TEMA: TRES REVELAÇÕES QUE TODO FILHO DE DEUS PRECISA TER
Base Bíblica: Gl. 3.24-29
(24) Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
(25) Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.
(26) Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
(27) pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
(28) Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.
(29) E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.:
INTRODUÇÃO
Logo depois de algumas igrejas serem estabelecidos na Galácia, e gentios (Gentios eram todos aqueles que não eram Judeus), começarem a se converterem ao CRISTIANISMO, cristãos judeus decidiram impor aos novos cristãos gentios praticas do Judaísmos com requisito para salvação dessas pessoas.
Essas práticas eram por exemplo a circuncisão, a guarda do sábado, e a restrição de alimentos.
Sabendo dessas coisas, o Apóstolo Paulo, escreve e envia a Carta aos gálatas, relembrando a eles o verdadeiro evangelho.
Gl 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.
O que o Apóstolo Paulo está dizendo é que não nos tornamos justos diante de DEUS e merecedor do perdão de nossos pecados e conseqüentemente merecedores da salvação por fazer coisas, por cumprir regras, não é o cumprimento dessas regras que nos fazem merecedores do favor de DEUS.
Vejam, a circuncisão é boa até nos dias de hoje, homens que fizeram estão livres tanto de câncer de penis ou de provocar em sua esposa câncer de útero, guarda o sábado, ou ter um dia de descanso, para dedicar-se a oração, a família e a DEUS é excelente, maravilhoso, eu tenho meu shabat. Abster de determinados alimentos, pois ele podem produzir doenças é sabedoria, é cuidado com o corpo, mas nada disso tem o poder de lhe dá a salvação, sem contribui para você ser mais santo ou mais justo que alguém.
O que te torna santo e justo é você receber JESUS como SENHOR e SALVADOR da tua vida, receber seu Espírito Santo dentro de você e permitir que ele mude sua natureza pecadora em uma natureza santa, que tire de você a dependência da justiça própria e te faça totalmente dependente de DEUS.
Outra coisa importante de declarar é que ir a igreja, orar, jejuar, ler a palavra, fazer campanha de oração, cantar louvores, ser dizimista ou ofertante, dar esmolas, fazer a caridade, não te torna melhor que outro homem, nem mais santo, nem mais espiritual.
Mas preste atenção, não fazer estas coisas de coração, espontaneamente provam que você nunca conheceu a DEUS.
Veja o que JESUS fala a respeito dos fariseus em Mt 23:23-28 (23) "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. (24) Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. (25) "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. (26) Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. (27) "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. (28) Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
O problema dos fariseus é que viviam apenas por obras, mas por dentro eram homens maus e terríveis, faziam ações religiosas ou que tinham uma conotação espiritual e de santidade, mas eram vazios.
Por isso o Apóstolo Paulo testifica de si mesmo aos gálatas
Gl 1:13-14 (13) Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la. (14) No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.
O Apóstolo Paulo, antes o Fariseu Saulo, era um homem que buscava a DEUS por tradições, por força e por mérito, como todo fariseu, por fora limpo, por dentro podre.
O que de fato nos torna podre interiormente é o nosso eu, o nosso ego, o nosso egoísmo que nos torna vaidosos.
Infelizmente muitas denominações evangélicas, chegam ao entendimento que a palavra “vaidade” aplica-se a usos e costumes, como roupas e bens materiais, mas a vaidade e muito mais que tudo isso.
A palavra vaidade tem sua origem no latim “vanitas”, que significa vazio, futilidade. Ela está relacionada à idéia de orgulho excessivo, arrogância e exibicionismo.
Em Hebraico, escreve-se “vaidade” como הבל Hevel. O significado literal é “vacuidade” ou “vazio”. Em outras palavras, É o vazio da alma em alto grau, cujo resultado é insatisfação e a busca por algo indefinido que nenhum objeto criado pode satisfazer. Eis aí a razão de Salomão usar repetidas vezes esta palavra, mesmo após ter riquezas, poder e fama.
Você já viu um ditado que diz: Mente vazia oficina de Satanás? Bom vou criar outro baseado nesse daí e na palavra de DEUS, “Alma vazia alma conquistada por satanás, vida vazia vida dominada pelo diabo, Corpo “casa vazia” morada de satanás.
Devido a esse vazio na alma, muitos buscam preencher com coisas e quando se convertem ao cristianismo, creem de alguma forma que é se enchendo de leis, dogmas e afazeres que preencheram seu vazio, e não é, o que você precisa é de JESUS.
Volto a dizer o problema não é fazer coisas, DEUS nos chama para trabalhar, para o serviço, o problema é fazer achando que sua salvação dependerá disso.
A obra de CRISTO na cruz não torna apenas um servo de DEUS, mas te torna filho.
O Apóstolo Paulo diz em Gl 2:20-21, (20) Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (21) Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! "
O que ele está dizendo? O meu eu morreu com CRISTO na CRUZ, mas se preciso viver pela obrigação de fazer coisas para ser salvo, CRISTO morreu inutilmente,
Mas a grande verdade de tudo isso é que não somos salvos para nos tornamos escravos, somos salvos para nos tornamos filhos.
O que significa ser adotado na família de Deus?
Quando nos tornamos seguidores de JESUS, nos tornamos filhos de irmãos de JESUS e consequentemente filhos de DEUS.
Nesse momento, temos o mesmo acesso, direitos e privilégios a Deus Pai que Jesus tem, isso é incrível, parece heresia, mas não é.
Veja, nos pedimos a DEUS, diretamente ao Pai, não precisamos pedir a JESUS para pedir ao Pai, podemos pedir ao Pai, usamos o nome de JESUS, porque esse nome tem poder, ele nos mandou usar, obviamente, JESUS é nosso campeão, lutos pou nós e nos deus nossa vitória.
E a direita de DEUS, JESUS intercede por nós, dizendo, Pai, atende a oração de teu filho que te pede insistentemente.
Mas, de acordo com Paulo, essa não é uma experiência futura, mas uma experiência diária.
Gl 3:26-27 (26) Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, (27) pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
E quero nessa palavra citar pelo menos três verdades que você precisa saber enquanto filho de DEUS, o que isso significa no dia a dia?
1. ESTAMOS PERTO DE DEUS EM TODO TEMPO
Rm 8:15-17 (15) Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". (16) O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. (17) Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
A primeira coisa que experimentamos como filhos de Deus é estar perto de Deus.
Paulo usa a imagem da adoção e chama Deus de "Abba", que significa papai ou papai. É um título de amor e carinho.
Isso pode ser difícil para homens e mulheres, dependendo de seu relacionamento com o pai.
Mas, muitos homens sabem ser afetuosos ou amorosos com seus filhos.
Eu sonhava em ser Pai, sou firme quando preciso, mas sou amoroso, beijo meus filhos, os abraço, digo que os amo e provo que os amo, com DEUS é do mesmo jeito.
Infelizmente, tem homens que nunca beijaram, abraçaram seus filhos, nunca foram afetuosos, que nunca colocou a mão no meu ombro ou esfregou a sua cabeça.
Infelizmente, esses Pais não conseguem transmitir a figura paterna de DEUS.
Deus é um pai amoroso e carinhoso, mas acredite DEUS também é mãe, nós evangélicos CRISTÃOS, não precisamos de uma figura de uma mãe mulher e humana, como outras religiões porque encontramos em DEUS, a figura paterna e materna.
Espírito Santo me revelou que DEUS escolheu a figura Paterna para se revelar, porque são os homens que sempre precisaram de inspiração para se tornarem Pai de verdade, pois as mulheres já nascem mães, enquanto os homens se tornam.
Paulo também usou a imagem da adoção para figurar e exemplificar nossa entrada na família de DEUS
Antigamente, um homem que não tivesse descendente poderia adotar uma criança ou um Jovem para torná-lo seu herdeiro, dando a ele todo seu patrimônio. Algumas vezes adotava um de seus escravos e o tornava herdeiro pleno, dando-lhe tudo como se fosse um filho nascido para ele.
Gn 15:2-3 (2) Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? " (3) E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! "
Hoje, também, um filho adotivo tem os mesmos direitos que um biológico.
Apesar de ter uma filha biológica, a Nathalia, eu adotei o Davi, e ele é para mim como um filho biológico e legitimo, herdeiro do meu nome, da minha genealogia e tendo os mesmos direitos e privilégios que minha filho biológica.
Aqui está o que isso significa ser filho de DEUS, mesmo que adotivo.
Isso significa que quando Deus Pai olha para você, seu filho adotivo ou filha, ele vê Jesus, Paulo disse: Gl 3:26-27 (26) Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, (27) pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
Jesus nos deu sua justiça, sua perfeição, para nos vestirmos. Logo DEUS não nos vê mais, Ele não vê seus fracassos, arrependimentos ou vergonha; ele te vê revestido da justiça e da perfeição de Jesus.
Mas entenda, se eu estou revestido da justiça e da perfeição de DEUS, esse é o reflexo interior do que está dentro, ou seja o próprio JESUS.
Por isso o Apostolo Paulo diz: ...Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus,... Gl 2:20.
Sendo assim, manifestamos o fruto do Espírito, Gl 5:22-25 (22) Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (24) Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (25) Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. E as obras de CRISTO.
O Apóstolo Tiago diz: Tg 2:17-19 (17) Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (18) Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. (19) Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!
Basicamente o que o Apóstolo Tiago diz é que aqueles que dizem que crêem, mas não vive como crêem, manifestam a mesma fé que satanás
Se eu estou perto de DEUS, estou com JESUS dentro de mim, JESUS fora de mim e JESUS em minhas ações.
2. SOMOS LIVRES DA MALDIÇÃO DA LEI
Gl 3:9-11 (9) Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé. (10) Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei". (11) É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé".
A segunda coisa que experimentamos como filhos de Deus é sermos livres da maldição da lei, neste caso a lei do pecado e da morte.
Mas é preciso entender que estamos debaixo de uma nova lei.
Rm 8:1-2 (1) Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, (2) porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
Ou seja, não somos guiados por uma obrigação de fazer algo, mas guiados pelo espírito a fazer, não por obrigação, mas por amor e gratidão.
Todo o livro de Gálatas é sobre este ponto. Um seguidor de Jesus está livre da lei, livre de ganhar o amor ou a aprovação de Deus por suas próprias mãos, porque você o tem em Jesus, pelo fato de ter JESUS e viver como JESUS, direcionado por ele.
Então parar trabalhar e servir a DEUS, descanse na graça que nos foi dada.
A maior parte do nosso pecado vem de tentar provar a nós mesmos ou nos fazer sentir melhor quando fazemos algo, é como se desejássemos mostrar a DEUS que somos capazes e merecedores, mas a realidade é que não merecemos nada, não somos nada sem ele, sem ele seriamos apenas servos inúteis, tendo cumprir um dever, mas com ele nos tornamos filhos.
Você é um filho, libertado; você não precisa provar nada.
3. SOMOS GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO
Rm 8:14-porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
A terceira coisa que experimentamos como filhos de Deus é sermos guiados pelo Espírito.
Isso diferencia o cristianismo de outras religiões. Deus, o Espírito Santo, é uma das trindades: Deus Pai, Deus Filho Jesus e Deus Espírito.
O Espírito vive em você que é um seguidor de Jesus, e filho de DEUS.
O espírito vos guia e vos mostra o caminho.
Rm 8:26-27 (26) Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (27) E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Quando você lê a Bíblia, o espírito ajuda você a entendê-la, fala com você, mostra a vontade de Deus para sua vida e traz à mente coisas para as quais Deus está chamando você.
O Espírito mostra quando você está errado, quando você precisa se arrepender.
Mas o problema é alguns estão tão carnais que não ouvem o espírito e até e de certa forma calam o espírito, tentando apagá-lo. I Ts. 5.19 - Não apaguem o Espírito.
O Espírito Santo em você é a vida de DEUS, o escute e permita ser guiado por ele, ele é a voz na sua consciência que grita insistentemente te dizendo o que você precisa fazer.
CONCLUSÃO
três verdades que você precisa saber enquanto filho de DEUS, o que isso significa no dia a dia?
1. ESTAMOS PERTO DE DEUS EM TODO TEMPO – Somos Filhos
2. SOMOS LIVRES DA MALDIÇÃO DA LEI – Somos Livres
3. SOMOS GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO – Somos guiados
2024 – ano Apostólico da Fidelidade
...É tempo de ser Fiel
Pr. Rosivaldo Melo
IBF - Igreja Batista Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário