, talvez com suas próprias vidas, visto que Paulo estava preso, elas temiam acabar na prisão, ou estavam  preocupadas com suas famílias, ou com sua vida financeira, ou com perseguições no dia a dia, ou talvez preocupadas com sua posição dentro do corpo de cristo, ou no ministério, ou talvez sobre uma possível falta de reconhecimento ou pela simples distanciamento de Paulo.

O que é mais agravante diante de tudo isso é que Evódia e Síntinque não eram novas convertidas, mas CRENTES que tinham uma história com DEUS e com Paulo, mas estavam se perdendo.

Na minha vida ministério vejo todos os dias irmãos com uma história com DEUS e comigo perdendo a harmonia com tudo e se perdendo nesse caminho.

Paulo diz que elas lutaram ao seu lado na causa de evangelho, Paulo diz que elas junto com Clemente, outro irmão de luta, tinham os seus nomes escritos no livro da vida, logo vejam que não se trata de pessoas neófitos, mas de pessoas guerreiras e de fé, que lutaram por DEUS, por JESUS e pelo evangelho, mas devido as circunstâncias da vida estavam se perdendo em tudo isso.

O Apostolo pede para que os irmãos Filipenses ajudem essas irmãs a voltarem a está firmes.   

Quero passar para você ferramentas necessárias para gerenciar sua ansiedade, pois, se não forem controlados, podem causar grandes danos à capacidade de tomada de decisão e à ponto de você se perder.

1. Alegrem-se em DEUS, no que DEUS já fez!
(4) Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Normalmente a ansiedade começa com algum tipo de descontentamento, algum tipo de insatisfação principalmente com relação ao futuro, ansiedade é o desejo que algo que não aconteceu, ou não mudou, ou não recebemos, essa expectativa, irá produzir ansiedade.

A ansiedade nunca aparece sem uma razão. Então eu te convido a tentar entender por que está se manifestando agora.

Não ignore, a ansiedade, Ignorar seus sentimentos ou afastá-los nunca funciona.

Em vez disso, reconheça sua ansiedade para que você possa começar a abordá-la e gerenciá-la.

Paulo manda os irmãos de Filipenses se alegrarem, talvez você diga, não tenho com o que me alegrar, mas eu te digo tem sim:

Você está vivo, você tem uma família, se você olhar ao seu redor você verá quantas pessoas ao teu redor se importam com você.

Olhe o sol, olhe a natureza, o foco aqui é sair da tristeza e da melancolia e vir das trevas para luz.

Lembre-se de DEUS e do que ele já fez por você!

2. Perto está o SENHOR
(5) Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

JESUS disse, Mt 11:28-30  A vitória sobre ansiedade começa como eu entendo que DEUS está perto para assumir os fardos da minha vida, ele já fez isso na cruz através de JESUS, por isso JESUS disse: (28) "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Paulo diz aos Filipenses, DEUS está perto o tempo todo de vocês. Precisamos dessa consciência para poder gerenciar nossas ansiedade, precisamos compreender que temos a opção de entregar a JESUS nosso fardo, e que ele está pronto pára receber de nós nossa ansiedade e nos dá o que ele tem, paz. (29) Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Observe que Paulo diz o que JESUS diz só com palavras diferentes, Paulo diz que a nossa amabilidade deve ser conhecida de por todos e diz DEUS está perto, JESUS diz: Aprendam humildade e mansidão de mim e vocês encontraram descanso, ou seja, paz.

E JESUS termina seu sermão dizendo: (30) Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Quanto mais você tenta controlar sua ansiedade, mais ela revida, por isso você precisa se livrar dela entregando a JESUS, colocando na cruz, sobre os ombros de JESUS.

Ao fazer isso, você começa a fazer progressos e passara por ela.

3. Não ande ansioso
(6) Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Não aceite a ansiedade, lute contra ela através de JESUS.

Navegue na onda sem ser engolido pela corrente.

Para algumas pessoas parece ser impossível livrar-se da sua ansiedade, mas não é, é simples, tudo começa pela fé, colocando diante de DEUS tudo que nos está afetando.

Lembre-se, DEUS é vivo, é real, é poderoso, ele te ama e não permitira que você se perca.

A maioria dos CRISTÃOS pegos pela ansiedade está em momento de fraqueza, foram pegos porque não estavam bem, e não ficaram bem até que as coisas se acalmem.

Somente JESUS pode lhe dar a paz que você precisa, somente DEUS pode lhe acalmar o coração e te levar a entender que ele está no controle.

Não podemos ser de JESUS e está dominado pelas ondas da angústia, precisamos ser dominados pelo poder de DEUS.

4. Sua mente e seu coração precisam ser guardados em DEUS
(7) E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Precisamos andar em paz, viver em paz, mas isso só possível se andarmos por fé, na certeza que DEUS cuida de nós.

Troque suas preocupações por orações.

Falar com DEUS produz fé, que produzirá autocontrole que nada mais é do que domínio próprio diante de todo tipo de circunstancia.
A confiança em DEUS produz firmeza para viver em todo tempo, diante de todos os nossos problemas e nos livra de todo desespero.
Andar em paz com DEUS devolve toda harmonia.

5. Ocupe sua mente com pensamentos que valem a pena.
(8) Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Temos total capacidade de governar nossa mente, através da renovação da mesma e isso acontece através daquilo que a alimentamos.
Paulo diz, que devemos alimentar nossa com:

  • a verdade – Livre-se da mentira
  • a nobreza – Aprenda e pratique o principio da honra, faça e pense naquilo que é honrado.
  • o certo – Faça o certo, custe o que custa.
  • a pureza – Livre-se de tudo aquilo que te contamina
  • o amor – ame mesmo quem não merece, perdoe, mesmo quem não te pediu perdão
  • a qualidade – Não deseje nada menos do que aquilo que é excente, se não tem qualidade, não serve.
  • o louvor – Louve a DEUS com seus atos e suas ações e seus pensamentos.



6. Não fique somente na teoria, mas pratique o evangelho
(9) Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Considero hoje, um dos grandes problemas dos cristão, a sua fé ser apenas teórica, isso é triste: Prega-se perdão, mas guarda-se ressentimentos, prega-se generosidade, mas se é avarento, prega-se amor, mas dar-se indiferença, prega-se aliança, mas semeia-se traição, prega-se honra e semeia-se desonra, prega-se santidade, mas vivi-se o mundanismo, a prostituição, a pornografia.

A frouxidão de nossa fé, determina muitas vezes a vida doente de ansiedade e outros males que vivemos.

Então, fortalecei a vossa fé, somos chamados para fazer a diferença no mundo, O Profeta Isaias diz:

Is 35:3-6 (3) Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes; (4) digam aos desanimados de coração: "Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los". (5) Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. (6) Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.


CONCLUSÃO:
Você gerencia a ansiedade quando você
1. se Alegra em DEUS, no que DEUS já fez e no que ele fará!
2. se lembra que o SENHOR está Perto
3. Quando você Decide não andar ansioso
4. Quando sua mente e seu coração estão guardados em DEUS
5. Quando você ocupa sua mente com pensamentos que valem a pena.
6. Quando você não vive somente na teoria, mas quando pratica o evangelho
Quando isso acontece, toda ansiedade é vencida, a paz ocupa teu coração e tua mente e você se torna um vencedor.

Hoje é dia de vencer a ansiedade!

2020 - Ano Apostólico da Graça “Favor de DEUS”

Bispo Rosivaldo Melo
FRUTOS DA FÉ, Igreja Apostólica em Células

Nenhum comentário:

Postar um comentário