Base Bíblica: 1Pe 1:14-16
(14) Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
(15) Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
(16) pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
INTRODUÇÃO
É inegável não declarar que I Pe 1.14-16 é um mandamento.
E esse mandamento ofende a mente moderna da geração atual, e desencadeia rebeldia, teimosia e resistência interior ao ponto de não desistir do mundo.
O que eu faço hoje, o apóstolo Pedro fez no passado, no verso acima é citar as Escrituras.
Em Lv 11:44-45 (44) Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão. (45) Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.
O contexto deixa claro que o Senhor tem em mente que Seu povo será "um povo peculiar". Diferente dos demais. Destacando-se da desordem.
O sentido de santidade é o mesmo sentido de pureza, de limpeza.
Eu fui militar por dois anos da minha vida, eu fiz um dos capôs de treinamento que era sobrevivência na selva, e foram 5 dias sem um banho, lavávamos as mãos e o rosto, ao final do teste de sobrevivência o que a grande maioria do pelotão queriam era tomar um banho.
.A grande maioria? Não eram todo? Não!
Existiam aqueles que se relacionavam muito intimamente com a sujeira, nem todos sentiam falta de um banho.
Infelizmente, entre nós humanos, nem todo mundo sente falta da limpeza., pois ao ignorar seu estado não lavado, eles revelam muito sobre si mesmos.
Há relatos sobre locais no mundo, onde não existem banheiros e as pessoas urinam no chão, isso se tornou tão comum que a maioria das pessoas desse lugar não sente mais o cheiro da urina porque Todo cheira a urina, quatro mil anos de urina.
Somente quem vem de fora sente o cheiro terrível de urina e sujeira
Existem lugares no mundo que o cheiro característico é de fumaça de cigarro, no Brasil já foi assim, mas depois do é proibido fumar, prédios públicos e restaurantes foram limpos da fumaça do cigarro, e então se sentiu repulsa pelo cheiro de tabaco queimado. Até então, nunca reparávamos.
Só os limpos sentem o mau cheiro da sujeira.
Deus quer o Seu povo santo. Limpo.
1Pe 1:14-Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Em outra tradução lemos: "Não vos conformeis com os maus desejos que tivestes quando viestes na ignorância" (I Pedro 1:14).
A raiz do problema da falta de santidade é a ignorância.
Recordamos algo próximo disso de Paulo: Rm 12:2-Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
A santidade começa dentro da cabeça, na nossa mente: II Pe 3:18 (18) Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.
O apóstolo Pedro dá duas razões pelas quais os filhos de Deus devem ser santos:
Fomos redimidos de tudo o que é profano,
Fomos resgatados
e os filhos devem se parecer com seu pai.
1. Fomos redimidos
Não somos as mesmas pessoas de quando fizemos essas coisas ruins.
A palavra "redimido" em I Pedro 1:18 significa literalmente libertar após o recebimento de um resgate. A palavra grega é uma forma verbal do substantivo lutron, um resgate.
(Outra palavra grega é freqüentemente usada no Novo Testamento e traduzida como "redimido" é exagora, da palavra para comprado, algo que não está mais venda..
Literalmente, isso significa "algo que não está mais a venda". É um ótimo conceito. Os cristãos não estão mais à venda, mas estão "fora da prateleira", "fora do mercado". Fomos comprados por um alto preço.
2. Fomos resgatados.
Pergunte a alguém que estava perdido em alto mar e foi encontrado e resgatado o que isso significa.
passageiros de navios em vias navegáveis do Oriente Médio que foram tomados por piratas e mantidos como resgate o que significa ser resgatado.
– somos resgatados (redimidos) do modo de vida fútil herdado de nossos pais. (18) Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, (I Pedro 1:18)
– somos resgatados (redimidos) da destruição ("o poço"),
(4) que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, (Salmo 103:4)
– somos resgatados (redimidos) da maldição da lei
(13) Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". (Gálatas 3:13).
– somos resgatados (redimidos) da iniquidade ou da ilegalidade (14) Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. (Tito 2:14).
O que quer que signifique ser comprado fora dessas condições, certamente significa que não devemos voltar. Ninguém saído de um campo de concentração de Ravensbruck ou Auschwitz voltaria de bom grado para aqueles buracos da morte e infernos do desespero.
Não devemos ter mais nada a ver com nosso velho estilo de vida "fútil" ("vazio") de VNI.
Não devemos mais lidar com o poço da destruição, a maldição da lei ou a iniqüidade da ilegalidade.
Somos santos, somos limpos!
3. Somos parecidos com ele, imagem e semelhança dele.
Outra razão para a santidade na vida do crente é que os filhos de Deus devem "se assemelhar" a Ele.
Lc 6:32-34 (32) "Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. (33) E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. (34) E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
Qualquer um pode viver e agir como o mundo. Jesus ensinou a Seus discípulos que as pessoas do mundo amam aqueles que as amam (Lucas 6:32), fazem o bem àqueles que retribuem o favor (6:33) e dão àqueles que planejam pagá-los de volta (6:34).
Jesus disse a seus discípulos: Lc 14:12-14 (12) Então Jesus disse ao que o tinha convidado: "Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. (13) Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. (14) Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos".
Não aja como outras pessoas. Aja como seu Pai.
Deus ama aqueles que o odeiam, faz o bem aos seus inimigos e dá aos ingratos.
Jesus fez de tudo para tocar o leproso, acolher as crianças, repreender os gatos gordos e honrar os caídos da sociedade.
Ele disse: "Mas amai os vossos inimigos, fazei-lhes o bem e emprestai-lhes sem esperar receber nada de volta". (Lucas 6:35)
Quando fizerdes isso, o Senhor disse: "Sereis filhos do Altíssimo". Dizer o quê?
Devemos lembrar que a maneira hebraica de formar adjetivos descritivos sobre as pessoas era torná-las "filhos disso ou daquilo".
Tiago e João tinham temperamentos explosivos e ardentes; Eram "filhos do trovão". (Marcos 3:17)
José foi apelidado de Bar- José, barnabé "filho do conforto", porque ele era um incentivador.
(36) José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, (Atos 4:36)
Aqueles que amam os que não são amáveis, abençoam os odiosos e dão aos indignos estão se comportando exatamente como o Pai Celestial. "Porque Ele é bondoso com os ingratos e maus."
Jesus acrescentou: "Sede misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso". (Lucas 6:36)
Isto recorda-nos a bem-aventurança: "Bem-aventurados os pacificadores; serão chamados filhos de Deus". (Mateus 5:3-11).
As pessoas verão esse comportamento como semelhante a Deus.
"Ora, você olharia para isso! Isso é como o próprio Senhor."
O problema das listas
Uma das piores calúnias contra a santidade é a forma como alguns reduziram o conceito a uma lista de nãos.
Dependendo de quem está recitando, a lista varia, mas tradicionalmente inclui fumo, bebida, xingamentos e filmes (certos tipos ou todos os tipos).
Alguns de nós podem se lembrar de quando a lista de não-não também incluía dança de qualquer tipo, jogo de cartas e beisebol ou pesca no domingo.
O problema dessas listas é que elas vão ficando cada vez mais longas e têm como conceder exceções.
Filmes no teatro eram proibidos para alguns, no entanto, eles assistiam aos mesmos programas na televisão.
Trabalhar no domingo era um não-não, mas eles mesmos comiam fora em restaurantes ou administravam a loja para alguns itens no Dia do Senhor.
É tão fácil tornar-se fariseus.
Principalmente, as exceções envolviam coisas que o portador da lista já estava fazendo.
O legalismo é assim. Vejo seu comportamento como mais pecaminoso do que o meu.
Senhor nos livre!
Ser santo é ser diferente do mundo, mas só isso é insuficiente. Um alienígena verde de três cabeças de outro planeta seria diferente, mas não santo.
Ser santo é também ser como nosso Pai Celestial.
Isso é um processo, não um estado a ser alcançado uma vez nesta vida e depois mantido.
É uma rotina diária, de subjugar a vontade teimosa, humilhar o coração rebelde, chamar a vontade de volta à submissão e buscar a vontade de Deus em todos os aspectos de nossas vidas.
A santidade parece mais um processo contínuo de permanecer perto do Senhor e obediente à Sua vontade.
A última coisa que queremos fazer é ficar obcecados com o ponto percentual final do nosso compromisso. "Ah, eu me pergunto se eu submeti esse biscoito de chocolate a Sua Senhoria." "Já orei sobre qual telejornal assistir?"
Isso não é santidade; é escravidão. Uma tirania da má saúde mental, se você me perguntar.
Tal obsessão é apenas mais uma personificação do legalismo, travestido para parecer espiritualidade.
Não se deixe levar por imitações grosseiras da coisa real.
Vamos permanecer na Palavra, procurar maneiras de servir ao Senhor, orar continuamente a oração favorita das Escrituras ("Senhor, o que você quer que eu faça?") e ir fazê-lo.
Mas, o que quer que façamos, não sejamos obcecados pela santidade.
É apenas ser como Jesus, e tudo sobre isso é precioso.
2024 – Ano Apostólico da Fidelidade
É tempo de ser Fiel...
Pr. Rosivaldo Melo
IBF – Igreja Batista Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário