segunda-feira, 15 de julho de 2024

O QUE MAIS DISTROI NÃO SOMENTE CRISTÃOS, MAS A VIDA DAS PESSOAS

 

TEMA – O QUE MAIS DISTROI NÃO SOMENTE CRISTÃOS, MAS A VIDA DAS PESSOAS

Base Bíblica - Pv16:18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.

INTRODUÇÃO

A resposta a pergunta que deu origem a esse sermão é o orgulho.

O orgulho é tão poderoso que alcançou duas demissões, tanto a espiritual que é a de DEUS e a dos anjos, quanto a física que é a dos homens.

O orgulho transformou, anjos em demônios, levando-os a queda de sua posição e consequente expulsão do céu.

O orgulho também arruinou o homem, que tinha nascido a para ser imagem e semelhança de DEUS, criado para a gloria de DEUS, mas o orgulho degenerou o homem que caiu em desonra, passando à condição de animal e consequente a expulsão do paraíso.

O orgulho segundo os dicionários enquanto substantivo significa sentimento de prazer e grande satisfação em si mesmo, ou seja,  com seu  próprio valor, com sua própria honra.

Já no sentido pejorativo, ou seja, popular,  é um sentimento egoísta, de admiração pelo próprio mérito, um excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.

O orgulho segundo a bíblia é a exaltação do homem acima de outros homens e até mesmo acima do próprio DEUS.

A principal característica dos homens do final dos tempos é o egoísmo, o egoísmo é o eu como centro, o egoísmo anda de mãos dadas com o orgulho, ou seja eu me orgulho de pensar somente em mim.

O orgulho mina o potencial de qualquer CRISTÃO.

Não pode existir um cristão egoísta, é antagônico, se o homem é orgulhoso, egoísta e soberbo, não pode ser cristão.

  • A maior causa de fracassos em relacionamentos como amizades e principalmente casamentos é o orgulho.

  • A maior causa de fracasso de lideres ministeriais é o orgulho,

  • A maior causa de fracasso de muitos empreendedores é o orgulho.

  • A maior causa de fracasso de muitas carreiras profissionais é o orgulho.

O orgulho impede o homem de perceber, de admitir e de concertar os erros.

O Orgulho impede o homem de se arrepender e de pedir perdão ou mesmo perdoar.

O orgulho é o calcanhar de Aquiles que desarma os cristãos e qualquer ser humano tornando-os mais vulneráveis ao fracasso.

O que mais destrói pessoas, inclusive pessoas cristãs, não é a falta ou excesso de dinheiro. Não é a fama ou o anonimato. Não é um empreendimento, ou a logística desse empreendimento, nem mesmo os números, elevados ou baixíssimo, o maior destruidor de um cristão é a arrogância, o orgulho, a soberba.

Por que? Simples, a arrogância e o orgulho dizem o seguinte: "Eu sou o melhor".

Quando eu digo, EU SOU, eu estou tomando o lugar de DEUS, foi esse sentimento que estava no coração de satanás e contaminou o coração de Eva e depois de Adão.

Quando Moises teve seu encontro com DEUS, DEUS lhe disse seu nome, "EU SOU"

Ex 3:14 Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".

O nome de DEUS descreve sua natureza e essência, ou seja, ele é tudo.

Ele é Amor, Bondade, Perdão, Prosperidade, Sabedoria, Soberania, sucesso, vitória e muito mais, enquanto nós estamos, podendo está hoje, e amanha não.

Quando eu tenho a visão de que sou o maior, de que sou o melhor, preciso colocar todos os outros para baixo.

E para fazer isso teremos que humilhá-los, desrespeitá-los e não honrá-los.

Porque você acha que as igrejas estão cada vez mais vazias?

Pós pandemia Covid, eu esperava que as igrejas estivessem cheias, mas parece que as pessoas se tornaram autossuficientes, ou seja, não precisamos de DEUS.

Hoje eu me preocupo muito com as pregações coach na igreja, onde o orgulho está sendo exaltado, tipo você pode, você é consegue, você tem tudo que precisa em você mesmo, você só precisa de você mesmo para fazer acontecer, transformem-se.

Mas o que a palavra de DEUS diz? eu posso tudo sozinho? Claro que não!

  1. Tudo posso naquele que me fortalece Fl. 04:13

  2. Sem mim nada podeis fazer Jo. 15:05

  3. Tudo é possível ao que crer. Mc 9:23

  4. Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Rm8:37

Não estou dizendo que não é bom ter uma boa autoestima, não estou dizendo que não é bom ter uma boa autoconfiança, tudo isso é bom! Mas, precisamos ser mais vigilantes para garantir que nossa confiança e autoestima não se transformem em orgulho, arrogância e soberba.

E isso é possível quando entendemos que somos falhos, e principalmente que precisamos de Salvação.

Eu sou autoconfiante e tenho uma excelente autoestima, mas porque? Será que é confiando em mim que eu me garanto? Não! É confiado em meu DEUS, em meu SENHOR JESUS, é na certeza que ele cuida de mim, e que ele é bom e sua presença em mim me torna bom!

Quando temos sucesso, muitas vozes nos elogiam e nos fazem pensar que somos os melhores, não permita que essas vozes façam você se tornar alguém orgulhoso, arrogante e soberbo.

Eu costumo dizer que o padrão para nos medirmos é JESUS, mas infelizmente muitos de nós nos medimos por outras pessoas, eu sou melhor que fulano que vive naquela bar, sou melhor que fulano que já se divorciou três vezes, sou melhor que beltrano que vive na preso nas drogas, mas o padrão não é as pessoas iguais a nós, o padrão é JESUS, a medida para medirmos é JESUS.

Ef 4:13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Até que todos alcancemos... atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Durante nossa breve vida aqui nesse mundo até o dia de terminá-lo, deveremos nos tornar semelhantes ao CRISTO, precisamos ser cheios dele a ponto de que nosso exterior e nossas ações reflitam a CRISTO.

Dificilmente pessoas próximas a nós terão a coragem de dizer: "Você está orgulhoso". Infelizmente as pessoas vão conversar entre si. Eles vão dizer isso para todo mundo. Mas eles raramente virão até você com isso.

Isso significa que, como Cristãos, devemos ser extremamente autoconscientes.

Temos que nos lembrar constantemente de que outras pessoas nos levaram até onde estamos; e sem outros, não podemos ir mais longe, e que em DEUS não chegaremos a plenitude de nada.

O problema de ser orgulhoso

  1. O orgulhoso muitas vezes não reconhece seus erros.

Tg 4:6 Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".

O orgulho vem carregado de arrogância, essa arrogância nos impede de reconhece nossos erros.

Quando isso acontece, Deus se encarrega de humilhar os orgulhosos, não para destrui-los, mas para ensina-los.

A grande verdade é que DEUS favorece quem é humilde, ao humilde ele ajuda, ele socorre, mas ao orgulhoso ele endurece o coração a ponto do coração orgulhoso ser quebrado.

Um bom exemplo disso foi o Faraó do Egito, que para deixar de ser orgulho perdeu seu filho primogênito, para poder deixar o povo de DEUS ir.

O faraó do Egito era uma espécie de deus para seu povo e para si mesmo, porem todo falso deus obrigatoriamente se curvará ao verdadeiro DEUS.

Rm 14:11 Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ".

  1. O orgulho é ter um conceito errado de si mesmo.

Ob 1:3 A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos montes; você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar? ’4 Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei”, declara o SENHOR.

O orgulhoso é enganado por seu próprio coração, se acha superior por esse engano, despreza outras pessoas.

Quando esse orgulho é levado ao extremo, a pessoa pode se achar tão importante como deus, ou pensar que DEUS lhe deve alguma coisa!

O orgulhoso não se submete a Deus porque acha que seu próprio caminho é melhor.

Quando se chega nesse nível, DEUS o abaterá, DEUS derrubou satanás por terra, assim será com todo orgulhoso e arrogante.

  1. O orgulho torna a pessoa no seu próprio ídolo.

Ez 28:2 "Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: " ‘No orgulho do seu coração você diz: "Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares". Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

O orgulho torna o homem idolatra de si mesmo e sem limites, cheio de vaidades, vaidade, como já ensinei aqui, vem de vacuidade que é vazio, por isso o orgulho se enche de muita coisa.

CONCLUSÃO

Jr 9:23 Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, 24 mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.

Essa humildade é o antídoto para o maior destruidor de CRISTÃOS a arrogância, e a graça de DEUS é a resposta

  1. A humildade é o antídoto para o orgulho.

1Pe 5:6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Jesus Cristo é nosso maior o exemplo, mesmo sendo Deus, se fez homem e se humilhou até a morte de cruz.

A humildade nos leva a reconhecer nossas limitações, a depender de DEUS buscando sua vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida.

A humildade também a reconhecer a importância de outras pessoas, pois tudo sozinho é muito mais difícil.

Se temos sido orgulhosos, precisamos reconhecê-lo em nossa vida e buscar a transformação através do poder de Deus.

Precisamos ser libertos do orgulho e somente CRISTO pode nos libertar.

Nosso procedo de libertação do orgulho começa em nos humilharmos a DEUS.

Infelizmente tem muita gente ouvido o que o diabo diz, sem sobriedade nenhuma, sem o mínimo de cuidado, fazendo o que diz seu coração corrupto.

Precisamos nos humilharmos diante da potente mão de DEUS, reconhecendo nossa incapacidade de libertar a nós mesmos e nos salva tanto de satanás como de nós mesmo, pois as vezes somos piores nossos piores inimigos, até piores que satanás.

Precisamos confessar nossos pecados e buscando sua graça e perdão.

Além disso, devemos cultivar a humildade em nossas relações com os outros, valorizando suas opiniões e reconhecendo suas contribuições.

A humildade também nos leva a servir ao próximo.

É um processo contínuo de renovação da mente e do coração, que requer a busca constante por uma vida de humildade e submissão a Deus.

  1. A graça de Deus é a resposta para o orgulho.

1Pe 5:7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Deus resiste aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.

Quando reconhecemos nosso orgulho e nos humilhamos diante de Deus, ele nos concede sua graça e perdão.

A graça de Deus nos capacita a viver uma vida de humildade e submissão a ele, nos libertando das consequências do orgulho.

É através da graça de Deus que podemos experimentar a transformação e a renovação de nossa mente e coração.

O orgulho é um pecado que precisa ser combatido em nossa vida.

  1. Seja sóbrio e Vigilante a lidar com o orgulho

1Pe 5: 8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Algumas vitórias, alguns sucessos, algumas conquistas nos levam a nos orgulhar de nossos feitos

Cuidado ao lidar com esse orgulho requer um esforço contínuo, com a ajuda de Deus e aprendendo a resistir ao diabo que em todo tempo ta alimentando teu ego e tua carne.

A igreja também é uma ferramenta importante para te ajudar a vencer o orgulho, na igreja recebemos palavras como essa que nos fornece os ensinamentos bíblicos que nos capacitam a dizer não ao diabo, não ao orgulho, não a soberba, não ao egoísmo.

2024 – Ano Apostólico da Fidelidade

É tempo de ser fiel...

Pr. Rosivaldo Melo

IBF – Igreja Batista Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário