BASE BÍBLICA 2Tm 4:7,8
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
INTRODUÇÃO
No final da vida do grande apostolo Paulo ele pode declarar a respeito de sua vida combati um bom combate, ou seja, fiz exatamente o que eu deveria fazer. Terminei a carreira ou seja, tudo aqui, nesta vida, está concluído. Guardei a fé, manteve minha fé por toda minha vida e agora, nesse finalzinho mim apego a ela, para ser lembrado pelo meu DEUS no futuro para eternidade.
Mas como isso acontece? Como você e eu chegamos onde podemos dizer isso?
Grande parte do livro de 2 Timóteo é Paulo ensinando a Timóteo (e a nós) como viver uma vida sem arrependimentos.
No capítulo 2, ele nos ensina três ações importantes e verdadeiras para uma pessoa viver uma vida sem arrependimentos, são elas:
Ser aprovados por Deus,
Ser puros e
Ser servos.
1. SE TORNE APROVADO POR DEUS
2Tim 2:14 Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.15 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.
A primeira coisa que você ter em mente é que para DEUS, você é filho e também um discípulo.
Como filho carregamos o DNA de nosso Pai, que em nosso caso é o Espírito Santo que faz esse papel, pois o Espírito nos ensina como agir, como orar e intercede por nós.
Mas esse mesmo espírito pode ser perdido, pode ser apagado. 1Ts 5:19 Não apaguem o Espírito. A grande verdade é que não mantivermos o padrão de vida e ensinamentos de DEUS, voltaremos a corrupção, a carnalidade, ao mundanismo.
O espiro é a essência de DEUS em nós, se o apagamos, o que restará? Só carne!
Outra coisa que carregamos é a Palavra, ou seja, os ensinamentos, por isso precisamos conhecer bem a palavra, pois nessa palavra conhecemos a vontade de nosso Pai e DEUS, por isso Paulo diz que precisamos nos apresentar como Obreiro aprovado em Deus por Deus.
Paulo nos diz que um seguidor de Jesus, um obreiro aprovado por Deus, não se envergonha e lida corretamente com a verdade da palavra de Deus.
Ou seja, sabe discernir o certo do errado, a verdade da mentira, lembre-se: Jo 8:31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
Somos aprovados quando estamos firmes em sua palavra, e quando estamos firmes na palavra estamos libertos e pertencemos ao SENHOR, No versículo 19 do capítulo 2, Paulo nos diz que Deus sabe quem pertence a ele.
2Tm 2:19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade
E si pertencemos a ele, e somos aprovados por ele, viveremos uma vida que não teremos nada do que nos arrepender.
Mas, e os nosso pecados, nossos erros?
DEUS não muda, na lei e na graça ele sempre esteve disposto em apagar teus pecados.
NA LEI LEMOS:
Mic 7:18 Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.19 De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20 Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.
Is 43:25 "Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.
Ez. 18:30 "Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. 31 Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? 32 Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!
NA GRAÇA LEMOS:
At. 17:30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".
1Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Essa disposição de DEUS perdoar o homem me deixa mais apaixonado e maravilhado.
2. SE TORNE PURO
2Tim 2:16 Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. 17 O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor". 20 Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. 21 Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. 22 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23 Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
Paulo diz que em uma casa, há ouro e prata para uso especial, uso honroso e algumas coisas feitas para uso desonroso. Deus usa aqueles que são santos, separados, diferentes e limpos.
Esta é a pureza como muitas vezes pensamos em pureza, mas é mais do que isso.
Isso está ligado aos nossos motivos e por que fazemos as coisas que fazemos.
Por que tomamos as decisões que tomamos.
Fazemos o que fazemos para agradar e honrar a Deus ou para agradar e honrar aqueles que nos rodeiam?
Um dos temas de 2 Timóteo é a declaração de Paulo de que viveu sua vida sem arrependimentos e tem a consciência tranqüila.
Isso não significa que não há coisas no seu passado que você gostaria que nunca tivessem acontecido. Antes de seguir Jesus, Paulo foi um terrorista e um assassino. Mas por causa do que Jesus fez, ele foi purificado.
Isso significa que a verdade do evangelho nos muda.
Aqui está uma verdade que muitas vezes é difícil de lembrar: Quando Deus olha para você como um seguidor de Jesus, Ele não vê você parado em seu pecado; ele vê Jesus parado na sua frente, dizendo: "Ele é meu. Ela é minha".
3. SE TORNE SERVO
2Tim 2:8 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,9 pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. 11 Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.14 Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.
2Tim 2:24 Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.25 Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, 26 para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
Quando pensamos em um servo, pensamos em alguém que abre uma porta, talvez uma pessoa mansa e tranqüila em pé no canto, ou talvez até mesmo um capacho alguém que nasceu para ser humilhado.
Mas não é nada disso!
Paulo nos diz que um servo é alguém que tem um propósito definido, é alguém disposto a suportar todo por uma missão, uma finalidade, por isso Paulo diz: 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
Um servo é alguém Altruísta, é isso que Paulo explica, essa palavra não foi usada por Paulo porque n]ao existia.
Altruísmo significa o oposto de egoísmo, a palavra foi criada por Augusto Comte para simbolizar atitude de amor ao próximo, ausência do interesse próprio ou agir em prol de outra pessoa. Também pode ser compreendido como filantropia.
O servo é alguém que dá o exemplo e o Apostolo Paulo Adverte: "Um servo foge das paixões juvenis".
Isso pode significar uma série de pecados, mas ele se concentra nas coisas que fazemos quando somos jovens.
Pare de pular de relacionamento em relacionamento.
Pare de pular de emprego em emprego.
Pare de entregar seu coração e corpo ao pecado.
Pare de ter discussões bobas seja na família, no trabalho, na igreja e principalmente na internet.
Em vez disso, busque a justiça, a fé, o amor e a paz.
Os servos de Deus devem ser conhecidos por se envolverem com o que é fútil, eles não se envolvem em polêmicas e brigas.
Moises era sanguíneo, Paulo Também, eu também sou, mas para isso DEUS nos deu o Domínio próprio do Espírito e a Palavra que nos ensina a fugir, se desviar do mal.
DEUS deu testemunho de Jó a Satanás: Jó 1:8 Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
Um seguidor de Jesus não deve ser conhecido como um agitador, como um contencioso ou alguém irado o tempo todo.
Em nenhum lugar Jesus diz: "Meus seguidores serão conhecidos porque são bons debatedores, ou bons brigões".
Hb. 12:14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
A falta de paz com outros é falta de santidade!
Um seguidor de Jesus não deve ser alguém com quem ninguém quer trabalhar ou com quem não pode se dar bem.
Infelizmente é uma verdade, as vezes precisamos nos esforça para manter amigos ou trabalhar bem com as pessoas, pois só assim é possíver se sevo e da testemunho desse serviço.
Não estou dizendo que é fácil, mas estou dizendo que é necessário para se viver uma vida sem arrependimentos, por isso JESUS disse: Matt 5:41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Um discípulo imaturo de Jesus adora sentar-se e debater teologia e crenças do fim do mundo, não para aprender e crescer, mas para vencer e ter razão.
Hoje também há aqueles que pregam uma palavra de ataque as igrejas e aos pastores, pois servem a satanás e que destruir a igreja.
Infeliz, sempre acontecerá escândalos: Mt. 18:7 "Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
Você sabe porque PE inevitável os escândalos? Porque DEUS deu ao homem livre arbítrio, liberdade de tomar suas decisões e fazer escolhas.
É por isso que existem cristãos, inclusive pastores e lideres adúlteros, pedofilos, abusadores, ladrões, traidores, mentirosos, hipócritas, mas isso não invalida a igreja, o sacerdócio ou o cristianismo, tudo isso sempre esteve previsto.
Mt. 24:10 Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, 11 e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. 12 Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, 13 mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Por isso eu não preciso esta contendendo e acreditando em mentiras, cada um de nós precisa é aprender de verdade a palavra de DEUS para não ser enganado e não está envolvido em escanda-los.
Como filhos e discípulos de JESUS e filhos de DEUS precisamos amadurecer e crescer. Eles aprendem, crescem e fazem perguntas, mas não discutem teologia para vencer e ter razão.
Não discutimos sobre gerar polêmica, fofoca ou tentar separar igrejas.
O servo do Senhor é bondoso com todos (mesmo com aqueles com quem discordam).
O servo do Senhor pode ensinar. Isso não significa pregar ou estar na frente das pessoas, mas ser capaz de comunicar o que elas sabem do evangelho.
Para concluir, precisamos entender que:
Se crermos que Deus nos vê como aprovados, puros, aceitos e amados, isso determinará como vivemos.
Mas, se pensarmos que Deus está decepcionado em nós ou nos vê como não amáveis, isso também afetará como vivemos e onde terminamos.
Somente sendo aprovados, puros e servos viveremos uma vida sem arrependimentos!
2022 – Ano Apostólico da Fidelidade
É tempo de ser Fiel
Pr. Rosivaldo Melo
IBF – Igreja Batista Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário