TEMA – DO FRACASSO A VITÓRIA, DA MALDIÇÃO A BENÇÃO
Base Bíblica 1 – Mt 12:25-26 (25) Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. (26) Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino?
INTRODUÇÃO
A grande estratégia de satanás é desunir, dividir e destruir, isso acontece com família, casamentos, empresar e igrejas.
Você sozinho é uma presa fácil para qualquer um.
Preste atenção nesses contrastes entre unidade e divisão.
9 Contrastes gritantes entre unidade e divisão:
A união traz força. A divisão cria fraqueza.
A unidade traz paz. A divisão cultiva o conflito.
A união traz confiança. A divisão convida à incerteza.
A união traz esperança. Divisão gera desespero.
A união traz otimismo. A divisão fomenta o desânimo.
A unidade traz o poder A divisão promove o desamparo.
A unidade traz fé. A divisão provoca medo.
A união traz confiança. A divisão eleva o cinismo.
A unidade traz progresso. A divisão exige recuo.
Mas o que é unidade?
É ter tudo em comum,
Fp 2:2- completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
A divisão ou desunião é a quebra da unidade, isso é um pecado, e como pecado é fácil cair nele, como um tipo de acidente inesperado, é fácil tropeçar naquilo que não se vê, ou em ago que aparece em nossa frente, quando não esperamos, como uma palavra mal dita, fora de um contexto, mal interpretada, e isso nos apanha na armadilha do ressentimento e por isso desejamos esta longe de quem nos ofendeu.
Mas também existem aqueles que promovem e cultivam a divisão, pessoas que não conseguem está bem, ou viver bem com os outrios por um longo período, pessoas que afastam ou outros de si mesmas, você não pode ser assim, DEUS te fez um ser sociável, para viver em união, ou melhor em unidade.
Experimentamos uma divisão temporária entre a família que requer perdão, no trabalho que precisa de graça e compreensão, com amigos e vizinhos que clamam por reconciliação e paz, e até mesmo na igreja, onde sabemos que a unidade é nosso grande chamado.
Ef 4:1-6 (1) Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. (2) Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. (3) Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. (4) Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; (5) há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, (6) um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
Quando estamos no nosso melhor, procuramos entender, afastar o egoísmo e colocar os outros em primeiro lugar, estender a graça e trabalhar em direção a um objetivo comum ou, pelo menos, a um compromisso saudável. Isso significa que sabemos a coisa certa a fazer.
Mas não é fácil. Eu sei. E eu certamente tropeço.
A realidade é que a nossa humanidade está sempre presente. Temos paixão e ao mesmo tempo convicção, logo os conflitos são é natural.
Ninguém é perfeito, buscar a perfeição não é a resposta.
Ec 7:16-18 (16) Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? (17) Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo? (18) É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.
Então, como fazer?
Simples, busque fazer a próxima coisa certa todos os dias é a solução.
Mas talvez você pergunte: Qual é a coisa certa a fazer? A resposta é bem simples, seja um criador de mudanças, você foi escolhido para fez a diferença, a ser sal da terra e luz do mundo.
Podemos não ter a capacidade de resolver conflitos globais, mas um amigo sábio uma vez me disse: "a paz começa em nosso próprio quintal". Se cada um de nós se concentrar no que pode fazer, uma pessoa de cada vez. Há poder nisso.
A paz começa no nosso próprio quintal.
5 Caminhos para construir a Unidade e acabar com a Divisão
1) Vivendo fundamentado na palavra de DEUS, nos valores e princípios Cristãos.
Gl 2:20-Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Eu e a Pastora Valdilene estamos casados a 28 anos, de convivência entre namoro, noivado e casamento são 31 anos, e é quando insistimos que estamos certos, (inferir que o outro está errado) e buscamos nossos direitos (o que queremos) que temos conflito.
Em qualquer relacionamento, se o conflito é permitido continuar, a divisão acaba encontrando seu caminho. E corações divididos dividem famílias, empresas e igrejas.
Infelizmente, todos os conflitos, na maioria das vezes, começam com pequenas coisas estúpidas, sem a mínima importância.
E pior é que sabemos a coisa certa a fazer, mas nem sempre é fácil fazer.
Fazer a coisa certa requer uma decisão de fazer, de resolver, e isso precisa está pré estabelecido no meu coração, ou seja, não vou permanecer brigado, não vou guardar amargura, vou perdoar, vou conversar..
Nós sabemos o que fazer, mas isso é diferente de fazer.
Uma decisão pré estabelecida em nosso carão e mente é um divisor de águas.
As decisões pré estabelecidas são baseadas na palavra de DEUS, e em princípios bíblicos e valores cristãos.
Quais seu padrão de valores quando você precisa decidir? São valores mundanos, como alimentados pela carne, ou valores cristãos alimentados pelo espírito?
2) Busque o bem comum em vez de buscar somente o seu bem.
Fp 2:5-9 (5) Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (6) que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; (7) mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. (8) E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (9) Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
JEUS veio buscar o bem comum da humanidade, para isso ele precisou se esvaziar de si mesmo, sair da posição de DEUS, de buscar se próprio direto.
Parar de exigir aquilo que achamos que é nosso direito está diretamente relacionado em fazer morrer nossa natureza terrena.
Encontrar o bem comum (às vezes conhecido como o bem maior) baseia-se em abrir mão daquilo que achamos ser o nosso direito.
É muito difícil ver o bem do todo quando você está focado no seu bem.
Resolver os conflitos na vida, não se faz com uma abordagem de "um único movimento resolve o problema", pelo contrario requer ajustes contínuos, vários movimentos.
A razão pela qual o bem comum pode parecer ilusório é do nosso mundanismo, da nossa carne, do nosso ego, do eu, do meu, alterar essa perspectiva dependerá única e exclusivamente de quanto de DEUS você tem dentro de você.
Mt 16:25-26 (25) Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. (26) Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
Esse texto fala de salvação, mas nada na palavra é exclusivo, portanto, esse texto não fala apenas sobre salvação, mas fala sobre perder para ganhar.
O que adianta você ganhar sempre o seu direito, e no final perder aquilo que deveria ser, de fato, o mais importante
Não basta ser de DEUS apenas na teoria, precisamos ter DEUS e manifestar DEUS na prática.
JESUS precisar se achado em nós, principalmente nos momentos de conflitos!
3) Se ponha sempre no lugar do outro antes de se ofender
Hb 12:15-16 (15) Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.
Tem muita gente que cultiva a magoa e a amargura sem procurar por um momento entender o que está acontecendo.
Buscar entender é o primeiro passo para a reconciliação, e isso deve acontecer mesmo antes de perdoar, ou de se sentir magoado.
Entender por que fizemos ou porque nos fizeram, porque agimos assim, ou porque os outros agiram daquela maneira, procurar entender a situação abre a porta para a unidade em vez da divisão.
A falta de compreensão abre a porta para a repetição do comportamento divisivo.
É importantíssimo saber se foi a mágoa ou o orgulho que causou a ofensa.
Se foi a magoa tem que haver perdão, se foi o orgulho tem que haver arrependimento, a consciência, produzida pelo Espírito Santo informa o caminho para a reconciliação, cabe a você segui-lo ou não!
Como está teu coração? Você se ofende facilmente? Impõe privilégios? E busca apenas o seu bem? Ou você é perdoador? Não se ofende? Entende a situação? Estabelecendo o seu direitos e busca o bem comum?
4) Seja rápido em perdoar e tardio a irar-se
Tg 1:19-20 (19) Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, (20) pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
A humanidade ta cada vez mais longe de DEUS, isso não nos espanta, faz parte do cumprimento das profecias.
Lc 18:8 - ...Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”
Temos vivido como nos dias de Noé, onde as pessoas estão correndo muito atrás do natural, esquecendo-se do que realmente mais importe.
As pessoas estão cada vez mais enfermas na alma, ansiedade, depressão, pânico, irá, ódio, tristeza, obsessão, andam iradas, e dando lungar ao diabo com muita facilidade, até mesmo dentro da igreja.
Ef 4:26-27 (26) "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, (27) e não dêem lugar ao diabo.
As pessoas julgam se vingam mais facilmente do que perdoam, a natureza divisiva cresce, é sempre mais fácil destruir, dividir e descartar do que caminhar juntos.
Somos a geração do supérfluo, carro, TVs, celulares e vidas se tornaram sem valor e são medidos na mesma balança.
Viver assim, torna letal a vida, o viver qualquer relacionamento, viver em qualquer organização, ou comunidade, ou sociedade etc.
O julgamento, a condenação e a exclusão é um ato intencional e não acidental.
O perdão é a força que derruba os muros da divisão e unifica as pessoas no nível do coração, impactando tudo ao seu redor de forma positiva.
Preste atenção, o perdão não ignora o erro ou descarta as conseqüências, mas traz paz para os indivíduos e um futuro mais esperançoso para a vida.
A magoa é uma prisão que prende apenas o que foi ofendido.
O perdão é uma graça que se busca com diligência? Pode mudar uma família, uma igreja e ter um efeito cascata prolongado.
5) Seja um propagador da fé, da esperança e do amor em vez de medo, desconfiança e ódio.
Mt 6:22-23 (22) "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. (23) Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Palavras e comportamentos que causam desconfiança e geram medo são os precursores e o combustível da divisão.
Geralmente algumas coisas nem são negativas, mas nós a tornamos negativa, nós muitas vezes agravamos situações, em vez de resolver problemas, pegamos um problema e transformamos em vários problemas.
Essas ações nem sempre são intencionais.
Pode vir de nossos próprios medos e desconfianças que projetamos nos outros.
Mas quando estamos conscientes, e mesmo assim fazemos isso é mau e desagrada a DEUS.
Pv 6:16-19 (16) Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: (17) olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, (18) e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, (19) e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima ele abomina:
Olhos altivos,
Língua mentirosa,
Mãos que derramam sangue inocente,
Coração que maquina pensamentos viciosos,
Pés que se apressam a correr para o mal,
Testemunha falsa que profere mentiras,
O que semeia contendas entre irmãos.
DEUS abomina a divisão, a desunião, a falta de unidade, por isso quem vive assim vide debaixo de maldição, porque só há benção se houver unidade.
Por isso, DEUS espera que eu e você sejamos propagadores de esperança e a fé, pois estes são dois grandes agentes de unidade e, quando alinhadas com uma visão clara, as circunstâncias mais difíceis podem ser superadas e o bem maior do povo pode ser alcançado.
A esperança é a visão de um futuro melhor e a fé é a crença de que podemos chegar lá.
CONCLUSÃO
No Salmo 133:1-3, lemos: 1) Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! (2) É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. (3) É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.À medida que a unidade se torna cada vez mais ilusória e a divisão se aprofunda, a igreja tem uma oportunidade incrível de apontar o caminho para a unidade em Jesus.
Só há benção onde há unidade, a unidade produz recompensa porque a unidade é produto da fidelidade, e a recompensa pela unidade é a benção, no casamento, na igreja, no trabalho, em todo lugar.
A unidade não cai do céu, ela é conquistada por aqueles quem tem o essencial que os une, isso é JESUS CRISTO.
Viva fundamentado na palavra de DEUS, nos valores e princípios Cristãos.
Busque o bem comum em vez de buscar ssomente o seu bem.
Se ponha sempre no lugar do outro antes de se ofender
Seja rápido em perdoar e tardio a irar-se
Seja um propagador da fé, da esperança e do amor em vez de medo, desconfiança e ódio.
E, em última análise, é isso que fazemos como cristãos.
Reunimos pessoas sob uma visão comum para um bem maior.
O poder da unidade é verdadeiramente transformador de vidas e é agradável a Deus, onde há unidade o SENHOR ordenará a Benção.
2024 - Ano Apostólico da Fidelidade
É tempo de ser fiel
Pastor Rosivaldo Melo
IBF - Igreja Batista Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário