TEMA – Como Cristãos entristecem e insultam JESUS
Base Bíblica: Mt 11:20-24
(20) Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse:
(21) —Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça!
(22) Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida.
(23) E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje.
(24) Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.
INTRODUÇÃO
Porque JESUS proferiu essas palavras? Na realidade JESUS expressa sua tristeza e lamenta o futuro dessas cidades, que insistem em manter o coração endurecido, com certeza isso entristeceu JESUS, e entristece Até hoje.
Jesus andava pelas vilas e cidades pregando a Palavra de Deus, nas sinagogas.
Somente em poucas pessoas se via uma entrega, uma mudança radical como se vê em seus discípulos que abandoaram tudo e o seguiram até a morte.
De Betsaida, vieram André e Pedro (Jo 1, 44) e Filipe (Jo 12, 21). Cafarnaum foi a morada de Jesus (Mc 9, 33; Mt 4, 13), onde ele passou a maior parte de seu tempo, pregando, curando e ensinando àquela população. Corazim, citada quatro vezes no Evangelho de Mateus e Lucas, também parece ter sido lugar de grade apreço para o Mestre.
Jerusalém também causou muita tristeza em JESUS, pelo mesmo motivo, dureza de coração.
Lc 13:34-35 (34) —Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! (35) Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: “Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!
A dureza de coração impede a obediência, a fidelidade e conseqüentemente o recebimento da benção.
Infelizmente, muitos nestas cidades e ainda hoje, não aceitam a Boa-Nova que JESUS traz.
Entristecer a JESUS é o mesmo que insultá-lo!
A palavra bíblica para isso seria "blasfêmia". Mas como essa palavra é usada quase exclusivamente em domínios teológicos, ou usarei outra palavra, em vez de dizer que muitos blasfemam por negá-lo, pois é isso que você faz quando não o aceita completamente, eu direi que muitos o tem entristecido.
Não estamos aqui a falar de apostasia. Apenas pobre discipulado.
Aqui está cinco maneiras pelas quais os cristãos entristecem e insultam o Senhor Jesus Cristo em sua vida diária.
1. Temendo a morte, Entristecemos e insultamos Jesus.
1Co 15:55 - “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?
Muitas pessoas estão escravizadas ao medo, pessoas com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, e nada mais é do que o medo da morte.
Não precisamos temer nada, principalmente a morte, JESUS na cruz já venceu a morte, o pecado, o diabo.
O apóstolo Paulo literalmente provoca a morte. "Ó morte, onde está a tua vitória? Ó sepultura, onde está o teu poder?
Quem de fato crer em JESUS, não têm permissão para temer a morte.
Fazê-lo insulta Aquele que foi à cruz e venceu a morte por nós.
Como disse Simbar de o Rei Leão, eu ri na cara do perigo, nós deveríamos rir na cara da morte, e não ter medo dela.
O medo da morte é a origem de todos os outros medos.
A morte é como uma abelha que perdeu o ferrão, ela ainda voa assustando as pessoas, mas não pode causar danos permanentes.
JESUS arrancou o ferrão da morte!
Mas infelizmente, depois de tudo o que Ele fez por nós, depois de todas as promessas que Ele nos fez, e depois de todas as garantias encontradas em toda a Palavra de Deus e nos testemunhos em vida, para que avancemos para o futuro, muitos de nós tem vivido com medo.
Se deixando aprisionar pelo medo, viver assim é mostrar completa descrença no Senhor.
Ninguém pode escolher quando vai morrer, mas podemos para onde ir depois que morrer, em quais companhias estaremos depois da morte natural, e a inda escolhemos viver eternamente.
Em Hb 11:16b, lemos: "Portanto, Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus"
Será que DEUS tem se envergonhado de nós hoje, de sua igreja, será que temos vivido com medo, por causa da nossa descrença nele? Será que temos entristecido JESUS? Isso precisa mudar.
2. Ao calarmo-nos sobre a nossa fé, entristecemos Jesus.
At 1:8, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Lc 24:46-48 (46) e disse: —O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. (47) E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. (48) Vocês são testemunhas dessas coisas.
Quando nos calamos sobre nossa fé, entristecemos JESUS.
Aqueles que estudam a teologia sabem que a força mais poderosa para alcançar os não salvos é o testemunho e o convite pessoal de um discípulo.
E, o inverso também é verdadeiro, um mal testemunho de discípulos de JESUS, afasta não crentes, que nunca crerá em JESUS por causa desse mal testemunho.
Mt 18:7-8 (7) Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado!
Infelizmente, muitos de nós não falamos de JESUS para os outros, não convidam a igreja ou a célula, ou a um evento da igreja, não testemunham a respeito do que JESUS fez em sua vida, não pregam a palavra e não dão exemplo, nem para amigos próximos, nem para pessoas estranhas.
Algo está errado aqui, isso com certeza entristecem JESUS.
3. Ao reter nossas ofertas, entristecemos Jesus.
Mc 12:43-44 (43) Aí Jesus chamou os discípulos e disse: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. (44) Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.
A viúva de Marcos 12 que jogou suas duas pequenas moedas na oferta do Templo trouxe grande honra a Deus, disse Jesus aos discípulos.
O que Ele não disse, mas que é igualmente verdade, é que, ao nos recusarmos a dar nossas ofertas ao Senhor – independentemente de seu tamanho – nós O desonramos.
Nossa retenção em nossas ofertas e dizimos entristece o Senhor.
Nós não medimos esforços por nós, para nosso bem estar, até mesmo qyuado decidimos não comprar nada é por nós.
Mas para DEUS, quase sempre fechamos nossas mãos.
Existem, homens e mulheres que sofrem de uma mão atrofiada para servir e ofertar a DEUS, JESUS curou um homem com uma mão atrfiada que estava no templo.
Lc 6:10-Então, olhou para todos os que estavam à sua volta e disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada.
E a Cura foi ele estender a mão, a cura para este tipo de desonra a DEUS e você aprender a estender a mão e ofertar e dizimar a DEUS, se isso não acontecer você continuará vivendo uma vida miserável e entristecendo a JESUS.
Dos milhares de fiéis doadores aos ministérios do Senhor que conheci ao longo dessas décadas, nunca conheci alguém que começasse a doar quando podia pagar.
Todo mundo precisa de um pouco mais de dinheiro. É por isso que é uma decisão de fé.
A fé sempre honra ao Senhor. A incredulidade o desonra. " Mc 4:40-Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "
Nada demonstra incredulidade melhor ou mais eloqüentemente do que nossa recusa em trazer ao Senhor seus dízimos e oferta para testificar de que olhamos para Ele para nossas necessidades futuras.
4. Ao negligenciar a igreja, entristecemos JESUS.
Mt 16:18-19 (18) E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. (19) Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
A igreja é de JESUS, edificarei a minha igreja,..
Não importa o que você acha da Igreja, se ela ta certa ou errada, ela é exatamente como JESUS tem permitido que seja, e ele ele não você que vai corrigi-la.
A cada um de nós cabe ser igreja.
Uma rápida leitura do Novo Testamento mostra uma série de maneiras pelas quais o povo de Deus – a Igreja – é conhecido:
o amado de Cristo (Efésios 5:25),
a noiva de Cristo (Efésios 5:22-33 e Apocalipse 19:7),
o corpo de Cristo (I Coríntios 12:27),
uma casa espiritual e um sacerdócio santo (I Pedro 2:5), e então:
Uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, o próprio povo especial de Deus (I Pedro 2:9).
Uma das linhas mais fortes da Bíblia sobre o valor e a identidade da igreja é a palavra de Paulo aos presbíteros de Éfeso: Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. (Atos 20:28). Depois de contar a Timóteo sobre as qualificações para pastores e diáconos, Paulo acrescentou: "Escrevi para que vocês saibam como devem se comportar na igreja do Deus vivo, pilar e fundamento da verdade" (I Timóteo 3:15).
Então, onde surgiu a ideia de que, ao tentar servir a Deus e agradar a Jesus, podemos sair da igreja, ou que ela é opcional?
Suspeito que tenha duas fontes:
Satanás
Você mesmo “sua soberba”
Aqueles que abandonam a Igreja desonram a DEUS e se jogam diretamente nas mãos do inimigo, destruindo a si mesmos.
(25) Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hb.10:25.
Quando se abandona a igreja você agrada o diabo, e mais ainda se você sai falando mal, nesse caso você virou um agente do inferno e seu desserviço é Enfraquecer a causa de Cristo.
Será que Cristãos podem trabalhar a serviço do inferno, do diabo e do pecado?Não só podem, como muitos estão fazendo isso hoje.
Saindo da igreja
Falando mal da Igreja
Retendo seus dízimos e ofertas
Recusando trabalhar na obra
Recusando posição de liderança e chamado
Recuando da posição de liderança e do chamado
Tudo isso que citei acima é negligenciar o corpo de CRISTO.
Retirar nosso apoio a igreja do SENHOR é apoiar o infetrno, satanás o pacado e suas obras.
Isso entristece o SENHOR e o insultar.
5. Ao ignorarmos as Escrituras, insultamos Jesus.
Oseas 4:6 Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
Ignorar as escritura é ignorar o próprio DEUS.
A única desculpa para se errar é não saber, mas não há mais nenhuma desculpa para o homem, a paavra de DEUS está ai, todos conhecem pelo menos o básico.
Ame a DEUS acima de todas as Coisas
Ame ao próximo como JESUS amou você.
Na bíblia nos temos o manual de DEUS a verdade de DEUS a voz de DEUS, desde a lei de Moises, as canções de Davi, as impressionantes profecias do Messias vindouro que se cumpriram em JESUS e todo Novo Testamento como a história de Jesus nos quatro evangelhos, as epístolas de Paulo de outros seguidores do Senhor, e o apocalise de João com a previsões e reveções para o final dos tempos e volta de JESUS, fazem da palavra de DEUS, a voz de DEUS viva e diferente de qualquer outra obra literária ou não em qualquer outro lugar.
A pergunta para nós CRISTÃOS é: Então, por que você não está lendo?
Jó estimava as palavras de Deus como seu "alimento necessário"
Jó 23:11-12 (11) Meus pés seguiram de perto as suas pegadas; mantive-me no seu caminho, sem desviar-me. (12) Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.
Mas nós nos privamos disso, então nos perguntamos por que somos tão fracos espiritualmente?
Paulo disse que a fé vem da Palavra de Deus (Romanos 10:17),
Mas negligenciamos essa palavra e nos perguntamos por que nossa fé está tão fraca?
Jesus disse que o homem não vive só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4).
Mas preferimos nos banquetearmos de manjares da mesa de satanás do que do pão da vida, é mais fácil pagar um clube para recrear com nossa família do que investir em uma conferencia ou em um curso teológico.
Então, depois nos perguntamos por que não temos forças para servi-Lo?
Pedro chamou a palavra de Deus de semente do novo nascimento.
(23) Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.I Pedro 1:23.
Muitos guardam essa palavra para si mesmos, não a compartilhamos com o resto do mundo, e então nos perguntamos por que não há colheita espiritual?
Imagine o CRISTÃO que tem grandes necessidades e afirma confiar em Jesus, mas não ora, não está falando bem do Salvador, como será suprida suas necessidade?
CONCLUSÃO
Honrar ao Senhor é obedecê-Lo. Desobedecer é desonrá-lo.
Teoricamente deveria ser impossível alguém que tenha sido redimido, amado, salvo, perdoado, purificado, habitado pelo próprio DEUS, chamado para servir a esse DEUS e sendo a este servo oferecido a eternidade, esse mesmo intencionalmente desonrar o Senhor, mas infelizmente muitos tem feito por nossas ações e inações.
Quando tememos o inimigo, guardamos a história de Jesus para nós mesmos, recusamo-nos a obedecer a Seus mandamentos e negligenciamos Seus maiores dons – a igreja e a Palavra – o que mais pode ser isso senão insultos e reprovações a um Salvador tão maravilhoso.
Jesus perguntou a Seus discípulos: "Quando o Filho do Homem voltar, encontrará fé na Terra?" (Lucas 18:8)
Hoje, podemos dizer: ai de ti, São Paulo! Ai de ti, Rio de Janeiro! Ai de ti, Salvador! Ai de ti, Brasília! Ai de ti, Belo Horizonte! Ai de ti, Fortaleza! Ai de ti, Curitiba! Ai de ti, Recife, Ai de Ti Garanhuns!
Porque o amor quis muito habitar nas suas gigantescas pilhas de prédios ou nos seus enormes Santuários, mas vocês não quiseram abrir as portas para ele entrar.
Por outro lado, alguns de seus habitantes tiveram e tem essa coragem, de abrir as portas do seu coração para receber esse amor chamado JESUS.
Por isso, louvemos a Deus por esses poucos remanecentes, que não permitem que a chama do CRISTIAMNISMO, que ainda fumega se apagar por completo!
Louvemos a DEUS pelos Pedros, Joãos, Matheus, Paulos Tiagos, Timoteos, Lucas e Marcos que estão entre nós e por ai.
Homens e Mulheres, como eu e vocês deveríamos ser, que não entristecem o SENHOR JESUS, mas o alegram, não o insultam, mas o honram, homens e mulheres onde DEUS, através de JESUS e do Espírito Santo habitam nos corações e nas ações nestas cidades!
2024 – Ano Apostólico da Fidelidade
É tempo de Ser Fiel
Bispo Rosivaldo Melo
IBF – Igreja Batista Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário